Comunicação de más notícias em 6 etapas: uso do Protocolo SPIKES

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O Protocolo SPIKES é uma ferramenta para auxiliar os profissionais de saúde na comunicação de más notícias aos pacientes. É realizado em 6 etapas, que devem ser utilizadas em uma entrevista com o paciente e seu familiares.

Veja como utilizá-lo.

SPIKES: comunicação de más notícias em 6 etapas

O Protocolo SPIKES consiste em 6 etapas (S-P-I-K-E-S) que devem ser utilizadas durante uma entrevista com o paciente. Os 4 principais objetivos do Protocolo SPIKES são:

(1) coletar informações do paciente e

(2) transmitir as informações médicas, de forma a

(3) fornecer suporte e

(4) obter a colaboração do paciente no desenvolvimento de uma estratégia ou plano de tratamento.

Veja as etapas do protocolo:

S (setting up) – Preparando-se para o encontro

Planejar ou ensaiar a conversa mentalmente.

Escolher um lugar privativo.

Envolver pessoas importantes para o paciente.

Sentar-se, parecer relaxado. Demonstrar ao paciente que não está com pressa.

Manter contato confortável para o paciente – visual, físico.

Oferecer acolhimento.

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P (perception): Percebendo o paciente

Avaliar o estado emocional do paciente.

Avaliar a percepção do paciente sobre a doença.

Questionar o que já foi dito sobre a doença.

Questionar as expectativas do paciente.

Avaliar se o paciente ainda tem dúvidas.

Aguardar o questionamento do paciente sobre a doença para iniciar o assunto.

Na ausência de interesse do paciente, questionar sobre este interesse, para que o assunto se inicie de forma fluida, e não abrupta.

Ainda na ausência de interesse, oferecer-se para responder dúvidas. Considerar conversar com familiares ou amigos próximos.

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K (knowledge): Conhecimento / transmissão de informações

Informar que tem más notícias a serem transmitidas. Isso reduz o choque inicial.

Utilizar linguagem acessível.

Transmitir as informações aos poucos. Não “inundar” o paciente com informações. Permitir o processamento da situação.

Responder questionamentos, caso apareçam.

E (emotions): Acolhendo emoções

Demonstrar compaixão e acolhimento pela situação.

Perceber a reação do paciente e oferecer apoio.

Aproximar-se do paciente. Oferecer contato que seja confortável (p.ex. um lenço em caso de choro).

Respeitar o espaço e tempo do paciente.

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S (strategy): Estratégia

Questionar se há dúvidas não respondidas.

Oferecer responder questionamentos futuros.

Oferecer as opções de tratamento disponíveis.

Na ausência de possibilidades de cura, oferecer as medidas de conforto disponíveis.

Compartilhar a tomada de decisão.

Não dar falsas esperanças.

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E por que usar?

O protocolo SPIKES é de fácil aplicação, e permite a transmissão clara de informações. Ainda, prepara o médico e o paciente, e oferece acolhimento aos pacientes.

Também permite que os profissionais tenham confiança na transmissão das informações desagradáveis.  O uso das 6 etapas auxilia os profissionais em transmitir notícias desagradáveis e difíceis, especialmente em pacientes com doenças em estágio terminal, muito agressivas e sem possibilidade de cura ou recuperação.

 

E depois? O que fazer?

Transmitir más notícias é um contexto estressante tanto para o médico quanto para o paciente, especialmente em casos terminais e sem possibilidades de cura. É importante estarmos disponíveis para sanar dúvidas dos pacientes, que possam não ter surgido durante a consulta.

Ainda, não devemos nos esquecer que o esclarecimento das informações para familiares e pessoas próximas ao paciente é essencial, para que estas possam oferecer o apoio necessário ao doente.

Por fim, na ausência de tratamentos curativos disponíveis, as medidas de conforto devem ser oferecidas.

Lembre-se: Oferecer acolhimento aos pacientes permite uma melhor relação médico-paciente, e maior adesão ao tratamento.

 

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Referências:

Baile WF, Buckman R, Lenzi R, Glober G, Beale EA, Kudelka AP. SPIKES-A six-step protocol for delivering bad news: application to the patient with cancer. Oncologist. 2000;5(4):302-11. doi: 10.1634/theoncologist.5-4-302. PMID: 10964998.

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