EpiPen®: como orientar os pacientes para uso da adrenalina autoinjetável

Reações anafiláticas são reações alérgicas sistêmicas, agudas e graves, que se não tratadas com urgência, podem ser fatais. Dessa forma, quanto mais cedo o tratamento melhor o prognóstico.

A Adrenalina (Epinefrina) é um ponto chave no tratamento da anafilaxia, sendo utilizada para reverter o quadro agudo. Uma opção muito interessante é a EpiPen®, uma apresentação de adrenalina auto injetável, que pode ser utilizada pelo paciente antes da chegada de auxílio médico.

Infelizmente, a forma autoaplicável ainda não está disponível no Brasil, mas é possível solicitá-la via importação. Veja mais sobre a adrenalina autoinjetável, e como orientar o uso para os pacientes.

Como funciona a Adrenalina Autoinjetável?

A Adrenalina ou Epinefrina é um potente estimulador dos receptores α e β-adrenérgicos, e sua ação resulta em relaxamento do músculo liso da árvore brônquica, estimulação cardíaca (aumento do consumo de oxigênio no miocárdio) e dilatação da vasculatura do músculo esquelético.

A droga é o principal fármaco utilizado no tratamento de urgência em casos de reação anafilática. Se administrada por via intramuscular (ou via oral), apresenta rápida absorção e rápido metabolismo.

A forma autoaplicável da epinefrina não é comercializada no Brasil. No entanto, é possível adquirir por importação (EpiPen®, EpiPen® Jr, Auvi-Q®, AnaPen®, AdrenaClick®).

Além disso, há um Projeto de Lei em andamento que propõe a inclusão da adrenalina autoinjetável na lista de medicamentos fornecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As apresentações disponíveis são em solução injetável, com 0,1 mg ou 0,15 mg (formulações infantis) ou 0,30 mg (formulação adulto). Em todas as embalagens, além do aplicador, as empresas disponibilizam um dispositivo de treinamento.

epipen reação anafilática

Como orientar o uso de EpiPen® para os pacientes?

O autoaplicador deve ser utilizado via intramuscular, em caso de emergência / reação anafilática. Para isso, orientar o paciente que retire o aplicador da embalagem, encoste na porção exterior da coxa em um ângulo de 90 graus e administre o produto.

Logo após a injeção, é ideal aguardar 5 segundos na posição, para garantir a completa administração da dose. Ainda, sugere-se que os pacientes mantenham as pernas ligeiramente levantadas, para melhora do fluxo. A aplicação pode ser realizada mesmo por cima da roupa.

Para adultos, utilizar 1 dose de 0,3 mg. Crianças pequenas devem usar 0,1 mg, crianças maiores 0,15 mg. Na ausência de melhora em 5-15 minutos, outra dose pode ser aplicada. Mas lembre-se: cada embalagem fornece apenas uma dose. Para dose extra, é necessário o uso de um segundo aplicador.

epipen adrenalina autoinjetável

É importante reforçar que haja administração correta da droga para que o tratamento seja eficiente. Lembre-se que o uso é exclusivo na região anterolateral da coxa, e o uso nas nádegas pode não ser eficaz.

Ainda, como citamos, as embalagens acompanham um dispositivo de treino, que pode (e deve) ser utilizado na ausência de crises para treinar a aplicação – tanto pelo paciente quanto por familiares e amigos próximos. Além disso, um dos produtos disponíveis (Auvi-Q®) tem um comando de voz que auxilia na administração.

E claro, assim que houver a autoaplicação, é necessário ligar para um serviço de emergência e informar que está tendo uma crise anafilática.

EpiPen®: como orientar os pacientes para uso da adrenalina autoinjetável

Saiba mais com WeMEDS®

Quer saber mais sobre este e outros fármacos, bem como o manejo completo de um paciente com crise anafilática?

Acesse o conteúdo completo no nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.


Referências:

EpiPen® (epinefrina). Meda Pharmaceuticals. 2024.

UpToDate®. Epinephrine (adrenaline) (systemic): Drug information. 2024.

EpiPen® 300 microgramas ou EpiPen® 150 microgramas. Solução injetável em seringa pré-cheia (auto-injetor de adrenalina). Brochura educacional para o doente. Versão 2 – 2018.

COMO ADQUIRIR ADRENALINA AUTO INJETÁVEL. Pneumologia e Alergia em Pediatria. Disponível em: http://www.alergopneumoped.com.br/arquivos/site/informacoes-pacientes/EpiPen-como%20adquirir.pdf

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui