Pacientes submetidos à sedação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) devem estar sob constante avaliação médica, e a utilização de escores de monitoramento são essenciais.
Várias ferramentas de medição estão disponíveis com o objetivo de quantificar o nível de sedação de um paciente, e uma delas é a Escala de Ramsay. De forma simples e prática, utiliza um critério clínico para a determinação de sua pontuação. Veja como usá-la e interpretar seus achados.
Escala de Ramsay avalia sedação de pacientes em UTI
A Escala de Ramsay (do inglês, Ramsay Sedation Score – RSS) ou Escala de Sedação Ramsay é um índice desenvolvido para identificar e classificar a intensidade de sedação em pacientes internados em UTIs.
A escala foi desenvolvida a partir de um estudo com 30 pacientes em UTI que receberam Alfaxalona-alfadolona (Althesin) diluída e administrada via infusão controlada, permitindo variação rápida no nível de sedação e avaliação repetida do sistema nervoso central. A sedação foi satisfatória em 86% das vezes, e nenhuma complicação grave foi atribuída ao uso da droga.
A Escala de Ramsay é composta por 1 critério clínico, e pode ser utilizada em pacientes hospitalizados, para definir seu nível de sedação.
Veja sua descrição, bem como a pontuação atribuída durante a avaliação do paciente, de forma que apenas a característica que melhor se enquadrar na situação do paciente seja contabilizada.
Após o enquadramento do paciente, é verificada a pontuação. Quanto maior o escore, maior o nível de sedação do paciente.
E por que usar?
A escolha da intensidade de sedação é de grande importância, pois tenta identificar o equilíbrio da dosagem, visando evitar as seguintes situações:
Primeiramente, pacientes intubados muito agitados correm risco de dessincronia do ventilador e autoextubação. Ainda, pacientes muito sedados tendem a permanecer intubados por mais tempo, o que leva a maior tempo na UTI e maior taxa de mortalidade.
Quais as limitações?
A Escala de Ramsay é uma escala pouco utilizado quando comparado com outras semelhantes, como por exemplo o escore RASS (Richmont Agitation-Sedation Scale).
Ambas apresentaram excelente correlação com sensibilidade e especificidade, e são equivalentes para estabelecer o nível de sedação. No entanto, a de Ramsay não determina o manejo do paciente, nem classifica seu nível de agitação.
Outra questão importante: a pontuação da sedação (para a qual estão disponíveis várias ferramentas, e não apenas a de Ramsay) não deve ser confundida com a avaliação da consciência, que é realizada por meio da Escala de Coma de Glasgow.
E vale lembrar: todos os estudos indicam que as escalas classificatórias são sensíveis e específicas apenas quando utilizadas por profissionais treinados. Há grande divergência de achados quando é necessário classificar o paciente de forma subjetiva, como é o caso da Escala de Ramsay.
Em alguns casos, o uso de medicações em pacientes ansiosos pode confundir o avaliador pouco experiente. O paciente pode ser classificado em Ramsay grau 4 porque inicialmente está dormindo, mas também em grau 1 porque fica muito agitado ao ser acordado.
Para saber mais sobre esse e outros escores clínicos, acesse o nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.
—
Referências:
Ramsay MA, Savege TM, Simpson BR, Goodwin R. Controlled sedation with alphaxalone-alphadolone. Br Med J. 1974 Jun 22;2(5920):656-9. doi: 10.1136/bmj.2.5920.656. PMID: 4835444; PMCID: PMC1613102.
Mendes CL, Vasconcelos LC, Tavares JS, Fontan SB, Ferreira DC, Diniz LA, Alves ES, Villar EJ, Albuquerque Cde F, Silva SL. Ramsay and Richmond’s scores are equivalent to assessment sedation level on critical patients. Rev Bras Ter Intensiva. 2008 Dec;20(4):344-8. English, Portuguese. PMID: 25307238.
Dawson R, von Fintel N, Nairn S. Sedation assessment using the Ramsay scale. Emerg Nurse. 2010 Jun;18(3):18-20. doi: 10.7748/en2010.06.18.3.18.c7825. PMID: 20608397.
van Dishoeck AM, van der Hooft T, Simoons ML, van der Ent M, Scholte op Reimer WJ. Reliable assessment of sedation level in routine clinical practice by adding an instruction to the Ramsay Scale. Eur J Cardiovasc Nurs. 2009 Jun;8(2):125-8. doi: 10.1016/j.ejcnurse.2008.10.004. Epub 2008 Dec 3. PMID: 19056319.