Índice de Detsky na avaliação do risco cardíaco perioperatório

insuficiência cardíaca cardiologista miocardite

O Índice de Detsky é um escore desenvolvido para a avaliação e estratificação do risco cardíaco perioperatório de pacientes que serão submetidos a cirurgias não cardíacas. O índice utiliza 13 critérios clínicos e fisiológicos para a determinação de sua pontuação.

Veja mais sobre este escore clínico.

Índice de Detsky

O principal objetivo do Índice de Detsky é avaliar o risco de o paciente desenvolver infarto do miocárdio, edema pulmonar, taquicardia ou fibrilação ventricular necessitando choque, ou morte cardíaca dentro dos 6 primeiros dias após a realização de cirurgias não cardíacas.

O escore foi desenvolvido em um estudo publicado em 1986, no qual foram avaliados 455 pacientes submetidos à cirurgia não cardíaca de forma prospectiva. Esse escore foi baseado no modelo de Goldman, sendo acrescentadas outras informações, como presença de angina, história prévia de infarto do miocárdio ou edema agudo de pulmão.

indice de detsky

Critérios e Pontuações

O Índice de avaliação de risco cardíaco de Detsky estima a probabilidade da ocorrência de complicações cardíacas após procedimento cirúrgico. É indicado para pacientes que serão submetidos a cirurgias não cardíacas.

Essa avaliação pré-operatória para estimar possíveis riscos decorrentes do procedimento cirúrgico em cada paciente é importante para orientar condutas que possam minimizá-los, além de ser mais uma informação na análise de risco-benefício do paciente ser submetido a determinado procedimento cirúrgico.

O escore é composto por 13 critérios clínicos e fisiológicos. Deve ser pontuado cada resposta “SIM” Veja cada um deles, bem como a pontuação atribuída para cada critério encontrado durante a avaliação do paciente.

Indice de risco cardíaco de Detsky

*Considerar como mal estado clínico os seguintes parâmetros: (1) PaO2 < 60 ou PaCO2 > 50mmHg; (2) K+ < 3 meq/L ou HCO3- < 20 meq/L; (3) ureia > 107,5 mg/dL ou creatinina > 3 mg/dL; (4) paciente acamado por causa não cardíaca.

 

Interpretação

Após a atribuição da pontuação individual para cada um dos critérios, é realizado a somatória total. A interpretação dependerá do valor total obtido no paciente avaliado. O risco estimado pode ser avaliado em uma estratificação de 3 categorias, e quanto maior a pontuação, maior o risco de o paciente desenvolver complicações cardíacas após cirurgias não-cardíacas.

  1. Pontuação total: 0-15 – Classificação I – risco baixo de complicações cardíacas perioperatórias (até 18%).
  2. Pontuação total: 20-30 – Classificação II – risco moderado de complicações cardíacas perioperatórias (até 35%).
  3. Pontuação total: > 30 – Classificação III – risco alto de complicações cardíacas perioperatórias (acima de 50%).

insuficiencia cardiaca detsky

 

Atenção! Limitações e armadilhas

Para a utilização do escore de Detsky deve sempre haver primeiro a necessidade de submeter o paciente à cirurgia não cardíaca. Portanto, o escore de Detsky não deve ser utilizado em qualquer paciente (por exemplo, naqueles pacientes que serão submetidos a cirurgias cardíacas).

Além disso, apesar de incluir diversos quadros cardíacos, o escore não é capaz de predizer o desenvolvimento pelo paciente de angina instável no perioperatório.

 

Após a determinação do risco, o que fazer?

A conduta deve seguir os seguintes critérios:

  1. Classificação 1 – paciente de baixo risco. Considerar a monitorização mais cautelosa desse paciente após a cirurgia.
  2. Classificações 2 e 3 – paciente com risco moderado a alto. Considerar, além da monitorização mais cautelosa, a realização de estratégias protetoras farmacológicas e não farmacológicas.

Estratégias farmacológicas: betabloqueadores, estatinas, antiagregantes plaquetários, agentes alfa-2-agonistas.

Estratégias não farmacológicas: revascularização miocárdica pré-operatória em pacientes com doença arterial coronariana (DAC).

detsky

Quer saber mais sobre este e outros escores clínicos? Acesse nosso app WeMEDS®. Acesse nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

Referências:

Detsky AS, Abrams HB, Forbath N, Scott JG, Hilliard JR. Cardiac assessment for patients undergoing noncardiac surgery. A multifactorial clinical risk index. Arch Intern Med. 1986 Nov;146(11):2131-4. PMID: 3778043.

Detsky AS, Abrams HB, McLaughlin JR, Drucker DJ, Sasson Z, Johnston N, Scott JG, Forbath N, Hilliard JR. Predicting cardiac complications in patients undergoing non-cardiac surgery. J Gen Intern Med. 1986 Jul-Aug;1(4):211-9. doi: 10.1007/BF02596184. PMID: 3772593.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui