Histórias que cuidam: uma viagem literária pela vida sob as palavras de Ana Claudia Quintana Arantes

Ana Claudia Quintana Arantes e os cuidados paliativos

Era 2012. A médica paliativista Ana Claudia Quintana Arantes realizava uma palestra no TEDx sobre medicina, cuidado, humanização, vida. Para isso, usou como pano de fundo os cuidados paliativos. Nessa época, pouco ou quase nada se falava sobre o assunto no nosso País.

“Não há nada mais a se fazer por fulano”. Essa era uma frase comum de ser dita por profissionais de saúde diante de um diagnóstico que perante a medicina era incurável. E foi justamente por discordar disso que Dra. Ana decidiu se especializar na arte de cuidar de quem deseja morrer vivendo.

Em pouco tempo a palestra alcançou mais de 1,5 milhão de visualizações.

Histórias que cuidam: uma viagem literária pela vida sob as palavras de Ana Claudia Quintana Arantes

A morte é um dia que vale a pena viver

E quatro anos depois Dra. Ana lançou sua obra prima A morte é um dia que vale a pena viver: e um excelente motivo para se buscar um novo olhar para a vida. Seu segundo livro (o primeiro foi um livro de poesias) narra os cuidados paliativos sob a ótica da médica que descobriu neles uma forma de cuidar até o último instante de seus pacientes. E não, esse não um livro fácil de ler.

Embora seja escrito com linguagem clara, simples e fluída, estar diante de um tema tão difícil e de forma tão transparente nos faz pensar em nós, em que amamos e no processo de morte que nós e eles enfrentaremos.

Permeados por pensamentos de grandes escritores e pensadores, a escritora nos presenteia com uma obra que aborda de forma didática os cuidados paliativos do ponto de vista técnico. Ela descreve sua trajetória na medicina, as dúvidas enfrentadas, o caminho escolhido em lidar com a morte cara a cara. Lidar com a morte. Ana Claudia escreve de forma brilhante sobre isso e nos mostra que é possível se preparar para receber a indesejada das gentes de frente, com coragem e com alegria.

Em suas mais de 200 páginas, A morte é um dia que vale a pena viver, nos mostra as fases do luto, o panorama da época no Brasil, o que são esses cuidados e nos presenteia com inúmeros momentos de reflexão. Esse é um daqueles livros que a gente lê com um lápis, uma caneta e, quem sabe, um caderninho ao lado para anotar, rabiscar e registrar tudo o que as palavras escritas no livro causam dentro de nós.

ana claudia quintana arantes

Histórias lindas de morrer

Quatro anos depois do lançamento que foi um sucesso, Dra. Ana lançou seu terceiro livro intitulado Histórias lindas de morrer. Se na obra anterior a médica abordou os cuidados paliativos sob o prisma da técnica, agora ela escreve sobre os cuidados na prática, utilizando como pano de fundo histórias que viveu com seus pacientes. Sua escrita fluída, marcante e carregada de emoção nos faz em muitos momentos ter a sensação de estarmos dentro do hospice, diante dos leitos, assistindo a cada uma das despedidas desse plano que são narradas pela geriatra e escritora.

Através desse livro fica claro que Ana Claudia pratica uma medicina humana, que dá às emoções e às histórias de seus pacientes a mesa atenção e tempo que dedica aos sintomas físicos.

Publicado durante a pandemia de COVID-19, esse livro se tornou ainda mais marcante pelo momento que vivíamos, com a perda de pessoas queridas e pela necessidade de nos mantermos afastados de quem amávamos e de parte de nossas atividades.

E se o livro anterior nos leva a refletir sobre nosso processo de morrer e sobre como queremos passar por ele, em Histórias lindas de morrer somos convidados a refletir sobre como esse processo pode ser bonito, leve, com amor e gratidão pela chance de vivenciá-lo.

ana cláudia quintana arantes

Pra vida toda valer a pena viver

“Envelhecer é um processo complexo, que não se limita à saúde física e envolve o bem-estar mental, as emoções e a sociabilidade.”

Assim inicia a orelha do quarto livro da médica que revolucionou os cuidados paliativos no Brasil. Pra vida toda valer a pena viver: pequeno manual para envelhecer com alegria, lançado em 2021, nos ensina a como chegar na velhice com alegria para aproveitar tudo que ela tem a nos oferecer.

Durante os dois livros em que abordou os cuidados paliativos, Dra. Ana nos fez conhecer melhor a essência desses cuidados e nos mostrou em como oferecê-los a nossos pacientes faz toda a diferença no processo de cuidar (a nós e a eles). Agora, ela nos ensina a como passar pela fase da velhice com maior ânimo, com maior coragem e com mais alegria, e mostra, aos que ainda não estão nessa fase, como traçar a caminhada até o momento em que a velhice se fizer presente.

Com escrita leve e fluída como nas outras obras, a médica geriatra dá dicas do que podemos fazer ao longo da vida, ao mesmo tempo em que toca em pontos difíceis de serem conversados, mas que são necessários para o bom envelhecimento.

ana arantes ACQA

Mundo Dentro: poesia de sobrevivência

Em 2022 Ana Claudia surpreende mais uma vez ao lançar seu quinto livro. Mundo Dentro: poesia de sobrevivência foge da temática dos cuidados paliativos e dos cuidados de saúde num primeiro momento ao trazer um lado da escritora que muitos ainda não conheciam.

Em 2012 a médica lançou seu primeiro livro. Linhas Pares é uma obra de poemas, porém não disponível para venda. Com o sucesso editorial de 2016 e depois de 2020 e 2021, a médica ficou conhecida pela forma como aborda e defende os cuidados paliativos. Dez anos depois ela volta a manifestar o lado poeta. O novo livro traz diversas poesias escritas pela paliativista e ainda cria o desafio em alguns momentos de que nós, leitores, nos desafiemos a rabiscar alguns versos.

ACQA

Os livros de Ana Claudia Quinta Arantes são um presente. Uma forma de, por meio das palavras, conhecermos e refletirmos sobre temas que são difíceis de vir à tona por conta própria. Aos apaixonados pelos livros e aos que não são muito chegados fica a dica de boas leituras.

Referências:

ARANTES, Ana Claudia Quintana. A morte é um dia que vale a pena viver: E um excelente motivo para se buscar um novo olhar para a vida. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 192 p.

ARANTES, Ana Claudia Quintana. Histórias lindas de morrer. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. 224 p.

ARANTES, Ana Claudia Quintana. Pra vida toda valer a pena viver: Pequeno manual para envelhecer com alegria. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. 160 p.

ARANTES, Ana Claudia Quintana. Mundo Dentro: poesia de sobrevivência. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2022. 144 p.

 

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui