Trodelvy™: Sacituzumabe Govitecana é aprovado pela Anvisa para câncer de mama triplo negativo

cancer mama Trodelvy™: Sacituzumabe Govitecana

No mês passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou registro do Trodelvy™ para pacientes com câncer de mama subtipo triplo negativo (TN) irressecável ou metastático, que já haviam recebido pelo menos duas terapias sistêmicas ou pelo menos uma para a doença avançada.

Trata-se do sacituzumabe govitecana, um anticorpo conjugado ligado a um inibidor da topoisomerase 1, capaz de induzir dano ao DNA, apoptose e morte celular.

Trodelvy™

O sacituzumabe govitecana é um anticorpo conjugado com um fármaco. Nesse caso, um anticorpo monoclonal que se liga ao antígeno de superfície celular do trofoblasto humano 2 (Trop-2 – expresso na maioria dos cânceres de mama) está acoplado ao SN-38, um inibidor da topoisomerase I.

O Trop-2 está associado com o crescimento celular e tem sido detectado em células de câncer. Uma vez que a porção de anticorpo se liga ao Trop-2, o complexo é internalizado para o microambiente tumoral e para o meio intracelular, e o fármaco SN-38 é liberado, resultando em dano ao DNA, apoptose e morte celular.

O medicamento é apresentado na forma de pó para solução injetável para uso endovenoso. Recomenda-se 10 mg por quilo de peso corporal em ciclos de 21 dias, administrando nos dias 1 e 8 de cada ciclo, com repetições até a progressão da doença ou toxicidade aceitável.

Para saber mais sobre a bula do medicamento, incluindo interações medicamentosas, ajustes de dose e efeitos adversos, acesso nosso app WeMEDS®.

trodelvy sacituzumab goveticana cancer de mama

Estudos clínicos que dão base à nova aprovação

Um estudo de fase I/II avaliou o uso do medicamento em monoterapia para em 108 paciente com câncer de mama TN metastático. No trabalho, os pesquisadores observaram uma taxa de resposta de 33%, e uma mediana de sobrevida livre de progressão de 5,5 meses.

Com esses dados, a Food and Drug Administration (FDA) permitiu a aprovação provisória do medicamento em 2020, até os resultados dos estudos de fase III para a liberação final.

O novo estudo (agora de fase III, randomizado e multicêntrico) avaliou cerca de 500 pacientes com idade média de 54 anos, e confirmou os achados, apresentando os benefícios do uso do Trodelvy™.

A sobrevida global vista foi de ~12 meses com o uso do sacituzumabe govitecana, comparado a ~6,7 meses com a quimioterapia convencional. Ainda, foram vistos melhores taxas de resposta (35% vs. 5%).

car t cancer mama Trodelvy™: Sacituzumabe Govitecana

Com base nesses dados, a Anvisa também permitiu o registro do medicamento no Brasil. Dessa forma, o medicamento passa a ser liberado para uso em pacientes com carcinoma de mama TN irressecável ou metastático. Ainda, a cobertura por todos os planos de saúde é obrigatória.

A quimioterapia segue sendo o padrão de tratamento para estas pacientes. Logo, o uso é indicado para pacientes que já haviam recebido pelo menos duas terapias sistêmicas ou pelo menos uma para a doença avançada.

 

Desafios na conduta terapêutica de pacientes com câncer de mama TN – foco no microambiente tumoral

O câncer de mama triplo negativo (TN – caracterizado pela ausência dos receptores de estrógeno, progesterona e HER2) é o subtipo de maior gravidade dentre as neoplasias mamárias. Possui uma natureza altamente invasiva, associada a padrões metastáticos característicos e pior prognóstico. Ainda, o câncer de mama TN é muito heterogêneo, podendo ser classificado em seis subtipos moleculares distintos.

Em geral, é um subtipo clinicamente desafiador. A taxa média de sobrevida das pacientes é de 10 meses após o diagnóstico, considerando as terapias atualmente disponíveis. Em 5 anos, a taxa percentual de sobrevida é de 65% na ausência de metástases, e 11% para tumores metastáticos.

trodelvy sacituzumab goveticana cancer de mama

O microambiente tumoral encontrado nos tumores TN é único e bem característico, o que permite uma vantagem terapêutica nesse sentido. Esse ambiente, distinto dos luminais, tem forte indução de vias de angiogênese e proliferação, e inibição de apoptose, atuação imune.

Dessa forma, ao ser internalizado e atuar dentre desse microambiente tumoral, o sacituzumabe govitecana parece promissor.

 

Referências:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Trodelvy (sacituzumabe govitecana): novo registro.

Trodelvy. INN-sacituzumab govitecan. Bula de medicamento. 2022.

Aditya Bardia et al. Sacituzumab Govitecan in Metastatic Triple-Negative Breast Cancer. April 22, 2021. N Engl J Med 2021; 384:1529-1541. DOI: 10.1056/NEJMoa2028485

Aditya Bardia et al. Sacituzumab govitecan, a Trop-2-directed antibody-drug conjugate, for patients with epithelial cancer: final safety and efficacy results from the phase I/II IMMU-132-01 basket trial. Annals of Oncology. VOLUME 32, ISSUE 6, P746-756, JUNE 01, 2021, DOI: https://doi.org/10.1016/j.annonc.2021.03.005

Trial of Sacituzumab Govitecan in Participants With Refractory/Relapsed Metastatic Triple-Negative Breast Cancer (TNBC) (ASCENT). ClinicalTrials.gov Identifier: NCT02574455

Almansour NM. Triple-Negative Breast Cancer: A Brief Review About Epidemiology, Risk Factors, Signaling Pathways, Treatment and Role of Artificial Intelligence. Front Mol Biosci. 2022 Jan 25; 9:836417. doi: 10.3389/fmolb.2022.836417.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui