Cannabis medicinal na Saúde Feminina

A cannabis medicinal tem sido objeto de pesquisa intensiva devido aos seus potenciais benefícios na saúde. Além de seu uso no tratamento de epilepsia e desordens neuropsiquiátricas, o canabidiol tem sido estudado por seus possíveis usos em questões ginecológicas.

 

Cannabis medicinal e sistema endocanabinóide na ginecologia

O sistema endocanabinóide (SEC) é um complexo sistema de sinalização molecular que desempenha um papel fundamental na regulação de uma variedade de funções fisiológicas e processos biológicos, incluindo o humor, o apetite, a memória, a dor, o sono, o sistema imunológico e a resposta ao estresse.

No contexto de questões ginecológicas, há diversos estudos em andamento.

Evidências sugerem que o SEC regula a função sensorial da bexiga durante o armazenamento e micção. Agonistas canabinóides exógenos e inibidores da inativação endocanabinóide têm o potencial de melhorar os sintomas do trato urinário inferior em síndromes da bexiga hiperativa e dolorosa, possivelmente através de efeitos nervosos sensoriais.

Além disso, alguns estudos já mostraram que o sistema endocanabinóide desempenha um papel na regulação hormonal e na modulação do humor. O SEC interage com vários neurotransmissores e hormônios envolvidos no ciclo menstrual, como serotonina e estrogênio. Isso sugere que pode ter o potencial de modular desequilíbrios hormonais e aliviar os sintomas da SPM.

Por fim, descobriu-se que o sistema endocanabinoide está presente e é amplamente expresso no ovário humano. Logo, há diversos trabalhos que falam sobre os benefícios desse sistema na síndrome dos ovários policísticos, endometriose e até mesmo vulvodínia (um transtorno de dor crônica que afeta a vulva, e pode acometer até 28% das mulheres).

Cannabis medicinal na Saúde Feminina

Como orientar o uso adequado de Cannabis medicinal?

Devido ao potencial comprovado do canabidiol na medicina, a liberação de compra e venda dos produtos derivados de Cannabis vem sendo impulsionada.

A indicação e a forma de uso dos produtos à base de Cannabis são de responsabilidade do médico responsável. Além disso, é importante salientar que os pacientes devem ser informados sobre o produto e suas condições.

Leia também: Com novas aprovações, ANVISA libera 18 produtos à base de Cannabis.

cannabis cfm canabidiol

Como em qualquer tratamento, é preciso levar em consideração fatores como o metabolismo, a presença de comorbidades, o uso concomitante de outras medicações, os hábitos pessoais e qual o objetivo do tratamento.

A experimentação é necessária para se chegar à melhor dose para cada paciente. O indicado é iniciar com doses baixas e aumentar gradativamente até chegar na dose alvo proposta, que trará os efeitos desejados.

A dose ideal é a menor dose mais eficaz o possível, ou seja, a menor dose necessária para alcançar os efeitos medicinais desejados, sem deflagrar efeitos colaterais indesejados.

Cannabis medicinal na Saúde Feminina

Saiba mais com Docmedia® e WeMEDS®

Quer saber mais sobre o assunto?

No nosso Portal, você acessa conteúdos exclusivos e notícias em primeira mão sobre o uso de Cannabis.

Além disso, no nosso app WeMEDS® você encontra a bula completa do Extrato de Cannabis sativa, incluindo dados de farmacocinética, posologia, ajustes de dose e interações medicamentosas. A aplicativo está disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

Esse artigo foi escrito em parceria com a Docmedia, que está oferecendo o primeiro curso exclusivo sobre o uso de cannabis medicina na saúde feminina. Utilizando o cupom “Doc2024”, o curso sairá com valor promocional. Acesse o site https://docmedia.co/cursos/cannabis-medicinal-na-saude-feminina/.

uso de cannabis medicinal na saúde feminina

Referências:

UpToDate® – Medical use of cannabis and cannabinoids in adults. 2024.

Docmedia®. E-book. O uso de canabinoides na saúde feminina.

Amin, M. R., & Ali, D. W. (2019). Pharmacology of Medical Cannabis. Advances in experimental medicine and biology, 1162, 151–165. https://doi.org/10.1007/978-3-030-21737-2_8

Christie, S., Brookes, S., & Zagorodnyuk, V. (2021). Endocannabinoids in Bladder Sensory Mechanisms in Health and Diseases. Frontiers in pharmacology, 12, 708989. https://doi.org/10.3389/fphar.2021.708989

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui