O HLA-B27 é um antígeno de superfície celular codificado a partir de genes do complexo principal de histocompatibilidade (MHC). O exame identifica, por genotipagem, a presença do alelo que codifica para esse antígeno.
A presença desse marcador relaciona-se com as espondiloartropatias – Espondilite Anquilosante, Artrite Reativa (Reiter), Artrite enteropática e Artrite Psoriática.
Entenda mais.
HLA-B27 e a relação com as espondiloartropatias
Existe um grupo de genes chamado de Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC – Major Histocompatibility Complex) que codifica um grupo de antígenos ou proteínas que são encontrados na superfície das células. Nos seres humanos esse grupo de antígenos é chamado de Antígenos Leucocitários Humanos (HLA – Human Leukocyte Antigen), sendo os genes do MHC encontrados no cromossomo 6.
A função desses antígenos na superfície celular é para o corpo identificar o que é próprio ou não, visando destruir o que não é próprio – p.ex. vírus e bactérias.
Conhecidas como moléculas de MHC da classe I, estão os complexos HLA-A, HLA-B, HLA-C que têm como função se apresentar (e apresentar outros antígenos) para as células T, dizendo se são do próprio organismo ou não.
Esses antígenos de superfície variam de ser humano para ser humano, e até 10% da população podem ter um complexo chamado HLA-B27.
O problema é que, eventualmente, o corpo pode atacar um peptídeo (p.ex. vírus/bactéria) muito parecido com esse complexo HLA-B27 – “mimetismo molecular” – fazendo com que o corpo a partir daí crie uma resposta imune contra as próprias células, achando que esse HLA-B27 não faz parte do próprio organismo.
A consequência disso é uma resposta autoimune, levando a um processo inflamatório crônico, podendo cursar com diversas condições denominadas “espondiloartropatias” – Espondilite Anquilosante, Artrite Reativa (Reiter), Artrite enteropática e Artrite Psoriática.
No exame, realiza-se, por método de PCR (Reação em cadeia da polimerase), a identificação dos genes presentes que codificam o HLA-B27 no Complexo Principal de Histocompatibilidade. A interpretação é por presença ou ausência.
Importante ressaltar que a simples presença do HLA-B27 não quer dizer nada. É necessário que haja esse mimetismo molecular, com fisiopatologia própria associada, para que isso se transforme em alguma doença – uma vez que até 10% da população é portadora do HLA-B27.
Logo, deve solicitar apenas diante de suspeitas de espondiloartropatias!
Vamos relembrar: Espondiloartrites soronegativas
Espondilite anquilosante, artrite reativa, artrite enteropática e artrite psoriásica fazem parte do grupo de espondiloartrites soronegativas. É um grupo de doenças que compartilham algumas características:
- Envolvimento das articulações axiais, como coluna vertertebral e articulações sacroilíacas.
- Oligoartrite (2-4 articulações) periférica assimétrica.
- Entesite.
- Associação com HLA-B27.
O termo “soronegativo” foi descrito em 1970, e define a ausência de Fator Reumatoide nesse grupo.
Espondilite anquilosante
O critério diagnóstico atual é para espondilite anquilosante é o da ASAS (Sociedade Internacional para a Avaliação das Espondiloartrites). A causa exata da espondilite anquilosante é desconhecida. No entanto, sabe-se que fatores genéticos estão envolvidos e, considerando que HLA-B27 está presente em cerca de 90% dos pacientes, ele é considerado no diagnóstico da patologia.
Segundo o critério, há avaliações “comemorativas de espondiloartrite axial”, na qual são identificadas diversas manifestações comuns da doença. O diagnóstico é proposto quando há (1) sacroileíte em exame de imagem + pelo menos 1 comemorativo de espondiloartrite axial ou (2) HLAB-27 positivo + pelo menos 2 comemorativos de espondiloartrite axial.
Artrite Psoriásica
A psoríase é uma doença dermatológica (autoimune) na qual há lesões dérmicas avermelhadas pruriginosas, escamosas que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo.
A artrite psoriática geralmente ocorre depois ou durante o aparecimento das lesões dermatológicas de psoríase. Cerca de 2% da população mundial têm psoríase, dentro dos quais 10% vão desenvolver artrite psoriásica.
A causa exata ainda é desconhecida, mas fatores genéticos estão envolvidos, e outros alelos HLA também podem estar relacionados (além do B27), como HLA-Cw6 / HLA-B39 / HLA-B38 / HLA-DR4.
Claro que apenas o fator genético não é capaz de desenvolver a doença: são necessários gatilhos para o aparecimento da doença em indivíduos geneticamente suscetíveis. Teorias sugerem que os gatilhos envolvidos podem incluir estresse, tabaco, álcool ou infecções por Streptococcus.
Artrite Reativa
A artrite reativa é uma doença inflamatória autoimune secundária à infecção urinária ou gastrointestinal, levando a quadro de artrite estéril e achados sistêmicos. Denomina-se “Síndrome de Reiter” quando há a presença da tríade: artrite + conjuntivite + uretrite.
Evidentemente, não são todos os casos de infecção urinária ou gastrointestinal que progridem com artrite reativa. Isso ocorre em cerca de 1-5% dos casos, nos quais há uma predisposição genética, principalmente envolvendo HLA-B27 – 60-90% dos casos.
Hipóteses defendem que o HLA-B27 prolongue a sobrevida bacteriana dentro dos leucócitos, fazendo com que os antígenos se disseminem mais facilmente. Além disso, já comentamos quanto ao mimetismo molecular entre as proteínas decorrentes desse gene e os microrganismos infectantes – permitindo mais facilmente a reação cruzada.
Acesse o conteúdo completo no app WeMEDS®
No app WeMEDS® é possível encontrar mais informações sobre este e outros exames de laboratório utilizados na rotina clínica. Ainda, o conteúdo completo dessas e outras patologias é apresentado de forma completa e didática, incluindo fisiopatologia, critérios diagnósticos e tratamento.
Quer saber mais? Acesse nosso app. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.
—
Referências:
Pagana, KD; Pagana TJ. Mosby’s Manual of Diagnostic and Laboratory Tests. 6 ed. – Elsiever – 2017
Chen B, Li J, He C, Li D, Tong W, Zou Y, Xu W. Role of HLA-B27 in the pathogenesis of ankylosing spondylitis (Review). Mol Med Rep. 2017 Apr;15(4):1943-1951. doi: 10.3892/mmr.2017.6248. Epub 2017 Feb 24. PMID: 28259985; PMCID: PMC5364987.
Parameswaran P, Lucke M. HLA-B27 Syndromes. 2023 Mar 12. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan–. PMID: 31855367.