FDA alerta quanto a problemas dentários com o uso de Buprenorfina

buprenorfina

Em 12 de janeiro, saiu um comunicado da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA alertando que problemas dentários foram relatados com medicamentos contendo buprenorfina, especialmente seu uso sublingual. Os problemas incluem cáries, infecções orais e perda dos dentes, e foram relatados mesmo em pacientes sem histórico prévio.

Doenças associadas a má qualidade da saúde bucal

A saúde oral é um dos indicadores chave para saúde geral, bem-estar e qualidade de vida. Existem diversas doenças que podem acometer a região da boca, desde caries dentarias, gengivite e perda de dentes. Ainda, existe uma correlação já estabelecida entre a saúde bucal e o risco para o desenvolvimento de outras doenças. É relatado, por exemplo, que diabetes mellitus está relacionado com a progressão de periodontite, além de haver causalidade entre dieta rica em açúcar, caries e a obesidade.

O Global Burden of Disease Study estimou que doenças bucais afetam cerca de 3,5 milhões de pessoas ao redor do mundo. Infelizmente, as doenças bucais afetam desproporcionalmente países mais pobres, existindo forte associação entre renda e prevalência e gravidade de doenças bucais como carie. Cerca de 20% do orçamento de saúde da maioria dos países desenvolvidos é direcionado especificamente para estes tratamentos, uma vez que são de alto custo.

No Brasil, temos o Programa Nacional de Promoção à Saúde Oral (PNPSO), que proporciona intervenções nos hábitos de vida e prevenções de doenças relacionadas à saúde oral, especialmente em escolas.

buprenorfina

Alerta da FDA quanto a Buprenorfina e saúde bucal

Um alerta feito pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA recentemente chamou atenção. O órgão levantava a possibilidade da utilização do medicamento Buprenorfina de dissolução oral pode estar associada com a ocorrência de doenças bucais, como caries e abcessos dentários. Ainda demonstra a ocorrência de problemas bucais em pacientes que utilizam da medicação, mesmo sem histórico prévio.

A Buprenorfina (Restiva®) é um analgésico opioide, e se fixa nos receptores cerebrais µ e k, levando a uma anestesia parcial. Este medicamento é utilizado principalmente no tratamento de dor moderada a intensa. Ainda, o uso regular de buprenorfina para o transtorno por uso de opioides reduz os sintomas de abstinência e o desejo pelo uso abusivo, sem causar o ciclo de altos e baixos associados ao uso indevido da droga.

Com o novo alerta, a FDA exige um novo aviso aos pacientes sobre o risco de problemas dentários, e que seja adicionado como possível efeito adversos à bula dos medicamentos contendo buprenorfina de dissolução oral.

A prescrição e as informações do paciente também incluirão estratégias para manter ou melhorar a saúde bucal durante o tratamento com esses medicamentos. Essas estratégias incluirão a recomendação de que os prescritores encaminhem os pacientes para serviços de atendimento odontológico e os encorajem a fazer exames regulares enquanto estiverem tomando esses produtos. A higiene bucal deve ser reforçada em pacientes com uso desta medicação, e após a utilização do comprimido de dissolução local, que seja realizada um bochecho com água, e uma hora depois a devida escovação dos dentes.

Desde o início de sua distribuição e utilização, cerca de 305 casos de problemas dentários associados à buprenorfina de dissolução oral, incluindo 131 classificados como graves. Dentre todos os casos relatados cerca de 26 casos eram em pacientes sem histórico prévio de doenças bucais. A FDA diz que existe a possibilidade do aumento do número de casos, ainda subnotificados, uma vez que tais sintomas não eram descritos aos pacientes como possíveis efeitos colaterais.

É importante destacar que tal anúncio não de urgência, mas apenas de alerta. Os efeitos colaterais da utilização de medicamentos fazem parte da vigilância farmacêutica, iniciada do momento em que a medicação é utilizada em larga escala, como forma de detecção de possíveis efeitos colaterais.

A FDA deixa claro que a utilização de Buprenorfina uma importante opção de tratamento para transtornos no uso de opioides e manejo da dor, e que os benefícios desse medicamento superam claramente os riscos. A Buprenorfina foi aprovada no ano 2002 nos EUA, como comprimido sublingual, e em 2015 adesivo transdérmico, e não é aconselhável realizar a suspensão do uso da medicação – apenas de vigilância de possíveis efeitos colaterais.

_____________________________________________________________________

Referências:

Food and Drug Administration (FDA). Buprenorphine: Drug Safety Communication – FDA warns about dental problems with buprenorphine medicines dissolved in the mouth to treat opioid use disorder and pain. Jan 2022.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui