Airsupra™: combinação de salbutamol e budesonida é aprovada para crise de asma

Airsupra salbutamol e budesonida crise de asma

A Asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por uma resposta exagerada a estímulos potencialmente não nocivos (pó, pólen, frio…). No mundo, 5% da população é acometida, e uma das maiores prevalências mundiais é vista no Brasil – 10% dos brasileiros são acometidos.

Além das terapias para as crises asmáticas, é importante que o paciente siga a terapia de manutenção, visando prevenir broncoespasmos e reduzir as crises de exacerbação em caso de potenciais exposições ambientais.

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou no início desse ano o uso de Airsupra™, uma nova opção terapêutica de resgate para pacientes adultos com asma. O medicamento é uma combinação dos já conhecidos albuterol (salbutamol) e budesonida.

Veja mais sobre a aprovação e indicações de uso.

Salbutamol e Budesonida: mecanismos de ação já conhecidos

O objetivo do tratamento é relaxar a musculatura brônquica E reduzir a inflamação nas vias aéreas pulmonares, para reduzir o risco de ataques asmáticos graves. Para isso, o medicamento é uma combinação de um β -agonista e um corticoide.

O Salbutamol (também conhecido como albuterol) é um agonista de receptor β2 de ação curta, o que acaba por promover um efeito de relaxamento na musculatura lisa brônquica – com consequente efeito broncodilatador.

O albuterol é frequentemente usado como uma medicação de resgate, pois fornece alívio rápido dos sintomas. No entanto, os pacientes podem continuar apresentando piora dos sintomas e permanecer com o risco de exacerbação, e a associação de budesonida pode evitar que os sintomas evoluam para uma crise.

A Budesonida é um glicocorticoide com grande efeito anti-inflamatório local – promove a diminuição da obstrução brônquica tanto na reação alérgica imediata quanto na tardia, levando ao alívio e controle da falta de ar em pacientes com asma.

broncodilatadores na asma beta agonistas β agonistas

Airsupra™: uma combinação eficaz

A combinação de um β-agonista de ação curta e um corticoide em um único inalador permite uma terapia de resgate, auxílio no controle da broncoconstrição e inflamação, e também reduz o risco de exacerbações.

Os estudos que permitiram a aprovação pela FDA foram o MANDALA de fase 3 e o estudo DENALI. No primeiro, mais de 1000 pacientes maiores de 12 anos foram avaliados e receberam pelo menos uma dose do medicamento combinado (180 mcg/160 mcg) ou de albuterol isolado por pelo menos 24 semanas. O desfecho primário foi o tempo até a primeira crise grave de asma. O risco de crise foi reduzido em 28% em comparação ao uso de albuterol sozinho.

O estudo DENALI avaliou diferentes doses da combinação (180 mcg/160 mcg ou 180 mcg/80 mcg), bem como o uso do β-agonista isolado, budesonida isolado e placebo. Mais de 50% dos pacientes em uso da combinação oferecida por Airsupra™ responderam de forma eficaz, com início de broncodilatação (aumento de pelo menos 15% no VEF1) em 30 minutos após a dose.

asma salbutamol e budesonida

Como prescrever?

O uso é indicado em duas inalações orais de 90 mcg de albuterol + 80 mcg de budesonida por inalação (dose total de 180 mcg de albuterol e 160 mcg de budesonida), conforme necessário para melhora dos sintomas. Não exceder mais de 6 doses (12 inalações) em 24 horas.

Orientações gerais de tratamento

Lembrar sempre que a primeira medida terapêutica em quadros não controlados é verificar o ambiente do paciente, adesão ao tratamento e a técnica inalatória.

Logo, além da terapia medicamentosa, é importante ressaltar que o paciente deve manter a casa limpa, sem pó. Evitar carpetes, cortinas e umidade. Além disso, evitar ficar próximo de tabagistas e de pessoas que usam muito perfume, e evitar ter animais domésticos dentro de casa.

Também é importante estimular o paciente a realizar exercícios físicos regulares, de preferência natação. Em pacientes com asma induzida por exercício, deve-se prescrever o uso de β2-agonista de curta duração inalatório antes da prática.

broncodilatadores na asma

Se quiser saber mais sobre o medicamento, acesse nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

Referências:

AIRSUPRA™ – HIGHLIGHTS OF PRESCRIBING INFORMATION. Initial U.S. Approval: 2023.

U.S. FOOD & DRUG ADMINISTRATION. FDA approves drug combination treatment for adults with asthma. https://www.fda.gov/drugs/news-events-human-drugs/fda-approves-drug-combination-treatment-adults-asthma

Papi A, Chipps BE, Beasley R, Panettieri RA Jr, Israel E, Cooper M, Dunsire L, Jeynes-Ellis A, Johnsson E, Rees R, Cappelletti C, Albers FC. Albuterol-Budesonide Fixed-Dose Combination Rescue Inhaler for Asthma. N Engl J Med. 2022 Jun 2;386(22):2071-2083. doi: 10.1056/NEJMoa2203163. Epub 2022 May 15. PMID: 35569035.

Chipps BE, Albers FC, Reilly L, Johnsson E, Cappelletti C, Papi A. Efficacy and safety of as-needed albuterol/budesonide versus albuterol in adults and children aged ≥4 years with moderate-to-severe asthma: rationale and design of the randomised, double-blind, active-controlled MANDALA study. BMJ Open Respir Res. 2021 Dec;8(1):e001077. doi: 10.1136/bmjresp-2021-001077. PMID: 34887317; PMCID: PMC8663093.

Chipps BE, Israel E, Beasley R, Panettieri RA Jr, Albers FC, Rees R, Dunsire L, Danilewicz A, Johnsson E, Cappelletti C, Papi A. Albuterol-Budesonide Pressurized Metered Dose Inhaler in Patients With Mild-to-Moderate Asthma: Results of the DENALI Double-Blind Randomized Controlled Trial. Chest. 2023 Mar 30:S0012-3692(23)00463-4. doi: 10.1016/j.chest.2023.03.035. Epub ahead of print. PMID: 37003355.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui