

O Ministério da Educação (MEC) lançou o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (EnaMED), com o objetivo de unificar a avaliação da formação médica no Brasil e permitir que seus resultados sejam utilizados como critério de acesso à residência médica. A aplicação do exame será responsabilidade do Inep, em parceria com a Ebserh.
Entenda mais sobre essa nova iniciativa.
Ministério da Educação lança Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica
O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (EnaMED) é uma ação promovida pelo Ministério da Educação (MEC), sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Durante o lançamento da nova proposta, o ministro Camilo Santana destacou que o exame visa assegurar a qualidade da formação médica, sendo discutido por um grupo de trabalho com representantes de conselhos, entidades de classe e instituições públicas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou a importância de uma formação voltada ao cuidado humanizado e orientada por resultados, enfatizando a avaliação tanto do progresso do estudante quanto da instituição formadora.
Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o EnaMED proporcionará uma avaliação anual padronizada, contribuindo com dados qualificados para a regulação da formação médica no país.
Quais os objetivos do EnaMED?
Segundo o MEC, a proposta de avaliação da formação médica visa assegurar que os estudantes formados nos cursos de Medicina tenham desenvolvido as competências e habilidades previstas nas diretrizes curriculares nacionais.
Além de servir como ferramenta diagnóstica, essa avaliação oferece subsídios valiosos para o aprimoramento dos cursos, contribuindo diretamente para a elevação da qualidade da educação médica no Brasil.
Ao integrar a avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) com a prova objetiva do Enare (Exame Nacional de Residência), essa iniciativa também busca aperfeiçoar o processo seletivo para a residência médica, tornando-o mais eficiente e coerente com as exigências da formação médica contemporânea. Essa unificação não apenas otimiza o acesso à residência, como também promove maior transparência e equidade no processo.
Outro aspecto central, segundo o MEC, é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), ao garantir que os futuros médicos estejam devidamente capacitados para atuar com qualidade, responsabilidade e alinhamento às necessidades do sistema público de saúde.
Como será a prova do EnaMED?
A partir de 2025, o EnaMED será aplicado anualmente, com a proposta de unificar as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação do Enade para cursos de Medicina e da prova objetiva de acesso direto do Enare.
As inscrições devem abrir a partir de julho deste ano, e o exame é obrigatório para todos os alunos concluintes do curso de Medicina. Médicos já formados poderão se inscrever para usar a nota no Enare, nos programas de Acesso Direto. A participação dos estudantes será gratuita, enquanto os formados pagarão taxa, salvo isenção prevista em edital.
A prova do EnaMED está prevista para outubro de 2025, e terá 100 questões de múltipla escolha, abordando as maiores áreas da medicina: clínica médica, cirurgia geral, GO, pediatria, medicina da família e da comunidade, saúde mental e saúde coletiva.
A previsão do MEC é de que cerca de 42 mil estudantes concluintes participem da primeira edição, abrangendo 300 cursos de Medicina em 200 municípios.
—
Referências:
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep. MEC lança exame para avaliar a formação médica no Brasil. Publicado em 23/04/2025.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep. ENAMED – EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO MÉDICA.
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO – PORTARIA MEC Nº 330, DE 23 DE ABRIL DE 2025. Institui o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica – Enamed.