Triclabendazol: droga altamente eficaz no tratamento da Fasciolíase

Suzetrigina, um analgésico não-opioide de nova geração

O Triclabendazol é um agente anti-helmíntico altamente eficaz, especialmente indicado para o tratamento da fasciolose, uma parasitose causada pelas espécies Fasciola spp.

A droga atua tanto contra os estágios imaturos (presentes no parênquima hepático) quanto os maduros (localizados nos ductos biliares) do patógeno. Isso o diferencia de outros anti-helmínticos que geralmente atuam apenas sobre os vermes adultos.

O que é a Fasciolose?

A Fasciolose (ou Fasciolíase) é causada pela ingestão de vermes Fasciola hepatica ou Fasciola gigantica presentes em alimentos e/ou água infectadas. Nos seres humanos, que atuam como hospedeiros acidentais, os vermes se desenvolvem no fígado e canais biliares, provocando a doença.

Cerca de metade das infecções são assintomáticas. Na presença de sintomas, os pacientes podem apresentar febre, náuseas e/ou vômitos, mal-estar, alterações nos hábitos intestinais e hepatomegalia. As formas de infecção incluem fase aguda (hepática), fase crônica (biliar), fasciolíase ectópica e fasciolíase faríngea.

O prognóstico geralmente é bom após o tratamento. Complicações são especialmente preocupantes em crianças, e incluem graves danos no desenvolvimento motor e psíquico associados à desnutrição e anemia.

Fasciola hepatica triclabendazol

Como funciona o Triclabendazol?

O Triclabendazol (Egaten®) é um anti-helmíntico de amplo espectro especialmente eficaz contra infecções causadas por Fasciola spp. Seu mecanismo de ação está relacionado à interação com o tegumento e processos metabólicos dos parasitas, envolvendo diversas etapas:

  • O triclabendazol e seus metabólitos ativos (como o sulfóxido e o sulfona de triclabendazol) são absorvidos através do tegumento (camada externa) dos parasitas, tanto em estágios imaturos quanto maduros.
  • A droga causa uma redução do potencial de membrana em repouso, o que afeta a capacidade do parasita de regular processos essenciais de transporte de íons e nutrientes.
  • A inibição da motilidade é observada, possivelmente devido ao comprometimento dos mecanismos energéticos e da sinalização intracelular.
  • O triclabendazol interfere na ultraestrutura do tegumento dos parasitas, levando a danos severos na superfície externa, que incluem alterações na permeabilidade e exposição à resposta imune do hospedeiro.
  • O triclabendazol também inibe a espermatogênese e o funcionamento das células vitelinas, que são essenciais para a reprodução e manutenção da espécie.
  • Por fim, há interrupção do metabolismo da glicose nos parasitas, prejudicando a produção de energia, o que contribui para a sua imobilização e morte.

triclabendazol

Como e quando prescrever?

Como citamos, o triclabendazol é indicado em casos de infecções causadas por Fasciola hepatica e Fasciola gigantica. É eficaz tanto para infecções agudas quanto crônicas.

O medicamento é encontrado com nome comercial de Egaten®, em comprimidos de 250 mg. Para adultos e crianças maiores de 6 anos, sugere-se uma dose de 10 mg/kg via oral. Repetir após 12 horas, totalizando 2 doses.

A presença de alimentos aumenta a absorção do medicamento; dessa forma, sugere-se administrar durante as refeições.

 

Cuidados adicionais com o uso de Triclabendazol

O triclabendazol pode prolongar o QTc, especialmente em pacientes com fatores de risco, como uso concomitante de inibidores de CYP1A2, insuficiência hepática ou desequilíbrios eletrolíticos (como hipocalemia).

Dessa forma, é indicado monitoramento do ECG para pacientes com histórico de prolongamento do QTc ou em uso de medicamentos que afetam a repolarização cardíaca. Na suspeita de arritmias, interromper o tratamento.

Por fim, após o tratamento da fasciolíase, recomenda-se a realização de testes parasitológicas, para confirmação de cura.

triclabendazol

Saiba mais com WeMEDS®

O triclabendazol é a droga de escolha para o tratamento da fasciolose, devido à sua eficácia contra todas as fases do parasita e à baixa taxa de resistência documentada. Ele desempenha um papel crucial no controle da doença em regiões endêmicas, tanto em humanos quanto em animais.

Se quiser saber mais sobre este e outros medicamentos, incluindo interações medicamentosas, efeitos colaterais e advertências gerais, acesse o conteúdo completo no nosso aplicativo WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

 

Referências:

UpToDate® – Triclabendazole: Drug information. 2025.

Egaten® FULL PRESCRIBING INFORMATION. Novartis Pharmaceuticals Corporation. 2025.

Centers for Disease Control and Prevention. About Fasciola. 2024.

Caravedo MA, Cabada MM. Human Fascioliasis: Current Epidemiological Status and Strategies for Diagnosis, Treatment, and Control. Res Rep Trop Med. 2020 Nov 26;11:149-158. doi: 10.2147/RRTM.S237461. PMID: 33273878; PMCID: PMC7705270.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui