Estudo aponta os benefícios do toque – tanto para bebês quanto para adultos

Muitos estudos já demonstraram a importância e os benefícios do toque, que gera um bem-estar mental e físico. Um grande estudo realizado por pesquisadores da Alemanha e da Holanda avaliou mais de 12 mil indivíduos para identificar fatores críticos que moderam a eficácia da intervenção de toque.

A importância do sentido do tato

O tato é o primeiro de todos os sentidos a se desenvolver em recém-nascidos, além de ser uma experiência mais direta do contato com nosso ambiente físico e social. Complementando nossa própria experiência tátil, também recebemos regularmente toque de outras pessoas ao nosso redor, por exemplo, através de abraços consentidos, beijos ou massagens.

A recente pandemia de coronavírus aumentou a conscientização sobre a necessidade de entender melhor os efeitos que o toque – e sua redução durante o distanciamento social – pode ter em nosso bem-estar mental e físico.

As intervenções de toque mais comuns, como massagem para adultos ou o método canguru para recém-nascidos, apresentam uma ampla gama de benefícios para a saúde mental e física, desde facilitar o crescimento e desenvolvimento até reduzir a ansiedade e o estresse.

benefícios do toque para bebês

Como investigar os benefícios do toque?

Através da metanálise de mais de 130 artigos (sendo que todos apresentaram comparações entre uma intervenção de toque versus sem toque como controle), os pesquisadores quiseram responder à seguinte pergunta: se (e em que medida) os resultados de saúde dependem da dinâmica da dupla de toque (por exemplo, humanos ou robôs/objetos, familiaridade e direcionalidade do toque).

Os pesquisadores avaliaram informações como demografia (estado clínico, idade ou sexo); meios de entrega (tipo de intervenção de toque ou parte do corpo tocada); procedimento (duração ou número de sessões).

Com relação aos adultos, as variáveis analisadas foram: respiração, frequência cardíaca, sono, pressão arterial, mobilidade, níveis de cortisol, ansiedade, depressão, fadiga e dor.

Já para os recém-nascidos, foram analisados: digestão, frequência cardíaca, temperatura, respiração, ganho de peso, níveis de cortisol e níveis de enzimas hepáticas.

benefícios do toque físico

Quais foram os principais resultados encontrados?

As intervenções de toque foram especialmente eficazes na regulação dos níveis de cortisol e no aumento de peso em recém-nascidos, bem como na redução da dor, sentimentos de depressão e ansiedade em adultos.

Além disso, os adultos com estado clínico se beneficiaram mais fortemente nos domínios de saúde mental em comparação com indivíduos saudáveis.

Ao comparar intervenções de toque envolvendo objetos ou robôs, observou-se benefícios físicos semelhantes, mas benefícios em saúde mental mais baixos com objetos. O toque com robôs ou objetos foi objeto de estudo principalmente durante a pandemia, devido à necessidade de isolamento social. Embora esse tipo de toque não seja tão efetivo quanto o toque humano, é importante saber que ele é capaz de gerar benefícios.

Estudo aponta os benefícios do toque – tanto para bebês quanto para adultos

Não foi encontrada diferença nos benefícios à saúde em adultos ao comparar o toque aplicado por uma pessoa familiar ou um profissional de saúde. No entanto, o toque parental foi mais benéfico em recém-nascidos.

O cuidado parental no início da vida é de extrema importância, sendo que alguns estudos mostraram que o contato pele a pele e a exposição ao cheiro da mãe são críticos para que o recém-nascido desenvolva a habilidade de se adaptar a um novo ambiente.

Com relação à parte do corpo tocada, foram observados maiores benefícios no toque na cabeça do que no braço ou no tronco. Por fim, os benefícios encontrados foram significativamente mais fortes em estudos realizados na América do Sul do que na América do Norte e na Europa.

Estudo aponta os benefícios do toque – tanto para bebês quanto para adultos

 

Conclusões

Os benefícios do toque podem ser observados tanto na saúde física quanto mental, além de também não serem observadas distinções com relação à idade: adultos e recém-nascidos são beneficiados dessa intervenção. Para os recém-nascidos, mais do que benéfico, o toque humano é crítico para seu desenvolvimento.

Estudo aponta os benefícios do toque – tanto para bebês quanto para adultos

Referências

NEWSMED. Grande revisão científica confirma os benefícios do toque físico – bebês prematuros especialmente se beneficiaram do contato pele a pele. 2024. https://www.news.med.br/?C=A&V=6163743D7072696E742666506F737449443D31343639313632.

PACKHEISER, J. et al. A systematic review and multivariate meta-analysis of the physical and mental health benefits of touch interventions. Nature Human Behaviour (2024).

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui