Amtagvi: primeira terapia celular aprovada para melanoma irressecável ou metastático

melanoma amtagvi

No dia 16 de fevereiro de 2024, a FDA (Food and Drug Administration) dos EUA aprovou Amtagvi (lifileucel), a primeira terapia celular indicada para o tratamento de pacientes adultos com um tipo de câncer de pele (melanoma) que não pode ser removido com cirurgia (irressecável) ou que se espalhou para outros partes do corpo (metastáticas), e que foram previamente tratados com outras terapias (um anticorpo bloqueador de PD-1 e, se a mutação BRAF V600 for positiva, um inibidor de BRAF com ou sem um inibidor de MEK).

Características do Melanoma

O melanoma é uma forma de câncer de pele frequentemente causada pela exposição à luz ultravioleta, que pode vir da luz solar ou do bronzeamento artificial. Embora os melanomas representem apenas aproximadamente 1% de todos os cânceres da pele, são responsáveis por um número significativo de mortes relacionadas com o câncer. A neoplasia pode se espalhar para outras partes do corpo se não for detectado e tratado precocemente, resultando em doença metastática.

A classificação com base em características clínicas pode incluir os seguintes tipos:

Superficial Disseminado:

Este é o tipo mais comum (70%). Geralmente se desenvolve nas células basais da epiderme. Inicialmente aparece como uma mancha escura e irregular na pele.

Nodular:

Caracterizado por um nódulo elevado na pele. Rápida evolução – frequentemente diagnosticado em estágios mais avançados. Crescimento típico vertical.

Lentigo Maligno:

Mais comum em áreas expostas ao sol, como o rosto e o pescoço. Pode acometer plantas dos pés, palmas das mãos e abaixo das unhas. Geralmente se desenvolve lentamente ao longo do tempo.

Acral Lentiginoso:

Encontrado em áreas do corpo que não estão expostas ao sol, como as palmas das mãos, solas dos pés e sob as unhas. Pode se apresentar como uma mancha escura ou listra nas unhas.

melanoma

De acordo com a Classificação BRESLOW, a espessura do melanoma pode ser (I) menor de 0,75 mm, (ii) 0,76 mm – 1,5 mm, (III) 1,51 mm – 4,0 mm ou (IV) mais de 4,0 mm de espessura.

 

Tratamento

O tratamento para melanoma irressecável ou metastático pode incluir imunoterapia utilizando inibidores de PD-1, que são anticorpos que visam certas proteínas no corpo para ajudar o sistema imunológico a combater as células cancerosas.

Além disso, medicamentos que visam o gene BRAF, que auxilia no controle do crescimento e funcionamento das células, podem ser utilizados para tratar a neoplasia associada a mutações nesse gene. Pacientes cuja neoplasia progrediu com essas terapias têm uma alta necessidade médica não atendida.

cancer melanoma amtagvi

Amtagvi – primeira terapia celular para tratar pacientes com melanoma irressecável ou metastático

Amtagvi é uma imunoterapia autóloga de células T tumorais composta pelas próprias células T do paciente.

Uma parte do tecido tumoral do paciente é removida durante um procedimento cirúrgico antes do tratamento. As células T são separadas do tecido tumoral, posteriormente editadas e então retornadas ao mesmo paciente como uma única dose para infusão. Esta é a primeira imunoterapia autóloga de células T derivadas de tumores aprovada pela FDA.

As reações adversas mais comuns associadas ao novo medicamento incluíram calafrios, febre, fadiga, taquicardia (ritmo cardíaco anormalmente rápido), diarreia, neutropenia febril (febre associada a um baixo nível de certos glóbulos brancos), edema (inchaço devido ao acúmulo de fluido nos tecidos corporais), erupção cutânea, hipotensão, queda de cabelo, infecção, hipóxia (níveis anormalmente baixos de oxigênio no corpo) e sensação de falta de ar.

Referências:

U.S. FOOD & DRUG ADMINISTRATION. FDA Approves First Cellular Therapy to Treat Patients with unresectable or Metastatic Melanoma. February 16, 2024.

LOPES, Camille Homcy; DE MELO LEITE, Ana Karine Rocha. Fatores  de risco, patogenia e aspectos clínicos do melanoma no brasil: uma revisão integrativa. Revista de Patologia do Tocantins, v. 8, n. 3, p. 125-129, 2021.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui