O novo método de maior acurácia de avaliação do corpo humano foi publicado no periódico Radiology, em julho deste ano. O chamado Heart Atlas foi desenvolvido utilizando uma inovadora técnica de imagem que emprega um síncrotron – um tipo avançado de acelerador de partículas.
Esse novo método permite capturar a estrutura anatômica completa do coração com uma precisão de até 20 micrômetros (para fins de comparação, equivale a cerca de metade da espessura de um fio de cabelo humano).
Heart Atlas: visão completa do coração cerca de 25 vezes superior à TC
Publicado na revista internacional Radiology em julho deste ano, o novo método de avaliação cardíaca, chamado Heart Atlas, forneceu imagens de alta resolução do coração.
A pesquisa foi conduzida por uma equipe liderada pela University College London (UCL) e pelo European Synchrotron Radiation Facility (ESRF). Eles empregaram Tomografia Hierárquica por Contraste de Fase (HiP-CT) para gerar imagens post-mortem de dois corações humanos adultos, sendo um deles saudável e o outro sabidamente doente.
Já houve estudos anteriores com síncrotrons realizados em corações fetais e de pequenos animais, porém esta é a primeira vez que órgãos adultos completos foram analisados com essa técnica.
Essa técnica proporciona uma visão tridimensional detalhada de todo o coração, permitindo a visualização de tecidos moles que normalmente não são detectados por meio de outros exames de imagem.
A nova técnica permite capturar uma visão tridimensional completa do coração com uma resolução cerca de 25 vezes superior à de uma tomografia computadorizada convencional, ampliando ao nível celular. Isso oferece uma precisão de imagem até 250 vezes maior, proporcionando um detalhamento similar ao de um microscópio, sem a necessidade de preparação de amostras histológicas.
Novos caminhos no estudo de doenças cardiovasculares
Um outro feito significativo do estudo é a imagem detalhada do sistema de condução cardíaca, podendo contribuir no estudo de arritmias.
O seccionamento virtual do sistema de condução forneceu aos cientistas informações sobre infiltração gordurosa, suprimento vascular e caminhos entre os nódulos cardíacos e estruturas adjacentes. Este nível de detalhe em todo o sistema de condução do coração adulto era anteriormente inatingível com as técnicas de imagem existentes.
Ainda, a HiP-CT também pode esclarecer outras doenças cardiovasculares.
Estudos anatômicos utilizando HiP-CT estão atualmente em andamento para investigar defeitos cardíacos congênitos. Peter Lee, principal autor do estudo e especialista em ciência de materiais na UCL, comparou o atlas a uma ferramenta revolucionária em um comunicado à imprensa: “É como ter um Google Earth para o coração humano. Podemos visualizar o órgão inteiro em uma escala ampla e, em seguida, aproximar como se estivéssemos ‘ao nível da rua’ para observar características cardiovasculares com um nível de detalhe sem precedentes”.
Paul Tafforeau, coautor do estudo e criador da técnica HiP-CT, também destacou em seu comunicado que “o feixe de luz do ESRF é atualmente o único lugar no mundo capaz de visualizar órgãos humanos adultos inteiros com um contraste tão elevado”.
Para os autores, com esses resultados, somados a estudos posteriores, espera-se avaliações cardiológicas cada vez mais precisas, sem necessidade de exames invasivos.
—
Referências:
Brunet, J., Cook, A. C., Walsh, C. L., Cranley, J., Tafforeau, P., Engel, K., Berruyer, C., O’Leary, E. B., Bellier, A., Torii, R., Werlein, C., Jonigk, D. D., Ackermann, M., Dollman, K., & Lee, P. D. (2023). Multidimensional Analysis of the Adult Human Heart in Health and Disease using Hierarchical Phase-Contrast Tomography (HiP-CT). bioRxiv : the preprint server for biology, 2023.10.09.561474. https://doi.org/10.1101/2023.10.09.561474
A unique atlas of the human heart: from cells to the full organ. Disponível em: https://www.esrf.fr/home/news/general/content-news/general/a-unique-atlas-of-the-human-heart-from-cells-to-the-full-organ.html
HiP-CT – Hierarchical Phase-Contrast Tomography (HiP-CT). Anatomical to Cellular Synchrotron Imaging of the Whole Human body. Disponível em: https://mecheng.ucl.ac.uk/hip-ct/