COVID-19 e anticorpos antifosfolípides: orientações de tratamento

sepse vitamina c escore sofa escala nihss escore nihss

Embora a COVID-19 e Síndrome Antifosfolípide (SAF) sejam duas doenças diferentes, a primeira, quando grave, pode resultar em uma síndrome trombótica com anormalidades pulmonares, cardiovasculares, renais e do sistema nervoso central – semelhantes a variante grave da SAF.

Nesse artigo, vamos falar sobre um trabalho recente que propõe orientações para o manejo clínico e monitoramento de pacientes com infecção por SARS-CoV-2 e que apresentam anticorpos antifosfolípides.

APS ACTION – uma iniciativa internacional

A APS ACTION (Antiphospholipid Syndrome Alliance for Clinical Trials and International Networking) é uma colaboração internacional, desenvolvida para estudos em pacientes persistentemente positivos para anticorpos antifosfolípides.

Nessa colaboração, participam 20 centros internacionais, sendo a Universidade do Estado do Rio de Janeiro a representante brasileira. O objetivo final é encontrar tratamentos mais apropriados para os pacientes com a SAF e aumentar a conscientização sobre a doença.

Dentro da APS ACTION, foi criado um grupo de trabalho para COVID-19, que busca avaliar as relações entre a infecção por SARS-CoV-2 e a presença destes anticorpos, e propor orientações para a gestão e monitorização clínica dos pacientes.

Além disso, a organização também tem como foco a busca por médicos e pacientes para pesquisas clínicas.

 

SAF e COVID-19 grave: semelhantes, mas diferentes

Pacientes hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com COVID-19 apresentam taxas de tromboembolismo venoso (TEV) de até 49%. Além disso, é possível observar síndrome trombótica com anormalidades pulmonares, cardiovasculares, renais e do sistema nervoso central.

Estes sintomas podem ser semelhantes a variante grave da SAF. Em ambas as doenças é possível observar níveis aumentados de lactato desidrogenase, D-dímero, além de trombocitopenia e microangiopatia trombótica.

Sabemos que o mecanismo de entrada do SARS-CoV-2 nas células é pela ligação ao receptor da enzima conversora de angiotensina-2 (ACE-2). Dessa forma, há um aumento de angiotensina II, redução de Ang 1-7, vasoconstrição e inflamação.

Na SAF, a lesão endotelial é mediada pela exposição das células endoteliais aos anticorpos antifosfolípides. Mas no mesmo sentido, é observada a indução de expressão de citocinas pró-inflamatórias e pró-trombóticas (e até mesmo tempestade de citocinas), ativação de complemento e redução de óxido nítrico. Por consequência, há um aumento de suscetibilidade endotelial a lesões.

Sugerimos a leitura do post: Impacto da infecção por SARS-Cov-2 na coagulação. Neste artigo, falamos detalhadamente sobre o impacto da infecção viral nos processos de coagulação, as alterações laboratoriais encontradas, bem como os efeitos no tratamento. Para acessar clique aqui. 

covid-19 antifosfolipide

Recomendações

Antes, vamos ressaltar: não há tratamentos específicos recomendados para COVID-19 em pacientes com SAF. A orientação atual é baseada no consenso de especialistas, que utilizaram seus conhecimentos extrapolados a partir de dados de pacientes com outras doenças reumáticas.

Dito isso:

Pacientes com anticorpos antifosfolípides recém detectados + COVID-19

antifosfolipide saf covid sars

Como recomendações gerais, os pacientes devem ser testados para a presença dos anticorpos após 12 semanas. A presença dos anticorpos pode ser um falso positivo, ou uma detecção transitória.

Além disso, todos os pacientes positivos para os anticorpos, com ou sem SAF, devem ser vacinados contra a COVID-19.

Ainda não é certo se a presença de anticorpos antifosfolípides está associada ao aumento do risco de trombose em pacientes com COVID-19. Estes anticorpos elevados na presença do SARS-CoV-2 podem ser transitórios e em títulos baixos. Porém, as recomendações são válidas para todos os pacientes.

Referências:

Wang, X., Gkrouzman, E., Oliveira Andrade, D. C., Andreoli, L., Barbhaiya, M., Belmont, H. M., Branch, D. W., de Jesús, G. R., Efthymiou, M., Ríos-Garcés, R., Gerosa, M., El Hasbani, G., Knight, J., Meroni, P. L., Pazzola, G., Petri, M., Rand, J., Salmon, J., Tektonidou, M., . . . of APS ACTION, O. B. (2021). COVID-19 and antiphospholipid antibodies: A position statement and management guidance from AntiPhospholipid Syndrome Alliance for Clinical Trials and InternatiOnal Networking (APS ACTION). Lupus. https://doi.org/10.1177_09612033211062523

Erkan D, Lockshin MD; APS ACTION members. APS ACTION–AntiPhospholipid Syndrome Alliance For Clinical Trials and InternatiOnal Networking. Lupus. 2012 Jun;21(7):695-8. doi: 10.1177/0961203312437810. PMID: 22635205; PMCID: PMC5733706. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22635205/

 

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui