ASAS 2009: Critério Diagnóstico para Espondilite Anquilosante

dor nas costas criterio diagnostico espondilite anquilosante asas 2009

O critério diagnóstico de Espondilite Anquilosante (ASAS 2009) é um índice desenvolvido para auxiliar na confirmação diagnóstica da doença. Deve ser aplicado em pacientes com dor lombar há mais de 3 meses, com idade de início antes dos 45 anos, a fim de confirmar ou não a doença.

Veja como utilizar os critérios, bem como as pontuações e interpretação dos achados.

ASAS 2009 para Espondilite Anquilosante

O critério diagnóstico ASAS 2009 é composto por 3 critérios para a identificação da doença. Seu principal objetivo é confirmar o diagnóstico de espondilite anquilosante em pacientes sob investigação.

Como mencionamos, é composto por 3 critérios e deve ser aplicado em pacientes com dor lombar há mais de 3 meses, com idade de início antes do 45 anos. Veja cada um dos critérios:

  1. O paciente apresenta sacroileíte em exame de imagem?
  2. O paciente apresenta HLA-B27 positivo?
  3. Critérios comemorativos de espondiloartrite axial:
    • Dor lombar inflamatória.
    • Artrite.
    • Uveíte anterior.
    • Dactilite.
    • Psoríase, Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa.
    • Entesite.
    • Boa resposta a anti-inflamatórios não hormonais (AINHs).
    • História familiar de espondiloartrite.
    • HLA-B27 positivo.
    • PCR elevada.

dor nas costas espondilite anquilosante asas 2009

A confirmação do diagnóstico de Espondilite Anquilosante se dá quando uma das duas a seguir é verdadeira:

  • Sacroileíte em exame de imagem + pelo menos 1 critério comemorativo
  • HLA-B27 positivo + pelo menos 2 critérios comemorativos

E por que usar?

O ASAS 2009 permite a confirmação diagnóstica da espondilite anquilosante com sensibilidade e especificidade superior aos outros disponíveis, e é o mais utilizado atualmente.

Ainda, o conjunto de critérios proposto inclui espondilite anquilosante precoce (pré-radiográfica) e estabelecida, e inclui o alelo HLA-B27 como variável diagnóstica.

Esteja atento! Como limitação, destacamos que o critério diagnóstico pode excluir pacientes com início da doença após os 45 anos.

idoso dor nas costas criterio diagnostico para espondilite anquilosante

Quais os próximos passos?

Os exames complementares são importante para avaliação diagnóstica, avaliação de complicações e exclusão de diagnósticos diferenciais.

O objetivo do tratamento inclui: reduzir inflamação e achados sistêmicos, melhora álgica, assim como preservar e proteger articulações. Deve-se informar ao paciente que embora a doença seja crônica, apresenta boas perspectivas terapêuticas.

Lembre-se: Além do critério da ASAS, uma outra possibilidade de fazer o diagnóstico de Espondilite Anquilosante é por meio dos critérios de Nova York Modificados, que combinam critérios clínicos e radiográficos. Porém, estes critérios apresentam mais limitações.

dor nas costas espondilite anquilosante

Espondilite anquilosante e o papel do HLA-B27

A espondilite anquilosante é uma doença crônica inflamatória autoimune que acomete principalmente articulações da coluna vertebral e sacroilíacas. O principal alelo relacionado é o HLA-B27, presente em cerca de 90% dos pacientes.

Há três grandes hipóteses para a interação entre HLA-B27 e a espondilite anquilosante: a alteração genética pode resultar em (1) apresentação equivocada de antígenos, (2) alteração de dobramento da molécula de HLA e acúmulo de proteínas sem função ou (3) dímeros HLA-HLA.  Ainda, alguns peptídeos que se ligam ao HLA-B27 para serem apresentados podem ser altamente imunogênicos, estimulando um repertório de resposta de células T potencialmente exagerado – com “tendências” autoimunes.

Lembrando que apenas o fator genético não é capaz de desenvolver a doença. São necessários gatilhos para o aparecimento da Espondilite Anquilosante em indivíduos geneticamente suscetíveis – teorias sugerem que o gatilho seja uma infecção intestinal, culminando em uma cascata inflamatória.

Anteriormente escrevemos um artigo sobre o papel do HLA-B27 nas reumatopatias. Você pode acessá-lo clicando aqui.

genetica dna espondilite anquilosante

Saiba mais sobre este e outros critérios diagnósticos com WeMEDS®

O critério diagnóstico de Espondilite Anquilosante (ASAS 2009) foi proposto por membros da Assessment of SpondyloArthritis international Society (ASAS) em 2009, com o objetivo de atualizar e substituir a classificação da doença baseada nos critérios diagnósticos anteriores.

O trabalho foi dividido em dois artigos – parte I e parte II. Os critérios foram testados primeiro em toda a coorte de 649 pacientes de 25 centros diferentes e, em seguida, refinados e validados. A sensibilidade encontrada foi de 82,9% e a especificidade de 84,4%.

O artigo foi proposto na reunião EULAR 2008, encabeçado pelo Dr. Martin Rudwaleit, médico reumatologista e pesquisador no hospital universitário Charité – Universitätsmedizin Berlin. Sua pesquisa se concentra, principalmente, nas temáticas Espondilite Anquilosante e Espondiloartrite Axial.

Para saber mais sobre a doença, e esse e outros critérios diagnósticos, acesse o nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

Referências:

Rudwaleit M, et al. The development of Assessment of SpondyloArthritis international Society classification criteria for axial spondyloarthritis (part I): classification of paper patients by expert opinion including uncertainty appraisal. Ann Rheum Dis. 2009 Jun;68(6):770-6. doi: 10.1136/ard.2009.108217

Rudwaleit M, et al. The development of Assessment of SpondyloArthritis international Society classification criteria for axial spondyloarthritis (part II): validation and final selection. Ann Rheum Dis. 2009 Jun;68(6):777-83. doi: 10.1136/ard.2009.108233.

Chen B, Li J, He C, Li D, Tong W, Zou Y, Xu W. Role of HLA-B27 in the pathogenesis of ankylosing spondylitis (Review). Mol Med Rep. 2017 Apr;15(4):1943-1951. doi: 10.3892/mmr.2017.6248.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui