O Protocolo SPIKES é uma ferramenta para auxiliar os profissionais de saúde na comunicação de más notícias aos pacientes. É realizado em 6 etapas, que devem ser utilizadas em uma entrevista com o paciente e seu familiares.
Veja como utilizá-lo.
SPIKES: comunicação de más notícias em 6 etapas
O Protocolo SPIKES consiste em 6 etapas (S-P-I-K-E-S) que devem ser utilizadas durante uma entrevista com o paciente. Os 4 principais objetivos do Protocolo SPIKES são:
(1) coletar informações do paciente e
(2) transmitir as informações médicas, de forma a
(3) fornecer suporte e
(4) obter a colaboração do paciente no desenvolvimento de uma estratégia ou plano de tratamento.
Veja as etapas do protocolo:
S (setting up) – Preparando-se para o encontro
Planejar ou ensaiar a conversa mentalmente.
Escolher um lugar privativo.
Envolver pessoas importantes para o paciente.
Sentar-se, parecer relaxado. Demonstrar ao paciente que não está com pressa.
Manter contato confortável para o paciente – visual, físico.
Oferecer acolhimento.
P (perception): Percebendo o paciente
Avaliar o estado emocional do paciente.
Avaliar a percepção do paciente sobre a doença.
Questionar o que já foi dito sobre a doença.
Questionar as expectativas do paciente.
Avaliar se o paciente ainda tem dúvidas.
I (invitation): Convite para o diálogo
Aguardar o questionamento do paciente sobre a doença para iniciar o assunto.
Na ausência de interesse do paciente, questionar sobre este interesse, para que o assunto se inicie de forma fluida, e não abrupta.
Ainda na ausência de interesse, oferecer-se para responder dúvidas. Considerar conversar com familiares ou amigos próximos.
K (knowledge): Conhecimento / transmissão de informações
Informar que tem más notícias a serem transmitidas. Isso reduz o choque inicial.
Utilizar linguagem acessível.
Transmitir as informações aos poucos. Não “inundar” o paciente com informações. Permitir o processamento da situação.
Responder questionamentos, caso apareçam.
E (emotions): Acolhendo emoções
Demonstrar compaixão e acolhimento pela situação.
Perceber a reação do paciente e oferecer apoio.
Aproximar-se do paciente. Oferecer contato que seja confortável (p.ex. um lenço em caso de choro).
Respeitar o espaço e tempo do paciente.
S (strategy): Estratégia
Questionar se há dúvidas não respondidas.
Oferecer responder questionamentos futuros.
Oferecer as opções de tratamento disponíveis.
Na ausência de possibilidades de cura, oferecer as medidas de conforto disponíveis.
Compartilhar a tomada de decisão.
Não dar falsas esperanças.
E por que usar?
O protocolo SPIKES é de fácil aplicação, e permite a transmissão clara de informações. Ainda, prepara o médico e o paciente, e oferece acolhimento aos pacientes.
Também permite que os profissionais tenham confiança na transmissão das informações desagradáveis. O uso das 6 etapas auxilia os profissionais em transmitir notícias desagradáveis e difíceis, especialmente em pacientes com doenças em estágio terminal, muito agressivas e sem possibilidade de cura ou recuperação.
E depois? O que fazer?
Transmitir más notícias é um contexto estressante tanto para o médico quanto para o paciente, especialmente em casos terminais e sem possibilidades de cura. É importante estarmos disponíveis para sanar dúvidas dos pacientes, que possam não ter surgido durante a consulta.
Ainda, não devemos nos esquecer que o esclarecimento das informações para familiares e pessoas próximas ao paciente é essencial, para que estas possam oferecer o apoio necessário ao doente.
Por fim, na ausência de tratamentos curativos disponíveis, as medidas de conforto devem ser oferecidas.
Lembre-se: Oferecer acolhimento aos pacientes permite uma melhor relação médico-paciente, e maior adesão ao tratamento.
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Referências:
Baile WF, Buckman R, Lenzi R, Glober G, Beale EA, Kudelka AP. SPIKES-A six-step protocol for delivering bad news: application to the patient with cancer. Oncologist. 2000;5(4):302-11. doi: 10.1634/theoncologist.5-4-302. PMID: 10964998.