Os benefícios da Semaglutida além da redução de peso

benefícios da semaglutida

No início do mês de março de 2024, a FDA (Food and Drug Administration) dos EUA incorporou um importante adendo à bula da medicação Semaglutida (Wegovy®) que amplia suas indicações.

Agora, esse análogo de GLP-1(a-GLP1) não é somente indicado para o tratamento da obesidade, mas também para a redução do 3 point-MACE (Major Adverse Cardiovascular Events) – morte cardiovascular, infarto do miocárdio e AVC não fatais – em pacientes com sobrepeso/obesidade que tenham risco cardiovascular aumentado.

Semaglutida: medicamento que trata obesidade e ainda protege o coração?

A semaglutida é um análogo de GLP-1 – aumenta a secreção de insulina dependente de glicose, diminui a secreção inadequada de glucagon e retarda o esvaziamento gástrico. A droga é liberada para uso em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (Ozempic® injetável e Rybelsus® comprimidos) e para perda, controle e manutenção de peso em pacientes acima de 30 kg/m² ou 27 kg/m² com comorbidades (Wegovy®).

obesidade IMC semaglutida

Agora, a semaglutida também é aprovada para a redução do 3 point-MACE (Major Adverse Cardiovascular Events) – morte cardiovascular, infarto do miocárdio e AVC não fatais – em pacientes com sobrepeso/obesidade que tenham risco cardiovascular aumentado.

Essa aprovação foi baseada no estudo SELECT, que demonstrou redução estatisticamente significativa do risco de MACE em 20% nos paciente em uso de Wegovy® em comparação ao grupo placebo. Durante um período de até 5 anos, esse benefício foi observado independentemente da idade inicial, raça, etnia, sexo, IMC ou função renal.

O SELECT randomizou pacientes acima de 45 anos, com IMC maior ou igual a 27 kg/m², de mais de 40 países, que já apresentavam doença cardiovascular estabelecida e sem diagnóstico prévio de diabetes. Notavelmente, apenas adultos com doença cardiovascular prévia foram incluídos no estudo.

Além da redução do risco de MACE, foi observada também redução no risco de hospitalização em pacientes com insuficiência cardíaca e redução na mortalidade por todas as causas.

Os efeitos cardioprotetores dos a-GLP1 ainda não são totalmente compreendidos, porém acredita-se que diversos mecanismos fisiopatológicos multifatoriais possam estar envolvidos nesse resultado, como perda de peso, redução de inflamação, melhor controle do perfil glicêmico e lipídico, melhor controle da pressão arterial, dentre outras.

cardiovascular

Wegovy® ainda não está disponível no Brasil

Apesar de já ter sido liberada pela ANVISA em 2023, a apresentação de Semaglutida 2,4 mg via subcutânea semanal (Wegovy®) ainda não está disponível no Brasil. Até o momento, possuímos apenas apresentação de até 1 mg via subcutânea semanal (Ozempic®) e de 3 mg, 7 mg e 14 mg via oral diário (Rybelsus®).

Considerando o aumento progressivo dos casos de obesidade e sua associação com o aumento do risco cardiovascular, esses resultados reforçam a segurança da medicação e a potencial redução de mortalidade nessa população.

Referências:

Lincoff AM, Brown-Frandsen K, Colhoun HM, et al., on behalf of the SELECT Trial Investigators. Semaglutide and Cardiovascular Outcomes in Obesity Without Diabetes. N Engl J Med 2023;Nov 11:[Epub ahead of print].

Editorial: Khera A, Powell-Wiley. SELECTing Treatments for Cardiovascular Disease — Obesity in the Spotlight. N Engl J Med 2023;Nov 11:[Epub ahead of print].

NovoNordisk – Comunicados à Imprensa (Press Release) – disponível em https://www.novonordisk.com/news-and-media/news-and-ir-materials/news-details.html?id=167030

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui