FDA autoriza Galaxy Watch para monitorar Apneia do Sono

Na semana passada, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos autorizou o recurso para monitorar sinais de apneia do sono da Samsung (disponível para o Galaxy Watch). O objetivo do aplicativo é detectar sinais de apneia obstrutiva do sono moderada a grave em adultos e idosos que não foram diagnosticados previamente.

Como funciona o recurso do Galaxy Watch para monitorar apneia do sono?

As tecnologias “vestíveis” (wereables) representam um potencial para conectar intervenções médicas e o uso do corpo humano como ferramenta de dados (a chamada internet do corpo).

Os principais wereables são os relógios inteligentes (smartwatches), que usam o monitoramento da saúde como foco principal – e apresentam diversos recursos bem populares, como avaliação da frequência cardíaca e contador de passos.

O recurso de monitorização do sono também é amplamente utilizado, mas nenhum havia sido aprovado por agências regulatórias até então.

FDA autoriza Galaxy Watch para monitorar Apneia do Sono

O “Apneia do Sono” da Samsung usa sensores integrados ao smartwatch para monitorar o sono do usuário em busca de interrupções respiratórias significativas associadas à apneia moderada a grave.

A monitorização ocorre por pelo menos duas noites em um período máximo de 10 dias. Deve ser utilizada apenas por usuários maiores de 22 anos que não foram previamente diagnosticados com apneia obstrutiva do sono, e com um período de pelo menos 4 horas de sono.

O recurso estará disponível no terceiro trimestre desse ano, através do aplicativo Samsung Health Monitor no Galaxy Watch.

Lembrando que o uso do recurso de monitorização não dispensa os métodos tradicionais de diagnóstico e a consulta com um médico especializado.

relógio para monitorar sono

Leia também: STOP-BANG para diagnóstico da apneia obstrutiva do sono.

 

Apneia Obstrutiva do Sono: uma condição relativamente comum

A apneia obstrutiva do sono é uma condição em que há episódios de obstrução das vias aéreas superiores de forma repetitiva durante o sono, resultando em diminuição da respiração (hipopneia = estreitamento) ou eliminação da respiração (apneia = colapso e obliteração).

A doença acomete cerca de 5% dos homens e 2,5% das mulheres, e a prevalência aumenta com a idade – em maiores de 65 anos, a prevalência é maior que 10%.

Uma vez que é uma condição relativamente comum, deve ser suspeitada em todos os pacientes com fatores de risco (aumento da idade, obesidade, tabagismo, anormalidades craniofaciais etc.) e que apresentem sinais/sintomas compatíveis.

O diagnóstico é firmado através da confirmação dos episódios durante um estudo do sono: a polissonografia – um exame em que o paciente geralmente vai em uma clínica especializada e passa a noite por lá monitorizado, e são avaliados alguns dados: ondas cerebrais, níveis de oxigênio e dióxido de carbono sanguíneo, sinais vitais, movimentos/roncos.

A partir deste exame, calcula-se o Índice de apneia-hipopneia (IAH) que nada mais é que o número de apneias + hipopneias / total de horas dormidas. O diagnóstico é feito quando o valor de IAH é maior que 5/hora.

stop bang score apneia do sono

Com a utilização do índice apneia-hipopneia, também é possível determinar a gravidade da condição.

Na doença leve, o IAH está entre 5-15/hora. São pacientes assintomáticos ou com pouca sonolência diária. Como estágios de sono de onda lenta são preservados, sinais cardiovasculares como hipertensão sistêmica geralmente não estão presentes

Em casos moderados, a IAH é entre 15-30/hora. Os pacientes sabem que apresentam uma sonolência diária excessiva, e frequentemente se envolvem em acidentes de trânsito por causa disso. Sinais cardiovasculares e outras complicações já podem estar presentes.

Casos graves apresentam IAH >30/hora, e os pacientes relatam uma sonolência diária grave, literalmente dormindo sentado em diversas situações. Há um grande risco de complicações cardiovasculares e endocrinometabólicas.

 

Referências:

Samsung Newsroom. Samsung’s Sleep Apnea Feature on Galaxy Watch First of Its Kind Authorized by US FDA. Feb 10, 2024. Disponível aqui.

U.S. FOOD & DRUG ADMINISTRATION. FDA News Release – FDA Roundup: February 9, 2024. Disponível aqui.

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui