Escore AIMS65 avalia o risco de mortalidade em pacientes com hemorragia digestiva alta

O escore AIMS65 é um índice desenvolvido para a identificação do risco de mortalidade em pacientes com quadro de hemorragia digestiva alta dentro do ambiente hospitalar. São utilizados 5 critérios clínicos, fisiológicos e laboratoriais para a determinação de sua pontuação.

Veja como utilizar o escore AIMS65 na prática, e como interpretar seus achados.

A Hemorragia Digestiva Alta (HDA) corresponde a 80% dos sangramentos digestivos

A hemorragia digestiva alta (HDA) é qualquer sangramento gastrointestinal que se origine da boca até a junção entre o duodeno e o jejuno – esôfago, estômago e duodeno. Estratificar esses pacientes é parte da conduta padrão, e diversas escalas estão disponíveis.

Embora a escala Glasgow-Blatchford tenha melhor predição para necessidade de intervenção ou recorrência de sangramento, não inclui variáveis como idade, creatinina, coagulopatia, estado mental e comorbidades, que podem impactar a tomada de decisão médica. As outras ferramentas de avaliação de risco (como Rockall e AIMS65) levam em conta essas variáveis.

aims65 HDA

Escore AIMS65: uma alternativa para avaliação de risco de pacientes com HDA

Como citamos, há algumas opções para avaliação de risco de pacientes com um quadro de HDA. Em artigos anteriores, já exploramos o uso do GBS e do Rockall – se você ainda não conferiu, acesse Escore de Glasgow-Blatchford / Escore Rockall. Neste artigo, vamos falar do uso do escore AIMS65 na HDA.

A estratificação do risco de mortalidade em pacientes com quadro de hemorragia digestiva alta por meio do escore AIMS65 deve ser utilizado por vários motivos, entre eles:

  • É um escore simples de usar.
  • É um escore rápido de ser empregado.
  • Não necessita de resultados endoscópicos para ser utilizado.
  • Apresenta uma alta preditividade sobre a mortalidade destes pacientes.
  • É um escore desenvolvido e validado dentro de um número muito grande de pacientes com hemorragia digestiva alta.
  • Apresenta boa relação da sua pontuação total com o tempo de permanência e o custo de cada paciente com hemorragia digestiva alta internado.

escore AIMS65 na hemorragia digestiva alta

Critérios e Pontuações

O principal objetivo do AIMS65 é avaliar a probabilidade de óbito intra-hospitalar de um paciente com hemorragia digestiva alta. Para isso, são propostos 5 critérios clínicos, fisiológicos e laboratoriais, que devem ser utilizados em qualquer paciente admitido em unidade hospitalar com quadro de HDA.

  1. A = Albumina sérica.
  2. I = INR, ou RNI (razão normalizada internacional).
  3. M = Alteração de estado m Utilizar Escala de Coma de Glasgow.
  4. S = Pressão arterial sistólica.
  5. 65 = Idade ≥ 65 anos.

Escore AIMS65 avalia o risco de mortalidade em pacientes com hemorragia digestiva alta

Como interpretar a pontuação do AIMS65?

Após a atribuição da pontuação individual para cada um dos critérios, é realizado o somatório total. A interpretação dependerá do valor total obtido no paciente avaliado, e a mortalidade de pacientes com quadro de hemorragia digestiva alta aumenta a cada critério positivo.

Pontuação total = 0 – Risco de mortalidade é de 0,3%.

Pontuação total = 1 – Risco de mortalidade é de 1,2%.

Pontuação total = 2 – Risco de mortalidade é de 5,3%.

Pontuação total = 3 – Risco de mortalidade é de 10,3%.

Pontuação total = 4 – Risco de mortalidade é de 16,5%.

Pontuação total = 5 – Risco de mortalidade é de 24,5%.

escore AIMS65 na HDA

Limitações, armadilhas e próximos passos: saiba mais com WeMEDS®

O escore AIMS65 foi desenvolvido para a identificação do risco de mortalidade em pacientes com quadro de hemorragia digestiva alta dentro do ambiente hospitalar. Embora seja um ótimo escore, apresenta limitações, como menor sensibilidade para pacientes de baixo risco e não se correlacionar com taxas de ressangramento ou transfusão.

Quer saber mais sobre este e outros critérios e escores clínicos, incluído os próximos passos na avaliação do paciente? Acesse o conteúdo completo no nosso aplicativo WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

 

Referências:

Thandassery, Ragesh Babu et al. “Clinical Application of AIMS65 Scores to Predict Outcomes in Patients with Upper Gastrointestinal Hemorrhage.” Clinical endoscopy vol. 48,5 (2015): 380-4. doi:10.5946/ce.2015.48.5.380

Yaka, Elif, et al. “Comparison of the Glasgow‐Blatchford and AIMS 65 Scoring Systems for Risk Stratification in Upper Gastrointestinal Bleeding in the Emergency Department.” Academic Emergency Medicine 22.1 (2015): 22-30.

Hyett BH, Abougergi MS, Charpentier JP, Kumar NL, Brozovic S, Claggett BL, Travis AC, Saltzman JR. The AIMS65 score compared with the Glasgow-Blatchford score in predicting outcomes in upper GI bleeding. Gastrointest Endosc. 2013 Apr;77(4):551-7. doi: 10.1016/j.gie.2012.11.022. Epub 2013 Jan 26. PMID: 23357496.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui