Avaliação da idade gestacional pelo método de Capurro Somatoneurológico

doença de chagas congenita

O método de Capurro Somatoneurológico é um exame físico/neurológico do recém-nascido, que tem como objetivo avaliar a idade gestacional.

Seu uso é aplicado em casos nos quais outros métodos de avaliação de idade gestacional não estão disponíveis – como quando a mãe não realizou ultrassonografia, ou não sabe a data da última menstruação.

Saiba mais como utilizar este critério na prática clínica.

Capurro somatoneurológico: definição, quando e por que usar

Idealmente, a avaliação da idade gestacional do recém-nascido deverá ser feita durante a gestação – através da data da última menstruação (Regra de Nagelle) e/ou ultrassonografia. No entanto, em casos de imprecisão, métodos clínicos/neurológicos são utilizados para esse fim.

Em 1970, Dubowitz descreveu uma série de critérios ao exame físico que definiriam com certa exatidão a idade do recém-nascido. No entanto, por ser muito extensos, novos métodos foram descritos baseados na descrição original de Dubowitz.

A avaliação da idade gestacional neonatal por Capurro somatoneurológico (ou Capurro somático e neurológico) é um exame físico/neurológico do recém-nascido, com objetivo de identificar a idade gestacional para recém-nascidos acima de 29 semanas, sem danos cerebrais ou disfunção neurológica.

O método permite avaliar a idade gestacional utilizando menos variáveis que o método de Dubowitz, mas com coeficiente de correlação e erro semelhantes. Ainda, é mais utilizado que o Capurro somático.

Veja como utilizar.

Avaliação da idade gestacional pelo método de Capurro

Critérios, pontuações e interpretação

A avaliação da idade gestacional neonatal (Capurro somatoneurológico) é composta por 6 variáveis para a identificação da idade gestacional – 4 somáticos e 2 neurológicos: (1) textura da pele, (2) pregas plantares, (3) glândulas mamárias, (4) sinal do xale, (5) posição da cabeça ao levantar o recém-nascido e (6) formato da orelha.

Veja cada um deles, como utilizar, as pontuações para cada critério e como interpretar seus achados.

capurro somatoneurologico

A interpretação se dá da seguinte maneira: a idade gestacional em dias = Pontuação na avaliação + 200.

 

Lembre-se:

Além do Capurro somático/somatoneurológico, o método de New Ballard também é amplamente utilizado – sendo este último mais preciso, visto que avalia um número maior de características neurológicas. É a alternativa mais indicada em caso de neonatos prematuros.

Ainda, é importante destacar: o Capurro somatoneurológico não é indicado quando o bebê apresenta dano cerebral ou disfunção neurológica.

neonato uti

Saiba mais sobre este e outros critérios clínicos com WeMEDS®

O escore foi desenvolvido a partir da avaliação da idade gestacional em 115 recém-nascidos, pelo método de Dubowitz. As mães eram saudáveis, a gravidez foi controlada, o tempo de amenorreia era conhecido, baseado em ciclos menstruais regulares e não tomaram anticoncepcionais hormonais por um ano antes de engravidar.

A partir das 21 variáveis avaliadas pelo método Dubowitz, procurou-se reduzir o número de variáveis a serem testadas, utilizando um método de regressão linear múltipla. Após sucessivas análises, aquelas variáveis com coeficiente de regressão não significativamente diferente de zero, no nível de significância selecionado (P = 0,05), foram descartadas.

O método Capurro somatoneurológico, simplificado com apenas seis variáveis, tem coeficiente de correlação e erro semelhantes aos de Dubowitz.

No nosso app WeMEDS® você acessa o conteúdo completo deste e de outros escores e critérios clínicos. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

Referências:

Capurro H, Konichezky S, Fonseca D, Caldeyro-Barcia R. A simplified method for diagnosis of gestational age in the newborn infant. J Pediatr. 1978;93(1):120-122. doi:10.1016/s0022-3476(78)80621-0. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/650322/

Dubowitz LM, Dubowitz V, Goldberg C. Clinical assessment of gestational age in the newborn infant. J Pediatr. 1970 Jul;77(1):1-10. doi: 10.1016/s0022-3476(70)80038-5. PMID: 5430794. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/5430794/

Ballard JL, Novak KK, Driver M. A simplified score for assessment of fetal maturation of newly born infants. J Pediatr. 1979 Nov;95(5 Pt 1):769-74. doi: 10.1016/s0022-3476(79)80734-9. PMID: 490248. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/490248/

CURRENT Diagnosis and Treatment Pediatrics – William W. Hay Jr. et al – 23rd Edition (2016). – Lange.

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui