Um artigo científico publicado na revista Nature Medicine destacou os principais estudos clínicos de 2025, que prometem mudar o cenário da medicina no próximo ano. Dentre eles, o estudo “Nutrition for Precision Health, Powered by the All of Us” chama atenção, visto a combinação do uso de inteligência artificial e padrões alimentares individuais.
Nutrition for Precision Health: o que é o projeto?
O Nutrition for Precision Health é um projeto financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH), em parceria com o programa de pesquisa All of Us. O objetivo do projeto é estudar porque as pessoas respondem de maneiras diferentes aos mesmos alimentos, explorando fatores como dieta habitual, genética, microbioma, hábitos de vida e histórico médico.
O projeto envolve mais de 8000 adultos e busca personalizar as diretrizes nutricionais, considerando variações individuais em resposta a dietas específicas.
Segundo os pesquisadores, serão utilizados modelos estatísticos e aprendizado de máquina para prever quais alimentos e padrões alimentares serão mais benéficos para diferentes pessoas.
Nutrição de precisão: como vai funcionar o estudo clínico?
Como citamos, o objetivo do projeto “Nutrition for Precision Health” é desenvolver algoritmos que prevejam a resposta humana aos alimentos. Segundo os pesquisadores, são 3 as principais perguntas a serem respondidas com o estudo clínico:
- Como a variação nos alimentos e padrões alimentares impacta as respostas biológicas e fisiológicas de uma pessoa?
- Como novas medidas de avaliação dietética podem ser usadas para melhorar as avaliações alimentares e prescrever avaliações em pesquisas futuras com maior precisão?
- A inteligência artificial e as técnicas de aprendizado de máquina podem ser combinadas para a prescrição de alimentos e padrões alimentares para indivíduos, com o objetivo de otimizar sua saúde?
O projeto é dividido em 3 módulos nos quais os participantes podem participar:
Módulo 1 – observacional, com duração de 10 dias. Nessa etapa, haverá a avaliação de ingestão dietética, estado nutricional, estado biológico, respostas fisiológicas etc.
Módulo 2 – serão realizadas três intervenções dietéticas controladas, de 14 dias cada, com intervalos de pelo menos 14 dias entre elas.
Módulo 3 – as mesmas três intervenções dietéticas, mas em ambiente não controlado (os participantes podem fazer as refeições em casa).
Avanços e tendências na medicina do emagrecimento
Em 2024, observou-se um crescente foco no emagrecimento e nas dietas, especialmente nas plataformas de redes sociais, com destaque para o uso de medicamentos como semaglutida e tirzepatida.
Houve também uma ênfase crescente na saúde metabólica e na compreensão das respostas do organismo a diferentes padrões alimentares. Contudo, infelizmente, muitos influenciadores têm promovido dietas restritivas e soluções rápidas, frequentemente sem respaldo científico adequado.
Leia também: Os perigos do “Ozempic manipulado”.
Em 2025, espera-se que a medicina do emagrecimento avance de maneira substancial, com uma ênfase crescente em tratamentos personalizados e fundamentados em evidências.
A combinação de terapias farmacológicas, como os medicamentos para perda de peso, com tecnologias digitais que monitoram e ajustam comportamentos alimentares e de atividade física em tempo real, deverá se consolidar.
A medicina de precisão (nutrição de precisão), que leva em consideração fatores genéticos, microbioma e hábitos individuais, terá um papel cada vez mais relevante, permitindo abordagens mais eficazes e adaptadas às necessidades de cada paciente.
Além disso, a integração de técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina poderá otimizar a resposta individual a dietas e intervenções, proporcionando tratamentos mais precisos e aumentando as chances de sucesso terapêutico a longo prazo.
—
Referências:
Webster, P., Healey, N. Eleven clinical trials that will shape medicine in 2025. Nat Med 30, 3384–3388 (2024). https://doi.org/10.1038/s41591-024-03383-y
Nutrition for Precision Health, Powered by the All of Us. ClinicalTrials.gov ID NCT05701657.
Nutrition for Precision Health – Disponível em: https://nutritionforprecisionhealth.org/. Acessado em 02 de janeiro de 2025.