Alternativa ao uso de opioides em reconstrução de ligamento cruzado anterior

opioides

A cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) é um procedimento comum para a recuperação de lesões por estiramento ou ruptura do ligamento. Após o procedimento a maioria dos pacientes relata altos níveis de dor, direcionando a prescrição de opioides.

Além dos riscos graves de dependência, abuso e overdose, o uso de opioides prescritos pode ter uma série de efeitos colaterais, mesmo quando tomado conforme as recomendações. Dessa forma, há uma busca constante por alternativos ao seu uso.

Nesse sentido, um estudo recente traz boas notícias: analgésicos opiáceos parecem não ser a única opção para pacientes que buscam alívio após a reconstrução de LCA!

Lesão de ligamento cruzado anterior

O LCA é uma estrutura fibrosa dentro da articulação do joelho, com a função evitar a anteriorização da tíbia e estabilizar as rotações. Em casos de trauma, principalmente durante a prática esportiva, as fibras podem estirar ou romper.

O tratamento pode ser conservador, apenas com reabilitação e fisioterapia, mas o procedimento cirúrgico é muito comum. Ainda, após o procedimento, o paciente é submetido a um processo de reabilitação para recuperação progressiva das funções.

Na maioria dos casos, os pacientes relatam altos níveis de dor após o procedimento, o que direciona à prescrição rotineira de opioides. De fato, esses medicamentos são uteis no controle da dor intensa, mas seu potencial abusivo não pode ser ignorado.

Uso de opioides: um problema epidêmico

Os opioides são frequentemente prescritos para tratar dores agudas e crônicas e, quando usados de maneira adequada, podem ser um componente importante do tratamento. No entanto, sérios riscos estão associados ao seu uso e é essencial considerar cuidadosamente o uso destes medicamentos prescritos juntamente com seus benefícios.

Além dos riscos abusivos, o uso de opioides está associado a diversos efeitos colaterais, como constipação, náuseas, vômitos, boca seca, tonturas, sonolência, confusão, depressão, redução dos níveis de testosterona, sudorese excessiva.

Outros efeitos colaterais preocupantes ao uso de opiáceos são a dependência física e a comum indução da tolerância ao medicamento, o que implica em doses cada vez maiores para atingir o mesmo efeito e abstinência quando a medicação é interrompida.

Mais de 70% das mortes por overdose em 2019 nos EUA envolveram um opioide – uma taxa assustadora de aproximadamente 38 pessoas por dia.

Para muitas pessoas, o vício em opiáceos começa com o uso prescrito após procedimentos cirúrgicos. E nesse sentido, as condições ortopédicas e da coluna são responsáveis por quase 30% de todas as prescrições. Claro que ao serem prescritos de maneira correta e por um período adequado, as chances de abuso são reduzidas. Porém, a busca por meios mais seguros de minimizar o desconforto pós-cirúrgico pode ser interessante.

opioides

Analgesia por opioides vs não-opioides

A fim de reduzir o uso de opioides em pacientes submetidos à reconstrução de LCA, um estudo recente comparou dois protocolos de medicamentos. O estudo foi publicado na revista The American Journal of Sports Medicine e é do tipo randomizado controlado cego, no qual 34 pacientes estavam no grupo 1 (não opioides) e 28 no grupo 2 (opioides).

Os medicamentos não opiáceos incluíram paracetamol, cetorolaco, diazepam, gabapentina e meloxicam, e foram comparados ao tratamento tradicional hidrocodona-acetaminofeno.

Nesse trabalho, os pesquisadores observaram que o protocolo não opioide multimodal forneceu controle da dor pelo menos equivalente em comparação com analgésicos opioides tradicionais. Ainda, efeitos colaterais mínimos, que não diferiram entre os grupos, foram observados e todos os pacientes relataram satisfação com o manejo da dor. Esses resultados se mantiveram mesmo com correções por idade, sexo, IMC – com exceção do risco de dependência (por razões óbvias).

 

Considerações finais

Após a cirurgia do LCA, outras opções não opiáceas parecem oferecer o mesmo grau de controle da dor aos pacientes que opioides prescritos como morfina, hidrocodona ou oxicodona. Com o manejo multimodal apropriado, a dor pós-cirúrgica pode ser tolerável, oferecendo opções mais seguras e reduzindo os riscos de abuso de opioides.

 

_______________________________________________________________________

Referências:

OPIOIDS. Centers for Disease Control and Prevention.

DRUG OVERDOSE. Centers for Disease Control and Prevention.

Thiago Fukuda. Cirurgia De Ligamento Cruzado Anterior (LCA). 2020

Moutzouros V, Jildeh TR, Tramer JS, et al. Can We Eliminate Opioids After Anterior Cruciate Ligament Reconstruction? A Prospective, Randomized Controlled Trial. The American Journal of Sports Medicine. October 2021.

Alan Mozes. Opioids Might Not Be Needed After Knee Surgery. 2021

 

 

 

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui