Ozanimod no tratamento de colite ulcerativa

colite

Um estudo foi publicado recentemente com novas perspectivas no tratamento da colite ulcerativa. Trata-se de um estudo clínico fase 3, no qual foi analisado a eficácia do fármaco Ozanimod (Zeposia®).

Colite ulcerativa

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal crônica, caracterizada por lesões e ulcerações na mucosa na região do reto ao cólon. Ocorre em cerca de 1 a cada 100.000 pessoas no mundo.

A escolha do tratamento depende da extensão e gravidade das lesões, e o objetivo maior é a remissão da atividade da doença. No quadro a seguir resumimos, de forma didática, um direcionamento para o esquema de tratamento.

colite
As informações aqui apresentadas são apenas um direcionamento do tratamento. Cada conduta deve ser direcionada conforme gravidade, resposta e tolerabilidade do paciente.

Ozanimod

O Ozanimod pertence a classe de imunomoduladores, sendo um antagonista do receptor de esfingosina-1-fosfato (S1P). Sua ação promove um sequestro de linfócitos de seus locais de inflamação crônica para órgãos linfoides periféricos.

O receptor S1P ou S1PR1 é uma proteína fortemente associada com a regulação, desenvolvimento e modulação imunológica. Este transportador tem a capacidade realizar diversas alterações intracelulares, como rearranjo de citoesqueleto, proliferação e motilidade celular, dentre outras funções.

A ativação de S1PR1 está associada com a sobrevida e proliferação das células imunológicas, principalmente linfócitos T. Sua ativação promove uma maior migração de linfócitos dos timócitos, local de maturação destas células. Timócitos deficientes nesta proteína apresentam menor ou quase nenhuma emigração do timo, bem como uma menor taxa proliferativa.

A ação do medicamento Ozanimod como antagonista de S1PR1 promove todo um processo de apoptose de células T e diminuição de sua contagem no plasma sanguíneo, uma vez que se encontram em estado menos proliferativo. Uma menor ativação destas células, poderia influenciar na dinâmica de doenças cuja ação se dá por efeito inflamatório crônico – efeito este, associado com a presença de linfócitos T.

Ozanimod em colite ulcerativa

Um estudo multicêntrico, randomizado e duplo cego foi realizado para avaliar a eficácia do Ozanimod em pacientes com colite ulcerativa ativa moderada a grave.

O cloridrato de ozanimod foi administrado via oral na dose de 1mg uma vez ao dia por cerca de 10 semanas (indução). Após este período, os pacientes que apresentaram resposta ao ozanimod foram submetidos a uma nova randomização para receberem o medicamento ou placebo.

Os resultados encontrados pelo estudo foram bastante favoráveis e promissores, uma vez que a taxa de remissão da doença com uso de ozanimod fora maior do que os com a utilização de placebo. Além disso outros desfechos secundários também foram avaliados, como o número de infecções graves ocorridas em pacientes.

Outros estudos clínicos avaliaram a eficácia do uso de ozanimod em comparação ao adalimumabe (Humira®) e o vedolizumabe (Entyvio®). Em ambos os casos, o ozanimod foi tão (ou mais) eficaz quanto os medicamentos em comparação.

 

Por fim, o Ozanimod parece eficaz como terapia de indução e manutenção em pacientes com colite ulcerativa ativa moderada a grave. Em maio deste ano o FDA aprovou seu uso no tratamento da colite ulcerativa.

—-

Gostou desse conteúdo? Fique por dentro das atualizações em Gastroenterologia e Farmacologia no nosso Portal.

_______________________________________________________________________

Referências:

SCOTT, F. L. et al. Ozanimod (RPC1063) is a potent sphingosine‐1‐phosphate receptor‐1 (S1P1) and receptor‐5 (S1P5) agonist with autoimmune disease‐modifying activity. British journal of pharmacology, v. 173, n. 11, p. 1778-1792, 2016.

RAY, Katrina. Ozanimod is efficacious in ulcerative colitis. Nature Reviews Gastroenterology & Hepatology, p. 1-1, 2021.

SANDBORN, William J. et al. Ozanimod as induction and maintenance therapy for ulcerative colitis. New England Journal of Medicine, v. 385, n. 14, p. 1280-1291, 2021.

BROOKS, M. FDA Approves Ozanimod (Zeposia) for Ulcerative Colitis. 2021. 

HARRISON, L. Ulcerative Colitis Study: Ozanimod Tops Adalimumab, Equals Vedolizumab. 2021. 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui