Alzheimer e infecção por H. pylori: qual a relação?

Alzheimer e infecção por H. pylori

A Doença de Alzheimer é uma doença neurológica degenerativa de evolução lenta e progressiva, que cursa com perda de capacidades mentais cognitivas. É a forma de demência mais comum no mundo (60% dos casos), afetando cerca de 40 milhões de pessoas.

Alguns estudos sugerem que diversos agentes patogênicos possam desempenhar papel no desenvolvimento da doença. Para avaliar essa “hipótese infecciosa”, um estudo recente propôs a associação entre a Doença de Alzheimer e infecção por H. pylori. O trabalho foi publicado na revista Alzheimer’s & Dementia.

Entenda mais sobre o estudo que avaliou a infecção por Helicobacter pylori e o risco de Doença de Alzheimer

A fim de avaliar essa hipótese infecciosa – patógenos como a Helicobacter pylori poderiam atuar no desenvolvimento da Doença de Alzheimer (DA) – foi realizado um estudo de coorte de base populacional com pessoas sem diagnóstico de demência com 50 anos de idade ou mais.

O estudo foi realizado com dados coletados do Clinical Practice Research Datalink do Reino Unido, no período de 1988 – 2017, englobando 4.262.092 pacientes. Foram avaliados os casos de infecção por H. pylori com manifestação clínica com um período de notificação de até dois anos antes do registro dos dados.

Dentro da coorte de estudo, alguns grupos foram definidos: (1) diagnóstico de DA e 1 ou mais prescrições de medicamentos específicos em qualquer sequência, (2) diagnóstico de demência não especificado seguido de ≥ 2 prescrições de medicamentos para DA, (3) dois registros ou mais de um diagnóstico de DA, (4) diagnóstico de DA após um teste de demência (Minimental) ou (5) diagnóstico de DA e qualquer outro sintoma de demência (memória, afasia, apraxia).

Leia também: Doença de Alzheimer – é possível prever com precisão?

doença de alzheimer e infecção por h. pylori

Para definir um caso de infecção por Helicobacter pylori clinicamente aparente os autores tiveram como base o cumprimento de pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Teste pylori positivo (teste respiratório de ureia, teste monoclonal de antígeno fecal) e terapia de erradicação dentro de 30 dias após o teste.
  • Diagnóstico de doença relacionada à pylori ou complicação relacionada (dispepsia funcional ou não avaliada, úlcera gástrica ou duodenal não especificada, gastrite não especificada ou gastrite por H. pylori confirmada) e terapia de erradicação dentro de 30 dias do diagnóstico.
  • Diagnóstico de linfoma de tecido linfoide associado à mucosa gástrica (MALT) ou câncer gástrico não-cárdico.

cancer de pancreas dor

Alzheimer e infecção por H. pylori

Dentre todos os indivíduos livres de demência no início do estudo, aproximadamente 40 mil desenvolveram a Doença de Alzheimer em cerca de 11 anos de acompanhamento.

No estudo, foi observado um aumento de risco de Doença de Alzheimer em cerca de 11% nos pacientes maiores de 50 anos que foram expostos à bactéria H. pylori, chegando a um pico de 24% de aumento de chances quando visto uma década após o início da infecção clinicamente aparente.

Para explicar a relação entre o patógeno e o Alzheimer, foi proposta uma ligação entre H. pylori e o sistema nervoso central. A bactéria poderia acessar o cérebro através do eixo oral-nasal-olfatório ou por monócitos circulantes infectados através de uma barreira hematoencefálica rompida, potencialmente levando a neuroinflamação, dano neuronal, e neurodegeneração.

Diante de tais resultados se faz cada vez mais importante o tratamento correto para a infecção por Helicobacter pylori, uma vez que seu correto manejo pode resultar em uma menor probabilidade desenvolvimento de Doença de Alzheimer e demência a longo prazo.

alzheimer

Referências:

Douros A, Ante Z, Fallone CA, et al. Clinically apparent Helicobacter pylori infection and the risk of incident Alzheimer’s disease: A population-based nested case-control study. Alzheimer’s Dement.2023;1-9. https://doi.org/10.1002/alz.13561

 

Zhan, X., Stamova, B., Jin, L. W., DeCarli, C., Phinney, B., & Sharp, F. R. (2016). Gram-negative bacterial molecules associate with Alzheimer disease pathology. Neurology, 87(22), 2324–2332. https://doi.org/10.1212/WNL.0000000000003391

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui