A Morte de Ivan Ilitch – Reflexões sobre o fim da existência humana

a morte de ivan ilitich

INTRODUÇÃO

O livro “A Morte de Ivan Ilitch”, lançado pela editora L&PM Pocket no ano de 1997, relata a história de Ivan Ilitich, um homem que não conseguiu aprender a viver nem a morrer, mas que durante seu árduo processo de padecimento tentou encontrar respostas sobre essas questões.

A obra é de autoria de Liev Tolstói, um autor que não possuía nenhuma medo ou receio de discorrer sobre temas delicados envolvendo a morte e as experiências decorrentes do processo de envelhecimento.

O autor sempre se colocou contrário ao pensamento político, social, artístico e religioso da sua época, principalmente quando a questão era sobre as ideologias que estabeleceram e mantem a estratificação financeira da sociedade.

“A Morte de Ivan Ilitch” foi escrita por Liev Tolstói durante seus últimos anos de vida durante seu isolamento em um mosteiro buscando a reclusão para refletir sobre a natureza e praticar a contemplação religiosa, à desgosto de seus familiares e amigos próximos.

O LIVRO

Ivan Ilitch era um burocrata e a história do livro começa, cronologicamente, pelo seu final com os comentários dos seus colegas de trabalho do Tribunal de Justiça sobre sua morte. Acompanhamos então que eles, no lugar de lamentações pelo seu falecimento, discutem sobre trocas de cargos e promoções no trabalho, uma vez que a vaga de Ivan estava agora livre. Assim, o autor nos mostra o lado miserável dos homens que se mantêm distantes do sofrimento alheio enquanto se preocupam com seus interesses particulares e egoístas.

A Morte de Ivan Ilitch - Reflexões sobre o fim da existência humanaO protagonista começou a sua carreira em uma província russa como emissário e secretário particular do governador local, após se formar em Direito, por indicação de seu pai. Ivan sempre soube que seu destino seria esse, ficar migrando de cargo em cargo por indicações de seu pai ou outros conhecidos influentes, mesmo que, por si só, não tivesse mérito algum que o levasse a tais posições.

Ivan passou a sua vida seguindo religiosamente a cartilha dos burocratas, sempre frequentando lugares de elite, bajulando pessoas poderosas e influentes, humilhando aqueles que possuíam cargos inferiores e exaltando sua posição de comando e ordens. Até mesmo quando se casou ele teve como prioridade em sua escolha a conveniência e benefícios sociais que a união poderia lhe proporcionar em detrimento do amor e do companheirismo da união.

Como não poderia ser diferente, os anos se passaram dentro do seu casamento com Praskovya Fiodorovna, uma mulher da elite, gerando como frutos somente amarguras, brigas e reclamações durante a vida. Sua esposa era extremamente mal humorada, materialista e superficial, o que fazia Ivan permanecer quase o tempo todo dentro de seu ambiente de trabalho para evitar ter que se relacionar constantemente com ela.

Após alguns anos nesta vida sofrível, Ivan Ilitch sofre um acidente em casa e machuca um dos flancos, a região dos rins. O quadro doloroso persistiu por muito tempo junto a um gosto amargo no paladar, contudo, o protagonista não dava atenção a tais sinais. Quando finalmente procurou ajuda de médicos, nenhum sabia lhe informar o que realmente tinha e Ivan teve que começar a se acostumar e refletir sobre a ideia da aproximação da morte.

Cheio de angústias, Ivan se torna ainda mais frio e violento com o medo da morte. Esse medo só apaziguado, de certa maneira, pela presença do honesto e calmo empregado Gerassim, que o conforta a partir deste ponto da história e das novas emoções pelas quais o protagonista é agora exposto.

ANÁLISE E MOTIVOS PARA LER

O autor Liev Tolstói nos aproxima do sentimento de finitude da vida ao relatar os sofrimentos e angústias vivenciados por Ivan Ilitch no fim de sua existência. O protagonista luta com todas as suas forças para não reconhecer que sua vida medíocre baseada em leis e padrões financeiros, sem perspectivas de vida própria e produtivas estava chegando ao fim longe da aparente dignidade que ele atribuía ao caminho escolhido.A Morte de Ivan Ilitch - Reflexões sobre o fim da existência humana

O livro traz grandes ensinamentos, principalmente para estudantes e profissionais da área da saúde que convivem com a face da morte no exercícios de suas profissões. O autor nos faz refletir como estamos lidando com a vida e sobre quais decisões estamos tomando. Os valores da sociedade atual são amplamente questionados e colocados contra os valores mais nobres como o amor, a amizade, a igualdade e o apoio ao próximo. Afinal, qual desses dois caminhos realmente nos conduzirão para uma experiência de vida (e morte) plena?

ONDE ENCONTRAR

O livro pode ser encontrado para compra no site da AMAZON e em outras grandes livrarias virtuais.

FICHA TÉCNICA

Título: A morte de Ivan Ilitch

Autor: Liev Tolstói

Editora: L&PM Editores

Ano: 1997

Aproveite e leia também a resenha do livro O DEMÔNIO DA MEIO-DIA.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui