Escore HEART – o que é e por que usar essa calculadora de risco?
O escore HEART é um índice desenvolvido para a identificação do risco de ocorrer uma Síndrome Coronariana Aguda (SCA) em pacientes que apresentaram quadro agudo de dor torácica. O principal objetivo é avaliar a probabilidade da síndrome após 6 semanas de um episódio de dor torácica aguda.
A estratificação do risco de SCA em pacientes com quadro de dor torácica aguda por meio do escore HEART auxilia na redução dos custos de internação e utilização de recursos em pacientes de baixo risco, e aumenta a efetividade e rapidez das intervenções necessárias para aqueles pacientes classificados como risco moderado ou alto.
Critérios, pontuações, interpretações e conduta
O escore HEART utiliza 5 critérios clínicos, fisiológicos, laboratoriais e eletrocardiográficos para a determinação de sua pontuação. Pode ser utilizado em qualquer paciente (≥ 21 anos) admitido no pronto-socorro com quadro agudo de dor torácica onde a SCA seja uma possibilidade diagnóstica.
Veja cada um dos critérios, bem como a pontuação atribuída para cada um encontrado durante a avaliação do paciente com quadro agudo de dor torácica.
Entre os fatores de risco estão: diabetes, hipertensão arterial sistêmica e tabagismo.
Após a atribuição da pontuação individual para cada um dos critérios, é realizado o somatório total. A interpretação dependerá do valor total obtido no paciente avaliado, assim como a conduta:
Pontuação total de 0-3: Risco baixo de SCA.
A probabilidade de eventos cardiovasculares maiores está entre 0,99-1,7%.
Conduta: Considerar alta do pronto-socorro.
Pontuação total de 4-6: Risco moderado de SCA.
A probabilidade de eventos cardiovasculares maiores está entre 11,6-16,6%.
Conduta: Considerar internação hospitalar para observação clínica e suporte.
Pontuação total ≥7: Risco alto de SCA.
A probabilidade de eventos cardiovasculares maiores está entre 50,1-65,2%.
Conduta: Considerar internação hospitalar e estratégias invasivas precoces.
Quais as limitações do escore?
Os usuários do escore HEART precisam ter certa experiência em colher uma boa história clínica da dor torácica apresentada pelo paciente. Ainda, necessitam ter experiência na interpretação dos eletrocardiogramas, para que assim possam pontuar esse critério de forma adequada dentro do escore.
Lembrar que o HEART não deve ser utilizado em pacientes com SCA já confirmada ou em casos de alta suspeita desta.
Também não utilizar o escore em pacientes com alterações recentes no eletrocardiograma, com história de hipotensão, com expectativa de vida menor que 1 ano ou causas não cardíacas que necessitem de internação.
Por fim, o escore HEART não deve ser utilizado em paciente que apresentem elevação evidente e relevante do segmento ST (supra de ST) ou naqueles pacientes clinicamente instáveis.
Saiba mais sobre este e outros escores e calculadoras com WeMEDS®
O escore HEART foi desenvolvido pela médica cardiologista Barbra Backus, uma das grandes especialistas mundiais em classificações de risco para síndrome coronariana aguda.
O estudo do escore foi originalmente desenvolvido em um serviço de emergência e contou com 122 pacientes que foram admitidos com quadro de dor torácica aguda. O estudo posterior de validação contou com 880 pacientes com quadro de dor torácica aguda.
Em 2013, outro estudo de validação foi realizado contando com 2440 pacientes admitidos em um serviço de emergência na Holanda com quadro de dor torácica aguda.
Para saber mais sobre este e outros escores clínicos acesse o nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.
—
Referências:
Six, A J et al. “Chest pain in the emergency room: value of the HEART score.” Netherlands heart journal : monthly journal of the Netherlands Society of Cardiology and the Netherlands Heart Foundation vol. 16,6 (2008): 191-6. doi:10.1007/BF03086144
Backus BE, et al. Chest pain in the emergency room: a multicenter validation of the HEART Score. Crit Pathw Cardiol. 2010 Sep;9(3):164-9. doi: 10.1097/HPC.0b013e3181ec36d8. PMID: 20802272.
Backus BE, et al. A prospective validation of the HEART score for chest pain patients at the emergency department. Int J Cardiol. 2013 Oct 3;168(3):2153-8. doi: 10.1016/j.ijcard.2013.01.255. Epub 2013 Mar 7. PMID: 23465250.