FDA aprova Suzetrigina, um analgésico não-opioide de nova geração

No final de janeiro, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou uma nova classe de analgésico não opioide.

O Journavx (Suzetrigina) é o primeiro dessa classe inédita, e reduz a dor ao atuar em vias de sinalização envolvendo canais de sódio no sistema nervoso periférico, antes que os sinais de dor cheguem ao cérebro.

FDA aprova classe inédita de analgésico não opioide

No fim de janeiro, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos concedeu à Vertex Pharmaceuticals a aprovação da Suzetrigina para o tratamento da dor aguda em adultos, de intensidade moderada a grave.

A suzetrigina (de nome comercial Journavx) é um analgésico de uso oral, altamente seletivo, com especificidade para o canal de sódio NaV1.8 em relação a outros canais da família NaV.

O NaV1.8 é um canal de sódio voltagem-dependente, expresso de forma seletiva em neurônios periféricos sensoriais de dor (nociceptores), onde desempenha um papel fundamental na transmissão de sinais de dor (potenciais de ação).

Como a droga atua bloqueando sinais de dor exclusivamente periféricos, oferece alívio eficaz da dor sem as limitações associadas às terapias atualmente disponíveis, incluindo o potencial de dependência dos opioides.

Suzetrigina, um analgésico não-opioide de nova geração

Estudos com Suzetrigina no tratamento da dor

A eficácia da Suzetrigina foi analisada em dois ensaios clínicos randomizados, duplo-cegos, controlados por placebo e por substância ativa, conduzidos em pacientes com dor cirúrgica aguda: um após abdominoplastia e outro após bunionectomia (cirurgia de correção de joanete).

Além do tratamento designado, os participantes que apresentaram controle insuficiente da dor tiveram a opção de utilizar ibuprofeno como medicação de resgate, conforme necessidade.

Os resultados de ambos os estudos demonstraram uma redução da dor significativamente superior nos pacientes tratados com o novo analgésico não opioide em comparação ao placebo.

As reações adversas mais frequentes observadas entre os pacientes que utilizaram o Journavx incluíram prurido, erupções cutâneas, espasmos musculares e elevação dos níveis séricos de creatina fosfoquinase.

FDA aprova Suzetrigina, um analgésico não-opioide de nova geração

em um terceiro estudo, envolvendo pacientes com dor lombar, a suzetrigina proporcionou uma redução da dor de aproximadamente 2 pontos, resultado equivalente ao observado no grupo que recebeu placebo. Esse achado sugere que o medicamento pode não apresentar um diferencial significativo no tratamento da dor crônica.

No entanto, esse estudo com pacientes com ciatalgia teve uma amostra menor em comparação aos demais, com cerca de 100 participantes em cada grupo (tratamento e placebo), o que pode ter limitado a capacidade de detectar diferenças significativas entre eles.

A Vertex Pharmaceuticals, empresa que anunciou os resultados, alega que o fármaco foi testado em diversos tipos de dor crônica, demonstrando eficácia também em condições de longa duração.

FDA aprova Suzetrigina, um analgésico não-opioide de nova geração

A busca por novos analgésicos pode melhorar o cenário de dependência dos opioides

A dependência de opioides apresenta uma série de desafios complexos, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde.

Um dos principais desafios é a adaptação neurobiológica que ocorre com o uso prolongado de opioides, levando à tolerância e dependência física. Isso significa que os pacientes frequentemente necessitam de doses cada vez maiores para alcançar o mesmo efeito analgésico, o que pode aumentar o risco de overdose e complicações associadas.

Encorajar novos tratamentos para a dor faz parte dos objetivos do “Quadro de Prevenção de Overdoses” da FDA. A busca por novos analgésicos pode ter um impacto significativo na dependência de opioides, especialmente considerando os desafios associados à adaptação neurobiológica, sintomas de abstinência e comorbidades que complicam o manejo da dor.

FDA aprova Suzetrigina, um analgésico não-opioide de nova geração

Referências:

U.S. FOOD & DRUG ADMINISTRATION. FDA Approves Novel Non-Opioid Treatment for Moderate to Severe Acute Pain. FDA News Release. Content current as of: 01/30/2025.

CNNHealth. FDA approves first new type of pain medication in 25 years. By Brenda Goodman, CNN. https://edition.cnn.com/2025/01/30/health/fda-approves-painkiller-suzetrigine-journavx/index.html

Vertex Announces Results From Phase 2 Study of Suzetrigine for the Treatment of Painful Lumbosacral Radiculopathy. Dec 19, 2024.

Dolgin E. (2025). US drug agency approves potent painkiller – the first non-opioid in decades. Nature, 10.1038/d41586-025-00274-1. Advance online publication. https://doi.org/10.1038/d41586-025-00274-1

Jones, J. et al. (2023). Selective Inhibition of NaV1.8 with VX-548 for Acute Pain. The New England journal of medicine, 389(5), 393–405. https://doi.org/10.1056/NEJMoa2209870

Osteen, J. D., et al. (2025). Pharmacology and Mechanism of Action of Suzetrigine, a Potent and Selective NaV1.8 Pain Signal Inhibitor for the Treatment of Moderate to Severe Pain. Pain and therapy, 10.1007/s40122-024-00697-0. Advance online publication. https://doi.org/10.1007/s40122-024-00697-0

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui