Esteroides anabolizantes: sociedades médicas pedem ao CFM regulamentação do uso indevido

esteroides anabolizantes hipogonadismo durateston

No último dia 24, seis sociedades médicas enviaram uma carta ao Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitando a regulamentação do uso de esteroides anabolizantes e similares para fins estéticos e de performance.

Saiba mais.

Carta de solicitação ao CFM

Seis sociedades médicas (Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Federação Brasileira de Gastroenterologia, Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e Sociedade Brasileira de Urologia) enviaram, no dia 24 de março de 2023, uma carta ao Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitando a regulamentação do uso de hormônios.

A carta pede que haja uma votação para regulamentação do uso de esteroides anabolizantes e similares para fins estéticos e de performance, visto que discussões sobre essa regulamentação ocorrem há alguns meses e sua aprovação é urgente, devido aos malefícios que podem ser causados à população.

esteroides anabolizantes

A motivação da carta foi o número crescente de complicações observadas nos consultórios médicos em decorrência do uso indevido de hormônios. Outra causa são as postagens observadas em redes sociais: há uma apologia ao uso desses hormônios, sem que haja o devido conhecimento e segurança na prescrição. Também são oferecidos muitos cursos de prescrição de hormônios anabolizantes e chipagem hormonal, possuindo como público-alvo médicos recém-formados.

Devido à grande quantidade de anúncios nas redes sociais, aliado à falta de regulamentação pelas entidades médicas competentes, cria-se uma percepção de impunidade que deixa a população vulnerável à utilização indiscriminada desses medicamentos.

O que se vê nesses casos não é a aplicação da medicina baseada em evidências e em princípios éticos, mas sim a oferta de serviços baseados no marketing e que não são reconhecidos por nenhuma entidade médica no mundo, como a prática de procedimentos nas áreas de “antienvelhecimento”, “performance”, “ortomolecular” e “modulação hormonal”.

Além de orientar a classe médica para ação de acordo com o código ético e as recomendações feitas pela ciência, essa regulamentação do uso dos hormônios também tem como intuito orientar e alertar a população de uma maneira geral.

esteroides anabolizantes gestrinona

Riscos

Dentre os principais riscos associados ao uso indevido de hormônios esteroides, encontram-se queda de cabelo, acne, alteração do colesterol e mudança da voz. Casos mais graves podem apresentar insuficiência hepática, problemas cardíacos e alterações mamárias.

Lembre-se: o que são esteroides anabolizantes?

Os esteroides são hormônios que induzem efeitos anabólicos (construção de músculo) e androgênicos (indução e manutenção de características sexuais secundárias masculinas). A testosterona é o principal hormônio endógeno dessa categoria, sendo usada terapeuticamente na terapia de reposição do hipogonadismo, por exemplo. Também pode ser prescrita para outras condições, como osteoporose ou anemia aplástica.

Entretanto, além do uso por prescrição médica, os esteroides são utilizados para construção de músculos e aumento da força em doses muito além das doses terapêuticas – apresentando, dessa maneira, efeitos colaterais.

Dentre os esteroides sintéticos, podemos destacar a gestrinona, que possui propriedades androgênicas, antiestrogênicas, antiprogestogênicas e antigonadotrópicas. Sua principal indicação é para o tratamento da endometriose, embora as informações disponíveis sejam limitadas. Para esse fim, a recomendação é de uso via oral.

esteroides anabolizantes

Porém, a gestrinona tem sido utilizada na forma de implantes: “chip da beleza”. Um dispositivo de silicone com o princípio ativo da gestrinona é disponível comercialmente, com a liberação contínua do hormônio, tendo o “objetivo de melhora na qualidade física”.

Devido à escassez de estudos quanto a eficácia e segurança, muitas das contraindicações são desconhecidas. Pacientes com insuficiência renal, hepática e/ou cardíaca, bem como aqueles com diagnóstico de epilepsia, não devem utilizar a gestrinona. Sem a devida fiscalização, o uso indiscriminado pode ser o responsável por grande parte dos efeitos adversos graves que têm sido observados.

Leia também: Implante de Gestrinona oferece riscos à saúde pública, sendo barrado pela ANVISA.

Referências:

Carta conjunta das sociedades médicas ao CFM. Disponível em: https://www.endocrino.org.br/wp-content/uploads/2023/03/Carta-Conjunta-das-06-Sociedades-Me%CC%81dicas-ao-CFM-.pdf – Acesso em 03 de abril de 2023.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Carta ao CFM sobre uso indevido de hormônios. Disponível em: https://www.endocrino.org.br/noticias/carta-conjunta-ao-cfm-sobre-uso-indevido-de-hormonios – Acesso em 03 de abril de 2023.

BOND, P.; SMIT, D. L. e DE RONDE, W. Anabolic–androgenic steroids: How do they work and what are the risks? Front. Endocrinol, v. 13, n. 1059473. 2022. doi: 10.3389/fendo.2022.1059473.

 

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui