Critérios de Beers da AGS: veja o que mudou na atualização de 2023

critérios de beers ags

Os Critérios de Beers da Sociedade Americana de Geriatria auxiliam na identificação de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos. Mês passado, os critérios de 2019 foram revisados por um grupo de especialistas, e uma nova atualização foi disponibilizada.

Veja quais os medicamentos foram incluídos, quais foram excluídos, e as justificativas para cada alteração.

Critérios de Beers da AGS: saiba mais

Os “critérios de Beers da AGS” (American Geriatric Society Beers Criteria®) é uma ferramenta para identificação de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos, evitando assim maiores riscos associados para estes pacientes.

Os critérios incluem 5 categorias de medicamentos. Após selecionar cada medicamento que o paciente utiliza ou pretende utilizar e a identificação da sua categoria, a interpretação se dá da seguinte maneira:

Categoria 1: Esses medicamentos são potencialmente inadequados para todos os idosos e devem ser evitados.

Categoria 2: Em caso de problemas cardiovasculares, neurológicos, histórico de quedas e fraturas, Doença de Parkinson, histórico de problemas gastrointestinais ou histórico de problemas geniturinários / renais, os medicamentos são potencialmente inadequados. Evitar o uso.

Categoria 3: Medicamento de uso cauteloso, especialmente em maiores de 70 anos.

Categoria 4: Esses medicamentos podem interagir entre si e oferecer riscos de efeitos adversos.

Categoria 5: Esses medicamentos requerem doses reduzidas na população idosa, especialmente em casos de insuficiência renal. Sempre que possível, devem ser evitados.

consulta idoso critérios de beers

 

A primeira versão dos critérios de Beers foi proposta em 1991 por Mark Beers, e desde então estes critérios vêm sendo atualizados. A última atualização, de maio de 2023, inclui as drogas que se sugere evitar em idosos e quais as situações específicas para isso, também com nível de evidência. Tais critérios foram mais rígidos, com 12 especialistas revisando o último painel proposto em 2019.

Veja aqui o que mudou.

 

Níveis de evidência

O painel foi realizado com base em níveis de evidência de estudos científicos, e classificado em 3 categorias, considerando risco de viés no estudo, inconsistência de achados, relevância, precisão e viés de publicação.

Veja aqui um guia de como avaliar estudos randomizados.

  1. Evidência de alta qualidade: obtida em pelo menos um estudo randomizado e controlado por placebo, e os achados são consistentes. É muito improvável que os estudos futuros provem o contrário em relação ao dado encontrado.
  2. Evidência de qualidade moderada: obtida de estudos randomizados e controlados com limitações, ou de estudos bem desenhados, mas sem randomização. Estudos futuros ainda podem ter um impacto significativo nos achados.
  3. Evidência de baixa qualidade: obtida de estudos observacionais, com maior risco de viés.

Considerando os níveis de evidência, os especialistas julgam a recomendação como “forte” ou “fraca”. Com isso, as 5 categorias de medicamentos foram revisadas.

reuniao medicos ags beers criteria

Categoria 1: Medicamentos potencialmente inadequados para idosos

A primeira tabela diz respeito aos medicamentos que são potencialmente inadequados para todos os idosos. Essa é a lista mais abrangente, na qual recomenda-se evitar o uso.

Critérios de Beers da AGS 2023

O que mudou da versão dos Critérios de Beers de 2019?

Nessa lista, alguns medicamentos foram excluídos, seja por não serem muito utilizados, ou por não estarem disponíveis comercialmente. São eles:

Carbinoxamina; Clemastina; Dextrobronfeniramina; Dexclorfeniramina; Pirilamina; Alcaloides de Beladona; Metscopolamina; Propantelina; Guanabenz; Metildopa; Reserpina; Disopiramidaco; Protriptilena; Trimipramina; Amobarbital; Butobarbital; Mefobarbital; Pentobarbital; Secobarbital; Flurazepam; Quazepam; Isoxsuprina; Clorpropamida; Fenoprofeno; Cetoprofeno; Meclofenamato; Ácido mefenâmico e Tolmetina.

E quais medicamentos foram adicionados nessa lista?

A principal alteração foi a inclusão da varfarina, visto os novos dados na literatura sobre o uso de anticoagulantes. Assim, sugere-se evitar utilizar varfarina como terapia iniciar em TEV ou fibrilação atrial não valvar, exceto em caso que opções alternativas sejam contraindicadas. Em pacientes que já a utilizam a longo prazo, continuar em caso de INR bem controlado.

critérios de beers 2023

Categoria 2: Medicamentos potencialmente inadequados para idosos com certas condições clínicas

Da lista de uso especial em pacientes com condições, foram removidos a rosiglitazona, tioridazina, meperidina e ranitidina.

E quais medicamentos foram adicionados nessa lista?

A combinação de dextrometorfano-quinidina em caso de insuficiência cardíaca agora é contraindicada. Em casos de delirium, também não se deve usar opioides. E por fim, em pacientes com histórico de quedas e fraturas, novos dados sugerem que se deve evitar o uso de anticolinérgicos.

 

Categoria 3: Medicamentos de uso cauteloso

Os medicamentos que devem ser usados com cautela em idosos são os seguintes:

– Dabigatrana – em uso prolongado

– Prasugrel

– Ticagrelor

– Mirtazapina

– ISRS/ISRN

– Antidepressivos tricíclicos

– Carbamazepina

– Oxcarbazepina

– Dextrometorfano

– Quinidina

– Sulfametoxazol + trimetoprima

– Canigliflozina

– Dapagliflozina

– Empagliflozina

– Ertugliflozina

Qual a diferença da lista de 2019?

Com a atualização, os medicamentos inibidores de SGLT2, bem como ticagrelor, foram incluídos como uso cauteloso em idosos. Ainda, os protocolos de anticoagulação com a dabigatrana, assim como pra varfarina, foram revisados.

remédio para idosos critérios de beers

Categoria 4: Medicamentos com potenciais interações medicamentosas

Dessa lista, a combinação de corticoesteroides com AINEs foi removida do “uso cauteloso”, visto que o uso de AINES passou a ser de maior risco (foi incorporado na primeira tabela). Logo, suas associações serão sempre de maior risco e devem ser evitadas.

Aqui também as interações com apixabana foram removidas, visto que ela parece ser segura para uso em pacientes com insuficiência renal. As interações com a ranitidina também foram removidas, por esta não estar mais disponível no mercado americano

E quais interações medicamentosas foram adicionados nessa lista?

A atualização dos Critérios de Beers de 2023 ressalta a preocupação das interações com relaxantes musculares em combinação com qualquer agente neurodepressor. Ainda, a toxicidade por lítio pode ocorrer em combinação com outras drogas, como inibidores da enzima conversora de angiotensina, bloqueadores do receptor de angiotensina ou diuréticos de alça.

 

Categoria 5: Medicamentos que necessitam de ajustes de dose

Nessa lista, são destacados os medicamentos que devem ser evitados ou reduzidos em pacientes com insuficiência renal.

Em caso de clearance de creatinina < 30 mL/min, reduzir ou evitar o uso de: ciprofloxacino, nitrofurantoína, sulfametoxazol-trimetoprima, amilorida, dabigatrana, enoxaparina, fondaparinux, espironolactona, triantereno, duloxerina, AINES, colchicina ou probenecida.

Se clearance de creatinina < 60 mL/min, evitar ou reduzir dose de: dofetilida, rivaroxabana, gabapentina, pregabalina, cimetidina, famotidina e nizatidina. Aqui, uma atualização em comparação a 2019 – os novos dados sugerem que o uso de baclofeno deve ser evitado em caso de insuficiência renal.

Se clearance de creatinina < 80 mL/min, deve-se evitar o uso de levetiracetam.

critérios de beers

Aqui, fizemos um resumo sobre as principais atualizações dos Critérios de Beers de 2023. No nosso app WeMEDS® você consegue acessar a lista completa de medicamentos, assim como a bula detalhada de cada um deles e suas interações medicamentosas. Também é possível acessar o trabalho original nas referências, ao fim desse artigo.

Referências:

By the 2023 American Geriatrics Society Beers Criteria® Update Expert Panel. American Geriatrics Society 2023 updated AGS Beers Criteria® for potentially inappropriate medication use in older adults. J Am Geriatr Soc. 2023 May 4. doi: 10.1111/jgs.18372. Epub ahead of print. PMID: 37139824.

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui