INTRODUÇÃO
O livro “O Imperador de Todos os Males – Uma Biografia do Câncer”, lançado em 2012 no Brasil, mostra a história do câncer, doença que é antropomorfizada na obra para que assim se possa traçar um relato biográfico da entidade.
O livro foi escrito por Siddartha Mukherjee, um médico oncologista indiano que se formou em medicina nos Estados Unidos. A obra possui 634 páginas e recebeu o prêmio de qualidade literária Pulitzer, em 2011.
O LIVRO
“O Imperador de Todos os Males – Uma Biografia do Câncer” é dividido em seis partes, vamos a um resumo de cada uma delas:
Parte I – “A bile negra, sem ser fervida”: Aqui, o autor relata a história de Sidney Farber, pediatra oncologista, que dedicou a sua vida a entender e combater a leucemia infantil. Siddartha conta a vida e obra de Farber enquanto também relata as descobertas sobre a leucemia que foram feitas antes do grande pediatra.
Parte II – “Uma guerra impaciente”: Nesse capítulo, o autor aborda a dificuldade dos médicos e instituições de pesquisa para conseguir o apoio financeiro necessário para realizar as pesquisas com fins de compreensão da doença e busca por um tratamento efetivo para o câncer. Mary Woodard Lasker, uma socialite americana poderosa, é a nova personagem introduzida nesta parte.
Parte III – “Você vai me expulsar se eu não melhorar?”: Neste momento, nos é mostra uma certa estagnação da pesquisa e do tratamento oncológico que ocorre após a morte de Farber, em 1973. O autor mostra a estagnação do desenvolvimento de novas drogas, a falta de estudos clínicos e o grande conflito em torno do tema no ambiente acadêmico.
Parte IV – “Prevenção é a cura”: Nesse ponto de “O Imperador de Todos os Males” vemos uma retomada e avanço na área da pesquisa oncológica, baseada principalmente no pilar da prevenção. A mudança do olhar curativo para o preventivo é essencial para Mukherjee que foca na identificação de novos agentes que causam o câncer bem como nas mudanças comportamentais que podem evitar essa moléstia.
Parte V – “Uma visão distorcida do nosso eu normal”: Aqui, é relatada as repercussões da doença na vida de suas vítimas. A angustiante guerra e os difíceis obstáculos enfrentados pelos pacientes são mostrados por meio de notas sobre a mudança na forma de se comportar dos seus pacientes perante ao câncer. Siddartha também discorre nessa parte sobre as questões genéticas e hereditárias que podem favorecer o aparecimento da doença.
Parte VI – “Os frutos de longos esforços”: Nessa parte são apresentados os resultados de vários anos da pesquisa oncológica. Além dos resultados, o autor também aborda as novas perspectivas e esperanças que estão no horizonte da ciência médica para a prevenção e para o tratamento do câncer.
ANÁLISE
MOTIVOS PARA LER
Para profissionais e estudantes da área da saúde o livro traz conhecimentos importantes sobre uma doença que afetas milhões de pessoas no mundo e que, por esse motivo, está sempre presente no nosso dia-a-dia. É fato que compreender a história da descoberta da doença bem como os passos arduamente trilhados por muitos em busca de sua prevenção e cura nos faz enxergar a doença sobre outras e diversas perspectivas, nos aperfeiçoando em sua abordagem na prática médica.
ONDE ENCONTRAR
O livro pode ser encontrado para venda no site da própria editora Companhia das Letras e em outras grandes livrarias virtuais do país.
FICHA TÉCNICA
Título original: The emperor of all maladies
Tradução: Berilo Vargas
Páginas: 648
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.973 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 03/02/2012
ISBN: 9788535920062
Selo: Companhia das Letras
Aproveita e confira também a excelente resenha sobre o livro POR UM FIO