Sotyktu™: primeiro inibidor de tirosina quinase via oral aprovado para o tratamento de Psoríase

psoriase sotyktu

Sotyktu™ (deucravacitinibe) é o primeiro inibidor seletivo de tirosina quinase 2 para o tratamento de psoríase em placas moderada a grave, e foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) na semana passada.

Sotyktu™ – aprovado pela FDA para uso VO em psoríase

O Sotyktu™ é fornecido pela Bristol Myers Squibb, e trata-se do Deucravacitinibe, um inibidor seletivo de tirosina quinase 2 (TYK2). Ao se ligar no domínio regulatório da enzima, a droga estabiliza uma interação inibitória da enzima, resultando na inibição da ativação de sinalização causada por TYK2. A via de sinalização posterior, então inibida, é relacionada a transdução de sinal ativador de transcrição e citocinas inflamatórias.

A droga é o único inibidor de TYK2 aprovado para o tratamento (via oral) de psoríase em placas moderada a grave em cerca de 10 anos. A aprovação foi embasada pelos ensaios clínicos de fase 3 POETYK PSO-1 e PSO-2.

sotyktu psoriase

Estudos POETYK PSO-1 e PSO-2

De acordo com os pesquisadores, os ensaios clínicos demonstraram eficácia superior em pacientes em uso do Deucravacitinibe 6 mg uma vez ao dia, em comparação ao placebo. Ainda, o medicamento foi superior ao uso de Apremilaste 30 mg (Otezla®) duas vezes ao dia.

Os estudos foram de mais alta evidência, controlados por placebo e por comparador ativo, multinacional, multicêntrico, randomizado e duplo-cego. No total, foram avaliados mais de 1500 pacientes, com envolvimento de pelo menos 10% da área de superfície corporal, e uma pontuação do Índice de Área e Gravidade da Psoríase (PASI) ≥12.

Os melhores desfechos foram observados com 16 e 24 semanas de uso de Sotyktu™, persistindo por até 52 semanas. As reações adversas mais comuns apresentadas incluem infecções respiratórias superiores, aumento da CPK, herpes simples, úlceras orais, foliculite e acne.

 

O que é a Psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória autoimune crônica da pele, caracterizada por pápulas eritematoescamosas, as quais podem confluir formando placas. É uma doença com períodos de remissão e de piora dos quadros sintomáticos, mas sem cura.

O mecanismo que leva ao desenvolvimento da doença não é totalmente conhecido. Acredita-se que, em indivíduos pré-dispostos, fatores exógenos levem a uma reação cruzada autoimune determinadas pelo MHC. Isso faz com que haja apresentação antigênica de proteínas do próprio corpo, levando a uma cascata de interleucinas – que incluem IL-17, IL-22, IL-20. Como resultado há um processo inflamatório crônico.

Localmente, esse intercurso autoimune culmina com a proliferação de queratinócitos, levando a lesões eritematodescamativas clássicas. Nas articulações (10% dos casos) a ação autoimune é contra a membrana sinovial. No caso articular, dependendo do HLA envolvido, pode existir apresentações clínicas distintas.

psoriase sotyktu esclerose multipla

Na maioria das vezes a doença é benigna e, usualmente, o paciente entra em remissão e pode ficar longos períodos assintomáticos mesmo sem uso de medicamentos. Porém, as lesões apresentam um curso crônico e flutuante, com períodos de melhora e de piora – o que altera a qualidade de vida.

A terapêutica tem fundamental importância, uma vez que diminui o tempo de atividade da doença, além de diminuir recidivas. Diversos tratamentos são propostos, e devem levar consideração a severidade da doença, as comorbidades do paciente e a resposta individual do paciente.

Para a doença moderada a grave, ou leve a moderada e refratária, recomenda-se a terapia tópica + fototerapia por radiação UV, que apresenta efeitos antiproliferativos e anti-inflamatórios. Alternativamente, alguns medicamentos sistêmicos moduladores imunes podem ser associados. Em geral, evita-se o uso de corticoides sistêmicos uma vez que quando retirados podem levar a um rebote da doença.

 

Referências:

SOTYKTU™. Full Prescribing Information. Bristol-Myers Squibb Company.

https://packageinserts.bms.com/pi/pi_sotyktu.pdf

Heidi Splete. FDA Approves Oral TYK2 Inhibitor Deucravacitinib for Treating Psoriasis. Medscape. Sep 2022. https://www.medscape.com/viewarticle/980551?src=

U.S. Food and Drug Administration Approves Sotyktu™ (deucravacitinib), Oral Treatment for Adults with Moderate-to-Severe Plaque Psoriasis. Bristol Myers Squibb™.  https://news.bms.com/news/details/2022/U.S.-Food-and-Drug-Administration-Approves-Sotyktu-deucravacitinib-Oral-Treatment-for-Adults-with-Moderate-to-Severe-Plaque-Psoriasis/default.aspx

Effectiveness and Safety of BMS-986165 Compared to Placebo and Active Comparator in Participants With Psoriasis (POETYK-PSO-1). ClinicalTrials.gov Identifier: NCT03624127. https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03624127?term=POETYK+PSO-1&draw=2&rank=1

An Investigational Study to Evaluate Experimental Medication BMS-986165 Compared to Placebo and a Currently Available Treatment in Participants With Moderate-to-Severe Plaque Psoriasis (POETYK-PSO-2). ClinicalTrials.gov Identifier: NCT03611751. https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03611751?term=POETYK+PSO-2&draw=2&rank=1

 

 

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui