Escala SAD PERSONS estima o risco de suicídio: veja como utilizá-la

ideação suicida avaliação SAD PERSONS

O suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens até 29 anos, sendo que mais de 700.000 pessoas morrem por ano de forma autoprovocada. A identificação precoce dos sinais reduz as tentativas e mortes relacionadas. Identificar problemas de saúde mental relacionados permite um tratamento adequado e melhora na qualidade de vida do paciente.

A Escala SAD PERSONS é um índice desenvolvido para estimar o risco de suicídio em pacientes durante uma avaliação clínica, e sugerir conduta de acompanhamento ou internação. A escala é composta por 10 critérios para a sua avaliação.

Veja quais são estes critérios e como interpretar os resultados diante de um paciente com pensamentos suicidas ou em risco de suicídio.

Por que a escala SAD PERSONS deve ser utilizada?

A escala SAD PERSONS é utilizada na avaliação de pacientes durante uma consulta quando há suspeita de pensamentos suicidas ou risco de suicídio. É uma forma de avaliação simples, que leva de 10-15 minutos para ser realizada.

Iniciar cuidados de saúde mental reduz consideravelmente o risco de os pacientes cometerem suicídio. Com a escala, é possível identificar de forma precoce os sinais e pensamentos suicidas, auxiliando na conduta de pacientes com alto risco, indicando abordagem imediata e internamento se necessário.

depressao

Critérios, Pontuações e Interpretação

Como citamos, a escala é composta por 10 critérios que formam um acrônimo.

A seguir serão descritos cada um dos critérios, que devem ser respondidos como SIM ou NÃO. Para cada sim, somar 1 ponto.

escala sad persons ideação suicida

Como interpretar? Qual a conduta?

Após responder os critérios, a interpretação se dá da seguinte maneira – quanto maior a pontuação, maior o risco de suicídio.

  1. Presença de até 2 critérios respondidos com “SIM” (0-2 pontos) = realizar acompanhamento ambulatorial. A alta médica é permitida.
  2. Presença de 3-4 critérios respondidos com “SIM” (3-4 pontos) = realizar acompanhamento ambulatorial intensivo. A alta médica ainda não pode ser considerada.
  3. Presença de 5-6 critérios respondidos com “SIM” (5-6 pontos) = A alta médica é não é recomendada. Considerar internação, especialmente na ausência de suporte social.
  4. Presença de pelo menos 7 critérios respondidos com “SIM” (7-10 pontos) = Internar o paciente.

ideação suicida comportamento suicida

A escala pode fornecer um aviso dos pensamentos e ideações do paciente. Na dúvida, manter observação.

Todos os pacientes com qualquer comportamento suicida (pensamento, planejamento, tentativa) devem ser encaminhados para atendimento psicoterapêutico especializado. Na consulta, considerar outras escalas disponíveis, como “Beck-SIS-Escala de Intenção Suicida” ou a ferramenta “Razões para viver“.

 

Limitações e armadilhas

Importante destacar que outras condições que não descritas na escala podem influenciar no risco de suicídio, como crenças religiosas, abuso de drogas e predisposição genética.

alcoolismo consumo excessivo de álcool

Diversos grupos já estudaram a escala e indicam que os riscos são subestimados. Muitos pacientes classificados como de baixo risco, na verdade, podem ser de alto risco e recebem alta de forma precoce. Logo, é necessária extrema atenção e cautela na análise dos pontos, principalmente em casos limítrofes. Considerar cada detalhe da consulta.

Veja um exemplo: uma menina de 14 anos, com tentativa prévia de suicídio que alega ‘ter sido possuída e orientada a tentar suicídio’ necessita internação, mesmo que marque apenas 3 pontos na escala.

Por fim, há uma escala modificada de SAD PERSONS, proposta posteriormente, na qual o último S (sickness) é substituído por “Stated future”, na qual o paciente declara intenção futura de repetir a tentativa. No entanto, as limitações são as mesmas.

cuidado paliativo

O conteúdo completo está disponível no nosso app WeMEDS®

Quer saber mais sobre a condição, bem como outros critérios de avaliação diagnóstica? Acesse o conteúdo completo no nosso app WeMEDS®. Disponível  na versão web ou para download para iOS ou Android.

Leia também: Ideação suicida: o que é e como identificar os sinais?

Referências:

Patterson WM, et al. Evaluation of suicidal patients: the SAD PERSONS scale. Psychosomatics. 1983 Apr;24(4):343-5, 348-9. doi: 10.1016/S0033-3182(83)73213-5. PMID: 6867245.

Katz C, et al. Predicting suicide with the SAD PERSONS scale. Depress Anxiety. 2017 Sep;34(9):809-816. doi: 10.1002/da.22632. Epub 2017 May 4. PMID: 28471534.

Bolton JM, et al. Predicting suicide attempts with the SAD PERSONS scale: a longitudinal analysis. J Clin Psychiatry. 2012 Jun;73(6):e735-41. doi: 10.4088/JCP.11m07362. PMID: 22795212.

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui