Reduzir a absorção de ferro como um potencial terapêutico no Lúpus

Cientistas do Centro Médico da Universidade de Vanderbilt identificaram que alterações no metabolismo do ferro podem auxiliar no controle do Lúpus Eritematoso Sistêmico. No estudo, foi identificado um receptor (CD17 – receptor de transferrina) que, quando bloqueado, reduz a captação de ferro em excesso, revertendo os sintomas da doença.

Veja mais sobre o estudo.

Alterações do metabolismo no LES

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença crônica inflamatória autoimune de caráter multissistêmico. Os autoanticorpos secretados pelas células B são o principal fator que contribui para a doença, causando dano tecidual.

Porém, a alteração imune não está limitado a estas células, e outras células imunes desreguladas também desempenham um papel essencial na patogênese e no desenvolvimento do lúpus – células T, dendríticas, macrófagos, neutrófilos.

Como sabemos, há diversas vias metabólicas pelas quais as células fornecem energia à sobrevivência, sintetizando moléculas efetores para crescimento, proliferação e diferenciação celular. Alterações no metabolismo destas células podem ser críticas, impedindo uma resposta imune eficaz.

omicron celulas T lupus
Imagem original disponível em https://cellcartoons.net/lymphocytes/

O receptor de transferrina altera a absorção de ferro, e pode ser um potencial alvo terapêutico

Há diversos estudos avaliando o papel do ferro das células T dos pacientes, mesmo que grande parte destes apresente anemia. Um grupo de pesquisadores buscou explorar mais esse contexto, e os achados foram publicados em janeiro desse ano na Science Immunology.

No trabalho, o receptor de transferrina (chamado CD71) foi visto como uma molécula potencial no LES. Seu papel inclui funções críticas para TH1, bem como inibitórias para células T regulatórias (Treg). CD71 está mais expresso na superfície celular das células T propensas ao desenvolvimento de LES – fazendo com que haja um acúmulo de ferro.

Ao bloquear este receptor, a absorção de ferro intracelular é reduzida. Com isso, há inibição de células TH1 e TH17, e aumento de Tregs. Ainda, há aumento de produção das células T CD4 e de IL-10, contribuindo para a reversão dos sintomas de LES.

lupus dor

Embora o estudo tenha limitações, e tenha sido estudado apenas em camundongos, direciona uma nova proposta terapêutica – um biológico inibidor do receptor de transferrina, visando a redução dos níveis intracelulares de ferro e inibição da atividade inflamatória das células T.

 

Lúpus: revisando o tratamento

O objetivo do tratamento para LES inclui reduzir inflamação e achados sistêmicos, assim como aumentar a sobrevida do paciente.

A abordagem terapêutica farmacológica deve ser individualizada de acordo com as manifestações predominantes. No entanto, independente do estágio da doença, diversas medidas devem ser tomadas de forma multidisciplinar:

  1. Proteção solar
  2. Fisioterapia
  3. Psicoterapia
  4. Repouso relativo – devido à fadiga característica
  5. Avaliação de risco cardiovascular
  6. Dieta
  7. Reposição de Vitamina D
  8. Avaliação oftalmológica
  9. Orientação para gestação / contracepção
  10. Exames periódicos.

lupus

Lembre-se: o lúpus é uma doença sem cura e deve ser mantida sempre sob acompanhamento pois sua evolução pode ser imprevisível. Todos os pacientes devem ser esclarecidos sobre o curso da doença e seu potencial incapacitante.

Novas drogas promissoras incluem os imunobiológicos, como rituximabe e belimumabe, além de transplante de célula-tronco e imunoablação.

 Se quiser saber mais sobre a doença, acesse nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

Referências:

KELSEY VOSS et al. Elevated transferrin receptor impairs T cell metabolism and function in systemic lupus erythematosus. SCIENCE IMMUNOLOGY. 13 Jan 2023. Vol 8, Issue 79. DOI: 10.1126/sciimmunol.abq017

Study identifies potential new approach for treating lupus. by Vanderbilt University Medical Center. JANUARY 13, 2023. https://medicalxpress.com/news/2023-01-potential-approach-lupus.html

Chen-xing Zhang, et al. Immunometabolism in the pathogenesis of systemic lupus erythematosus. Journal of Translational Autoimmunity. Volume 3, 2020, 100046, ISSN 2589-9090, https://doi.org/10.1016/j.jtauto.2020.100046.

Lazar S, Kahlenberg JM. Systemic Lupus Erythematosus: New Diagnostic and Therapeutic Approaches. Annu Rev Med. 2023 Jan 27;74:339-352. doi: 10.1146/annurev-med-043021-032611.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui