O lipegfilgrastim (Lonquex®) é um medicamento imunomodulador, indicado para redução da neutropenia e da incidência de neutropenia febril em pacientes tratados com quimioterapia citotóxica. Quando comparado ao filgrastim, tem efeito prolongado e depuração renal reduzida.
Veja mais sobre o medicamento, como prescrever e como monitorar os pacientes durante o tratamento.
Como funciona o Lonquex®?
O lipegfilgrastim (nome comercial Lonquex®) é uma forma de duração prolongada do pegfilgrastim – fator estimulador de colônias de granulócitos (G-CSF) recombinante, que contém G-CSF humano conjugado com uma molécula de polietilenoglicol (PEG). Os G-CSFs estimulam a produção, maturação e ativação de neutrófilos para aumentar sua migração e citotoxicidade. São umas das principais citocinas hematopoiéticas.
Quando comparado ao filgrastim, o lipegfilgrastim tem efeito prolongado e depuração renal reduzida.
Quando e como prescrever?
O lipegfilgrastim é indicado para redução da neutropenia e da incidência de neutropenia febril em pacientes adultos tratados com quimioterapia citotóxica, exceto em síndrome mielodisplásica, leucemia mieloide crônica e leucemia mieloide aguda secundária. Não utilizar para aumentar a dose da quimioterapia.
A definição de neutropenia febril é dada por presença de febre ≥ 38ºC por pelo menos 1 hora (ou ≥38,3ºC medida única), associada a contagem de neutrófilo ≤ 500 células/microlitro, ou ≤ 1000 células/microlitro com projeção de queda para valores inferiores a 500 células nas próximas 48 horas – em pacientes submetidos à quimioterapia
É uma complicação comum em pacientes com câncer submetidos à quimioterapia. Acomete em algum momento cerca de 10-50% dos pacientes com tumores sólidos e mais de 80% dos pacientes que possuem neoplasias hematológicas – que se submetem à quimioterapia.
Leia também: Neutropenia febril: como identificar complicações graves utilizando o escore MASCC?
O Lonquex® pode ser encontrado como seringa preenchida para solução injetável, na concentração de 10 mg/mL. A posologia recomendada é de 6 mg (1 seringa) via subcutânea (preferencialmente no abdômen, braços ou coxa), após pelo menos 24 horas da quimioterapia citotóxica.
A solução está pronta para uso, e o produto não pode ser misturado com outros, principalmente com soluções de cloreto de sódio. O uso inadequado pode resultar em falha do tratamento, principalmente em caso de autoadministração. Orientar adequadamente os pacientes.
A droga é indicada para adultos, e os estudos na população pediátrica são limitados. Em gestantes, ao dados também são limitados, e os estudos em animais indicaram toxicidade reprodutiva. Dessa forma, deve-se evitar a prescrição para gestantes (categoria de risco C).
Da mesma forma, não há dados disponíveis quanto a liberação da droga no leite humano, não podendo excluir riscos aos lactentes. O fabricante orienta descontinuar a amamentação durante o tratamento.
Monitoramento dos pacientes durante o tratamento com lipegfilgrastim
Segundo os estudos que avaliam o uso do lipegfilgrastim, a droga pode causar alguns efeitos indesejados, como hipocalemia, leucocitose, trombocitopenia e anemia (incluindo anemia falciforme com crise). Dessa forma, sugere-se o monitoramento cuidadoso durante todo o tratamento. Em caso de contagem de leucócitos > 50 x 10^9/L, suspender imediatamente o tratamento.
Além disso, há efeitos adversos incomuns, como imunogenicidade, esplenomegalia, ruptura esplênica, pneumonia intersticial, síndrome do desconforto respiratório agudo, aortite, glomerulonefrite, síndrome de extravasamento capilar. Monitorar e, na suspeita, descontinuar o uso e oferecer medidas de suporte.
Por fim, há relatos de síndrome mielodisplásica e LMA em pacientes com câncer de mama e de pulmão com uso de pegfilgrastim (G-CSF alternativo). Visto a semelhança entre as drogas, na suspeita, descontinuar o uso.
Saiba mais com WeMEDS®
Quer saber mais sobre este e outros medicamentos, incluindo interações medicamentosas? A bula completa está disponível no nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.
—
Referências:
LONQUEX® (lipegfilgrastim). Teva Farmacêutica Ltda. 2024.
Guariglia, R., Martorelli, M. C., Lerose, R., Telesca, D., Milella, M. R., & Musto, P. (2016). Lipegfilgrastim in the management of chemotherapy-induced neutropenia of cancer patients. Biologics : targets & therapy, 10, 1–8. https://doi.org/10.2147/BTT.S58597