Outubro Rosa: vamos falar sobre o câncer de mama?

câncer de mama outubro rosa

OUTUBRO ROSA

O “Outubro Rosa” é uma campanha que visa conscientizar a população sobre o câncer de mama, promovendo eventos ou estimulando empresas e instituições a divulgação de conhecimento. Ainda, o movimento inclui como objetivos melhorar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento e reduzir as taxas de mortalidade.

A ideia foi proposta em 1990 pela instituição Susan G. Komen (inicialmente chamado de “Corrida da Cura”) e hoje o “Outubro Rosa” é um movimento internacional e de comemoração anual.

No Brasil, a primeira iniciativa foi em 2002, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera em SP. O monumento ficou iluminado de rosa – a cor tema da campanha. A partir dessa data, o movimento ganhou popularidade e diversas empresas, entidades e instituições foram estimuladas a participar.

Em outubro, a Equipe WeMEDS também irá divulgar conteúdos diversos sobre câncer de mama, com o objetivo de disseminar o conhecimento médico e científico sobre a doença.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma doença caracterizada pela proliferação descompensada das células mamárias. É a neoplasia ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, e a estimativa é de mais de 66.000 novos casos até o fim desse ano. Esses dados colocam o câncer de mama como o mais incidente na população feminina brasileira depois do câncer de pele do tipo não melanoma.

Quer saber mais sobre o câncer de mama? Acesse https://web.wemeds.app/disease/534

O diagnóstico precoce melhora o prognóstico

O câncer de mama pode apresentar-se como um nódulo mamário e, se detectado em fases iniciais, seu prognóstico é favorável. Por essa razão, é importante estar atento desde os primeiros sintomas.

– Nódulo mamário fixo (acomete ~90% dos casos);

– Pele avermelhada e retraída. Pode ter aspecto de “casca de laranja”;

– Alterações mamilares ou descargas mamilares;

– Edema na pele ou na mama como um todo;

– Pequenos nódulos axilares ou no pescoço;

– Dor nas mamas ou nos mamilos.

Ainda, a avaliação por mamografia de rastreamento a cada dois anos deve ser realizada em mulheres entre 50-69 anos, mesmo na ausência de sintomas suspeitos. Para avaliação diagnóstica, a mamografia pode ser solicitada em qualquer idade. No entanto, a sensibilidade em mulheres jovens é reduzida pela densidade aumentada das mamas.

Fatores de risco e prevenção

Assim como em outros tipos de câncer, a idade avançada é um fator de risco para o desenvolvimento da doença. Ainda, sedentarismo, má alimentação, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo aumentam são fatores que aumentam os riscos ao surgimento do câncer de mama.

Mas alguns fatores da história reprodutiva e hormonal também influenciam no risco aumentado ao desenvolvimento do câncer de mama. Menarca precoce, ausência de gestações ou primeira gravidez após os 30, uso de contraceptivos hormonais, menopausa após os 55 e reposição hormonal pós-menopausa.

A influência genética também é notável nos casos de câncer de mama, especialmente quando há casos de câncer de mama masculino na família. As alterações mais conhecidas são em genes de reparo BRCA1 e BRCA2, mas outros genes também podem alterar (e muito) a suscetibilidade ao desenvolvimento da doença, como PTEN, CHECK2, PALB2 e ATM.

___

Durante o mês de outubro nossa plataforma terá mais conteúdos voltados ao câncer de mama. Fique atento! Aproveite e dê uma olhada no nosso post “Radioterapia em câncer de mama e os riscos cardiológicos de longo prazo“.

 

Referências:

CARTILHA CÂNCER DE MAMA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO?

INCA. OUTUBRO ROSA 2021. 

ROCHE. Você sabe o que é o Outubro Rosa?

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui