Auvelity: novo medicamento promete ação rápida no tratamento da depressão

oxicontin oxicodona

Recentemente, foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) o primeiro tratamento para depressão de ação rápida. Segundo o fabricante, os efeitos benéficos do medicamento Auvelity podem ser observados após uma semana de tratamento.

Auvelity (dextrometorfano + bupropiona) é aprovado pela FDA

Um novo medicamento chamado Auvelity foi aprovado pela FDA para tratar o transtorno depressivo maior, prometendo resultados em uma semana. O medicamento é o primeiro deste tipo, recebendo a designação de terapia inovadora pela agência regulatória.

A droga é uma combinação de dois medicamentos (dextrometorfano + bupropiona), com a função principal de antagonizar o receptor N-metil D-aspartato (NMDA).

Segundo os pesquisadores que desenvolveram o medicamento, inicialmente eles buscavam um medicamento que atuasse de forma semelhante à cetamina, bloqueando os receptores de NMDA, mas de forma mais segura e com menos efeitos adversos. Nesse sentido, optaram pelo dextrometorfano. No entanto, devido a sua rápida metabolização, sozinho não apresenta efeitos antidepressivos.

Foi então que optaram pela associação com a bupropiona, um inibidor não seletivo da recaptação de dopamina e noradrenalina já conhecido. A combinação foi capaz de reduzir a metabolização do dextrometorfano, e melhorar os sintomas depressivos.

depressao Auvelity

Eficácia e segurança em ensaios clínicos

Um artigo publicado em maio desse ano trouxe dados de eficácia e segurança do uso de Auvelity em pacientes com transtorno depressivo maior.

Foram avaliados 327 pacientes, randomizados em tratamento e placebo. A remissão dos sintomas foi alcançada por quase 40% dos pacientes, em comparação com 17,3% indivíduos do grupo placebo. Os resultados para a maioria dos desfechos secundários avaliados também foram significativamente melhores com o uso de Auvelity do que com placebo.

Os efeitos adversos mais relatados foram tontura, náusea, dor de cabeça, sonolência e boca seca, mas não houve associação com efeitos psicotomiméticos, ganho de peso ou aumento da disfunção sexual.

A eficácia e segurança do Auvelity também foi comparada a bupropiona isolada em outro estudo randomizado duplo cego, no qual foi observada maior taxa de remissão com a combinação com dextrometorfano. As taxas de resposta terapêutica em 6 semanas foram de 60,5% com dextrometornano associado, em comparação com 40,5% com bupropiona isolada.

depressao ensaio clinico

Depressão – sintomas, hipóteses e tratamento

O transtorno depressivo maior é umas das condições mais comuns existentes atualmente, cm prevalência na população mundial em torno de 10%.

O paciente apresenta episódios recorrentes de tristeza, lentificação de pensamento, podendo apresentar em últimos casos pensamentos suicidas e alterações físicas como dores pelo corpo.

Associado aos sintomas depressivos, o paciente pode apresentar ansiedade, angústia e diminuição de suas atividades psíquicas globais.

A fisiopatologia é provavelmente multifatorial, e algumas hipóteses buscam explicar a doença. A hipótese das monoaminas é a principal base na utilização de medicamentos antidepressivos atuais.

Observou-se que em estados de depleção de monoaminas há uma indução de estados depressivos, levando a um aumento no número de neuroreceptores. As monoaminas são substâncias bioquímicas que podem ser neurotransmissores. As principais são dopamina, noradrenalina, adrenalina e serotonina.

Outras hipóteses como a desregulação de neurorreceptores, anormalidades no eixo hipotalâmico-hipofisário, liberação de citocinas Inflamatórias e alterações neuroanatômicas também são propostas.

depressao ansiedade

A estimulação da prática de exercício físico é de extrema importância para a melhora do quadro, assim como um hábito dietético saudável. A base do tratamento é a psicoterapia, podendo ser associada ao uso de antidepressivos.

Na maioria dos casos, a indicação terapêutica de primeira escolha são os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), que bloqueiam o transporte de serotonina de volta à célula pré-sináptica, concentrando-a na fenda pré-sináptica.

Em casos graves, refratários ou com resistência a outros medicamentos, podem ser sugeridos antidepressivos tetracíclicos ou inibidores da monoamina oxidase (iMAO).

Referências:

Herriot Tabuteau et al. Effect of AXS-05 (Dextromethorphan-Bupropion) in Major Depressive Disorder: A Randomized Double-Blind Controlled Trial. The American Journal of Psychiatry. 2022. https://doi.org/10.1176/appi.ajp.21080800

Dan V. Iosifescu et al. Efficacy and Safety of AXS-05 (Dextromethorphan-Bupropion) in Patients With Major Depressive Disorder: A Phase 3 Randomized Clinical Trial (GEMINI). The Journal of Clinical Psychiatry. https://doi.org/10.4088/JCP.21m14345

Arielle Weg. FDA Approves First Fast-Acting Oral Drug for Clinical Depression That Works in 1 Week. 2022. https://www.prevention.com/health/a40983448/fda-approves-first-fast-acting-oral-drug-for-clinical-depression-auvelity/

Google search engine

1 COMENTÁRIO

  1. Quero mais informações de auvelity por favor
    Tenho depressão faço tratamento mais não tenho uma melhora significativa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui