Escala de Coma FOUR: definição, quando e como utilizar
A Escala de Coma FOUR (do inglês, Full Outline of UnResponsiveness) ou Avaliação do Estado de Consciência é um índice desenvolvido para a identificação e estratificação da gravidade do coma. O principal objetivo é quantificar o nível de consciência após lesão cerebral.
É um escore mais preciso que a Escala de Glasgow, uma vez que é capaz de avaliar a capacidade verbal em paciente intubados e com ausência de reflexos do tronco cerebral. Logo, é útil em pacientes com Glasgow baixo, e permite uma avaliação simples do estado neurológico dos pacientes, inclusive daqueles com declínio neurológico iminente.
A Escala de Coma FOUR é composta por 4 critérios clínicos. A seguir serão descritos cada um desses critérios que devem ser utilizados durante a avaliação de um paciente. É importante sempre utilizar a melhor resposta apresentada pelo paciente em cada critério avaliado.
Critérios, Pontuação e Interpretação
Resposta dos olhos
- Pálpebras abertas, rastreando ou piscando quando há comando: 4 pontos
- Pálpebras abertas, mas sem rastreamento: 3 pontos
- Pálpebras fechadas, mas abertas para voz alta: 2 pontos
- Pálpebras fechadas, mas abertas à dor: 1 ponto
- As pálpebras permanecem fechadas com dor: 0 pontos
Resposta motora (membros superiores):
- Polegares para cima, punho ou sinal de paz: 4 pontos
- Localizando a dor: 3 pontos
- Resposta de flexão à dor: 2 pontos
- Resposta de extensão à dor: 1 ponto
- Sem resposta à dor ou estado de mioclonia generalizada: 0 pontos
Reflexos do tronco cerebral
- Reflexos pupilares e corneanos presentes: 4 pontos
- Uma pupila aberta e fixa: 3 pontos
- Reflexo pupilar OU corneano ausente: 2 pontos
- Reflexos pupilares e corneanos ausentes: 1 ponto
- Ausência de reflexos pupilares, corneanos e de tosse: 0 pontos
Padrão de respiração:
- Não intubado, padrão respiratório regular: 4 pontos
- Não intubado, padrão respiratório de Cheyne-Stokes: 3 pontos
- Não intubado, respiração irregular: 2 pontos
- Respira acima da frequência ventilatória: 1 ponto
- Respira na frequência do ventilador ou apneia: 0 pontos
Após a atribuição da pontuação individual para cada um dos critérios, é realizado o somatório total. A interpretação dependerá do valor total obtido no paciente avaliado.
Pontuação = 16 pontos. Estado de consciência normal.
Pontuação = 0. Suspeita de morte cerebral.
Quanto menor a pontuação, pior o estado mental do paciente.
É importante salientar que cada ponto de aumento na escala FOUR está associado à diminuição da mortalidade e morbidade do paciente.
E lembre-se: medicamentos sedativos podem diminuir artificialmente a sua pontuação.
Saiba mais sobre esta e outras escalas e critérios diagnósticos com WeMEDS®
A Escala de Coma FOUR foi desenvolvida em 2005, como uma alternativa à escala de Glasgow. A FOUR fornece maiores informações neurológicas e pode reconhecer uma síndrome de bloqueio, bem como diferentes estágios de herniação uncal.
Para validar essa atualização, foram avaliados 120 pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI). Esses resultados foram comparados com a Escala de Coma de Glasgow calculado por enfermeiros de neurociência, neurologia residentes e neurointensivistas. Neste estudo observou-se que o grau de concordância inter-observadores foi muito bom, com um valor de K=0,82.
Quer saber mais sobre este e outros critérios diagnósticos? Acesse o conteúdo completo no nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.
—
Referências:
Wijdicks EF, Bamlet WR, Maramattom BV, Manno EM, Mcclelland RL. Validation of a new coma scale: The FOUR score. Ann Neurol. 2005;58(4):585-93. doi: 10.1002/ana.20611. PMID: 16178024.
Iyer VN, Mandrekar JN, Danielson RD, Zubkov AY, Elmer JL, Wijdicks EF. Validity of the FOUR score coma scale in the medical intensive care unit. Mayo Clin Proc. 2009;84(8):694-701.
Bodien YG, et al. Diagnosing Level of Consciousness: The Limits of the Glasgow Coma Scale Total Score. J Neurotrauma. 2021 Dec;38(23):3295-3305. doi: 10.1089/neu.2021.0199. PMID: 34605668; PMCID: PMC8917895.