Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a Mpox (antes chamada popularmente de “varíola dos macacos”) é uma emergência de saúde pública de importância internacional. A declaração foi feita em decorrência do aumento rápido do número de casos em países da África, bem como a identificação de uma nova variante.
Surto global de 2022 chamou atenção para a Mpox
A Mpox (anteriormente “varíola dos macacos” ou “monkeypox”) é uma zoonose infectocontagiosa causada pelo ortopoxvírus MPXV. Geralmente, pacientes infectados apresentam a doença sistêmica, incluindo mialgia, calafrios, febre e erupção cutânea semelhante à varíola. A infecção assintomática é muito rara.
Na grande maioria dos casos, o tratamento é apenas de suporte, uma vez que a condição é autolimitada nos pacientes com imunidade adequada. No entanto, algumas pessoas podem desenvolver sintomas mais graves e precisar de atendimento em uma unidade de saúde.
Apesar de ser um doença existente desde a década de 1970 em humanos, a condição ganhou atenção global em 2022, devido a um surto mundial que começou em maio daquele ano. A partir de então, casos continuaram a ser relatados em países não endêmicos em todo mundo, evidenciando uma disseminação comunitária.
Leia mais sobre a doença no nosso Portal WeMEDS® (aqui).
Aumento do número de casos e identificação de nova variante
Recentemente, houve um aumento significativo do número de casos de Mpox – até agora, o número de casos de 2024 já ultrapassou o total relatado em todo o ano de 2023. Além disso, uma nova variante foi confirmada – o clado 1b. Lembrando que o clado I é o mais grave, endêmico na África Central, enquanto o clado 2 é o que causou a epidemia em 2022.
Segundo o último boletim epidemiológico, no Brasil já são mais de 700 casos esse ano. Porém, até agora nenhum caso de nova variante foi identificado no nosso país.
Em 14 de agosto, o Diretor Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que, devido ao aumento do número de casos e da nova variante identificada, a Mpox constitui uma emergência de saúde pública de interesse internacional.
Já temos vacina?
Após o último surto global em 2022, alguns países como Estados Unidos e Canadá aprovaram o uso da vacina MVA-BN® em duas doses subcutâneas com quatro semanas de intervalo. No Brasil, desde 2023 foi aprovado o uso provisório do imunizante, com quase 50 mil doses já recebidas.
A Jynneos / MVA-BN® (Modified Vaccinia Ankara – Bavarian Nordic) é uma vacina de vírus do gênero ortopoxvírus atenuado – no entanto, não é específica contra o vírus MPXV (reação cruzada).
Desde então, diversos países têm estudado estratégias para produção de imunizantes contra o vírus. Recentemente, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação anunciou que a produção da vacina é uma prioridade da Rede Vírus – um comitê de especialistas que atua para combater viroses emergentes.
Considerações finais
O Comitê de emergência da OMS orienta a cooperação internacional coordenada visando controlar a disseminação da condição, incluindo a mobilização de recursos financeiros para facilitar o acesso e o uso de vacinas, medicamentos terapêuticos e métodos diagnósticos.
Além das recomendações temporárias, orientações permanentes devem ser tomadas, de acordo com a estratégia de prevenção e controle da mpox 2024-2027.
—
Referências:
WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. Strategic framework for enhancing prevention and control of m pox- 2024-2027. 24 May 2024 – https://www.who.int/publications/i/item/9789240092907
WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. WHO Director-General declares mpox outbreak a public health emergency of international concern. 14 August 2024. https://www.who.int/news/item/14-08-2024-who-director-general-declares-mpox-outbreak-a-public-health-emergency-of-international-concern
WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. First meeting of the International Health Regulations (2005) Emergency Committee regarding the upsurge of mpox 2024. 19 August 2024. https://www.who.int/news/item/19-08-2024-first-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-upsurge-of-mpox-2024
BRASIL, MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Vacina nacional contra a M pox é prioridade da Rede Vírus. Publicado em 19/08/2024. https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2024/08/vacina-nacional-contra-a-mpox-e-prioridade-da-rede-virus