INTRODUÇÃO
O livro “O Futuro da Humanidade”, lançado em 2005, relata a história do estudante de medicina Marco Polo, que ao entrar no ambiente médico acadêmico é confrontado em sua ética e moral por atitudes tomadas por seus professores e que, posteriormente, percebe que estas também se fazem presentes no contexto geral da sociedade.
O LIVRO
O livro “O Futuro da Humanidade” relata a história de Marco Polo, um jovem estudante de medicina. Logo no início da história, o protagonista já se depara com um grande conflito ético e moral dentro da faculdade: os cadáveres utilizados durante as aulas de anatomia são tratados de forma muito fria por seus professores, que não se importam com a identidade e histórias das pessoas que têm seus corpos ali estudados.
Diante disso, Marco Polo se dedica ao objetivo de identificar e conhecer a história por trás daqueles corpos no laboratório. O jovem conhece um inteligente e lírico mendigo, de nome Falcão, que mostra a ele, sobre outro ponto de vista, a realidade daquelas pessoas que vivem em situação de rua.
Ao decorrer da história, Marco Polo descobre que o mendigo era, na verdade, um professor de filosofia muito reconhecido. Falcão, o andarilho e professor, decidiu por viver nas ruas para poupar sua família de mais sofrimentos, após o mesmo desenvolver distúrbios psiquiátricos.
Com muita insistência, o estudante consegue fazer com que Falcão vá ao laboratório de anatomia para tentar identificar alguns dos corpos que lá estão. O mendigo reconhece alguns de seus amigos, também moradores de rua, e, entre eles, um respeitado professor de medicina que abandonou sua carreira após perder toda a família em um acidente.
Além disso, o ex-professor de medicina era um dos fundadores da universidade de Marco Polo, sendo que um de seus atuais professores revela grande espanto ao saber deste fato. A partir desse ponto, uma nova norma é criada: todos os estudantes de medicina devem identificar, conhecer e relatar a história de vida dos corpos estudados no laboratório de anatomia.
Após se formar na faculdade de medicina, o jovem médico se depara com mais um grande obstáculo, o de fazer com que a sociedade e o meio médico entendam que os pacientes psiquiátricos necessitam de muito mais do que somente tratamentos medicamentos. Assim, ele propõe que estes pacientes sejam tratados com mais compaixão, respeito, diálogo e amor.
A teoria de Marco Polo para o “Futuro da Humanidade” é que todas as pessoas e todas as suas respectivas ações causam impacto na sociedade, podendo ser este bom ou mau. Ligados e entrelaçados por uma teia social invisível, cada um de nós temos um papel fundamental na história, na evolução e no futuro da raça humana.
ANÁLISE E MOTIVOS PARA LER
O livro “O Futuro da Humanidade” se trata de um excelente romance, dividido em 28 capítulos, onde nos é mostrado como o respeito, o diálogo e a compaixão pelo próximo são fundamentais em qualquer circunstância.
Marco Polo é, sem dúvida, um exemplo de caráter que muitas pessoas almejam. Consciente, persistente e corajoso, ele nos mostra como ser apaixonado pelas pessoas pessoas e pela vida torna nossa existência mais significantes.
O livro é uma grande viagem pelo universo da psicologia humana e nos faz refletir sobre as injustiças sociais do presentes, principalmente sobre o preconceito, mudando nossa forma de agir diante de diversas situações cotidianas.
ONDE ENCONTRAR
O livro pode ser encontrado para compra no site da AMAZON e em outras grandes livrarias virtuais do país.
Ficha Técnica
Lançamento: 15/06/2005
Título original: O futuro da humanidade
Idioma: Português
Autor: Augusto Cury
Editora: Arqueiro
Aproveite e leia a resenha sobre o excelente livro MORTAIS