Um grande estudo, coordenado por neurocientistas do consórcio internacional ENIGMA, revelou alterações importantes na estrutura cerebral de pacientes com anorexia nervosa.
Anorexia nervosa
A anorexia nervosa é um distúrbio psiquiátrico no qual o paciente tem uma importante distorção da própria imagem corporal, acreditando estar sempre acima do peso. Como consequência começa a mal se alimentar e/ou fazer exercícios em excesso.
Difere da bulimia nervosa, na qual não existe uma distorção da imagem corporal, mas sim uma alimentação voraz com um posterior comportamento compensatório (como vômitos induzidos).
A anorexia é mais comum na adolescência, e cerca de 10 vezes mais frequente em mulheres do que em homens. A etiologia exata ainda é desconhecida, mas os fatores psicossociais possuem alta influência, como autoaceitação, desenvolvimento de personalidade e problemas de relacionamentos.
Fatores genéticos e biológicos também podem estar associados, como as alterações de opioides endógenos. Ainda, o padrão de anormalidades cerebrais estruturais já foi estudado, porém ainda não bem compreendido.
Uma metanálise recente trouxe novidades nessa área, buscando esclarecer a extensão, magnitude e dependências das alterações da substância cinzenta na anorexia nervosa.
Alterações cerebrais observadas em pacientes com AN
Uma metanálise publicada na revista Biological Psychiatry incluiu exames de ressonância magnética (em T1) de 22 centros médicos. Na análise, foram avaliadas 685 mulheres com anorexia nervosa, e quase mil controles saudáveis.
Além da comparação de caso-controle, foi realizada a análise de três grupos comparando controles saudáveis com pacientes em estágio agudo e abaixo do peso, e aquelas em tratamento e com peso parcial restaurado.
O grupo de pesquisadores observou que as pacientes apresentavam redução de espessura cortical, volume subcortical e, em menor grau, na área de superfície cortical em comparação as participantes saudáveis.
Esses achados foram associados também ao menor índice de massa corporal (IMC) no grupo de pacientes, e menos pronunciados nos pacientes com peso parcial restaurado – ressaltando os efeitos da desnutrição. Nesse sentido, os pesquisadores confirmam a importância de considerar a recuperação do peso das pacientes, mesmo que de forma discreta, visando reduzir os déficits encontrados e prevenir alterações estruturais cerebrais potencialmente duradouras.
Em um comunicado à Science Daily News, a autora principal do artigo comenta: “Descobrimos que as grandes reduções na estrutura cerebral, que observamos nos pacientes, eram menos perceptíveis em pacientes já em recuperação. Isso é um bom sinal, porque indica que essas mudanças podem não ser permanentes. Com o tratamento certo, o cérebro pode ser capaz de se recuperar.”
Consórcio ENIGMA
Segundo os autores do artigo publicado, os efeitos neurais observados foram mais proeminentes em pacientes com anorexia nervosa em comparação aos pacientes com os diferentes distúrbios estudados até o momento no consórcio ENIGMA.
O ENIGMA (do inglês, ENHANCING NEURO IMAGING GENETICS THROUGH META ANALYSIS) é um esforço internacional para reunir pesquisadores em genômica de imagem, neurologia e psiquiatria, buscando entender a ligação entre estrutura cerebral, função e saúde mental.
Atualmente, existem 50 grupos participantes, atuando em diversas doenças como depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, epilepsia e distúrbios alimentares. Na página do consórcio é possível encontrar mais informações sobre os grupos participantes, eventos, protocolos, e as publicações mais relevantes associadas. Para saber mais, clique aqui.
—
Referências:
Esther Walton, Fabio Bernardoni, Victoria-Luise Batury, et al. Brain Structure in Acutely Underweight and Partially Weight-Restored Individuals with Anorexia Nervosa – A Coordinated Analysis by the ENIGMA Eating Disorders Working Group. Biological Psychiatry – A Journal of Psychiatric Neuroscience and Therapeutics. May 31, 2022. https://doi.org/10.1016/j.biopsych.2022.04.022
University of Bath. (2022, June 7). Large study reveals stark changes in brain structure for people with anorexia. ScienceDaily. Retrieved July 5, 2022, from www.sciencedaily.com/releases/2022/06/220607120952.htm
Anorexia pode causar atrofia significativa de estruturas cerebrais essenciais – Medscape – 5 de julho de 2022.