Dia nacional da vacinação: 6 mitos sobre as vacinas contra a COVID-19.

COVID-19

No dia 17 de outubro é comemorado o dia nacional da vacinação, data promovida para incentivar e conscientizar a população sobre a importância das vacinas.  Elencamos aqui alguns mitos sobre as vacinas contra a COVID-19 que provavelmente você já deve ter ouvido falar:

1.     As vacinas podem aumentar o número de variantes do vírus.

As vacinas contra a COVID-19 não criam nem causam variantes do coronavírus. Pelo contrário, vacinar a população ajuda a prevenir o surgimento delas!

Novas variantes de um vírus surgem porque o vírus muda constantemente por um processo contínuo e natural de criação de mutações. Falamos um pouco disso no nosso post sobre variantes.

À medida que se espalha, o vírus tem mais oportunidades de mutação. A alta cobertura de vacinação em uma população reduz a disseminação do vírus e ajuda a prevenir o surgimento de novas variantes.

 

2.     Todos os efeitos adversos já reportados são necessariamente das vacinas.

As notificações de eventos adversos ao após a vacinação, incluindo mortes, não significam necessariamente que a vacina causou um problema de saúde.

Qualquer pessoa pode relatar efeitos adversos ao Notivisa (Sistema de Notificação em Vigilância Sanitária) após a administração de uma vacina. Esses eventos adversos são estudados por especialistas em segurança de vacinas que procuram por um número consideravelmente alto de problemas de saúde, ou um padrão de problemas, depois que as pessoas recebem uma vacina específica.

 

3.     As vacinas contêm microchips ou podem te deixar magnético.

Não! As vacinas contra COVID-19 não contêm microchips ou qualquer componente que o torne magnético. As vacinas atuam estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos. Não são desenvolvidas para rastrear movimentos e são isentas de metais em sua composição.

covid-19 vacinas

4.     As vacinas alteram o DNA.

covid-19 vacinasAs vacinas contra a COVID-19 não alteram ou interagem com o DNA.

As vacinas de vetor viral e mRNA oferecem material genético para as nossas células produzirem anticorpos contra o vírus, e todo o aparato necessário para essa produção encontra-se no citoplasma da célula. O DNA está localizado (e protegido) no núcleo, e o conteúdo das vacinas não é capaz de adentrar.

 

5.     Como crianças não podem tomar as vacinas contra COVID-19, grávidas ou pessoas que pretendem engravidar também não podem.

As vacinas contra a COVID-19 são recomendadas para adultos, independente da vontade de engravidar. Inclusive, vacinas que não sejam de vetor viral podem ser administradas em gestantes e alguns estudos indicam que podem estimular a produção de anticorpos no bebê.

A vacinação em crianças ainda não é liberada pois os estudos de eficácia ainda não foram concluídos.

covid-19 vacinas

6.     Tomar a vacina e contrair a doença é a mesma coisa.

Nenhuma das vacinas contra a COVID-19 contém o coronavírus vivo.

As vacinas direcionam o nosso sistema imunológico a reconhecer e combater o vírus para que, durante uma infecção, a resposta seja mais rápida e os sintomas mais leves.

Durante o processo de produção de anticorpos é possível identificar alguns sintomas, que podem ser semelhantes à COVID-19. Porém, tendem a ser sintomas leves, apenas indicando a construção de uma proteção, e não a doença em si.

 

Bônus (nem tão mito assim): As vacinas alteram o ciclo menstrual.

covid-19 vacinasMuitas coisas podem afetar os ciclos menstruais, incluindo estresse, distúrbios de sono e mudanças na dieta ou exercícios.

As infecções e a resposta imunológica também podem afetar os ciclos menstruais, uma das razões pelas quais não podemos afirmar nem negar a existência da relação entre a vacina contra a COVID-19 e as alterações menstruais.

Falamos com mais detalhes sobre esse item aqui.

 

Conclusão

Todas as vacinas precisam passar por um processo rigoroso de etapas até a sua aprovação e distribuição à população. Essas etapas incluem ensaios em animais e ensaios clínicos, para garantir a eficácia e o monitoramento dos efeitos adversos.

Vacinas são seguras e salvam vidas!

________________________________________________________________________

Referências:

Myths and Facts about COVID-19 Vaccines. 

COVID-19 Vaccines for People Who Would Like to Have a Baby

Ministério da Saúde. NOTA TÉCNICA Nº 2/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui