D-dímero: como interpretar?

tap

O D-dímero é um dos subprodutos da degradação do coágulo de fibrina pela plasmina. A sua presença reflete a formação e destruição de trombos. É um exame bastante sensível, mas pouco específico.

Entenda mais sobre esse exame, quando solicitar e como interpretar os resultados.

Entenda mais sobre o exame que avalia D-dímero

A fibrina, com auxílio do fator de estabilização da Fibrina (Fator XIII), forma um coágulo estável de fibrina na região de lesão (o complexo da fibrina envolvendo as plaquetas é conhecido como “trombo vermelho”).

Quando o trombo não é mais necessário, entra em ação o sistema fibrinolítico: o tPA (fator plasminogênio tecidual) ativa o plasminogênio, que é uma protease sérica que converte a proenzima plasminogênio em plasmina. A plasmina, uma enzima fibrinolítica, destrói a fibrina.

Um dos subprodutos da fibrina é justamente o D-dímero que é capaz de ser mensurado.

d-dimero

Quando o D-dímero vai estar aumentado?

Em situações de formação de trombos há a necessidade de que o sistema fibrinolítico esteja ativo para que mantenha uma homeostase. Dessa maneira, quanto maior a formação de trombos, maior a necessidade de compensação pela destruição (fibrinólise), e maior será a quantidade de D-dímero presente na circulação sanguínea.

Em situações de trombose, haverá uma “guerra” entre o sistema pró-coagulatório com o sistema fibrinolítico, visando a homeostase. Como resultado há um aumento expressivo na quantidade de D-dímero circulante.

Nesse sentido, a Coagulação Intravascular Dissemina (CIVD) pela ativação descontrolada do sistema de coagulação também resulta em níveis elevados de D-dímeros na corrente sanguínea.

Não só isso, mas qualquer condição que seja capaz de criar trombos e consequente degradação (visando homeostase) acaba por elevar o D-dímero na corrente sanguínea, como classicamente ocorre em pós-operatórios, traumas etc.

Logo, devemos solicitar o exame na suspeita de Tromboembolismo Pulmonar (TEP), Trombose Venosa Profunda (TVP) ou CIVD. Na CIVD, a avaliação de D-dímero é utilizada tanto para diagnóstico quanto para seguimento (junto com outros exames), visto que pode indicar melhora ou progressão da condição.

d-dimero

Leia também: Escore de WELLS para TEP: critérios, interpretação e limitações.

 

Quais são os valores de referência?

Os valores de referência podem ter pequenas variações de acordo com o laboratório, mas o valor normal esperado é de até 500 ng/mL (< 0,5 μg/mL). Valores acima da referência já são considerados críticos.

Alguns protocolos sugerem que para pacientes acima de 50 anos, o D-dímero deve ser ajustado pela idade. Para isso, deve-se fazer a idade (anos) x 10 µg / L = valor de corte do D-dímero.

 

Atenção! Alguns interferentes podem alterar os valores de encontrados.

Níveis elevados de Fator Reumatoide podem refletir em resultados falso positivo para o exame. Além disso, hemólise, icterícia e dislipidemia podem alterar o exame.

Lembrar também que pode existir contaminação com anticoagulantes de outros frascos, quando não é respeitada a ordem da coleta. É essencial coletar sempre por primeiro o tubo azul (com citrato de sódio, que preserva os fatores de coagulação), para que o resultado do exame não seja alterado.

 

Quer saber mais sobre este e outros exames laboratoriais? Acesse o conteúdo completo no nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

 

Referências:

Pagana, KD; Pagana TJ. Mosby’s Manual of Diagnostic and Laboratory Tests. 6 ed. – Elsiever – 2017

Caquet, René. 250 exames de laboratório: prescrição e interpretação / René Caquet; tradução de Laís mEDEIROS, Bruna Steffens e Janyne Martini – 12. Ed. – Rio de Janeiro – RJ: Thieme Publicações, 2017

Halaby R, Popma CJ, Cohen A, Chi G, Zacarkim MR, Romero G, Goldhaber SZ, Hull R, Hernandez A, Mentz R, Harrington R, Lip G, Peacock F, Welker J, Martin-Loeches I, Daaboul Y, Korjian S, Gibson CM. D-Dimer elevation and adverse outcomes. J Thromb Thrombolysis. 2015 Jan;39(1):55-9. doi: 10.1007/s11239-014-1101-6.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui