Qiliqiangxin: medicação chinesa reduz hospitalizações e mortes por insuficiência cardíaca

Qiliqiangxin insuficiencia cardiaca

O estudo QUEST apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC 2023) revelou que uma droga da medicina tradicional chinesa pode reduzir hospitalizações e mortes por insuficiência cardíaca. Trata-se de Qiliqiangxin, um composto de ervas já aprovado na China para o tratamento da insuficiência cardíaca.

Qiliqiangxin foi aprovado na China em 2004 para tratar insuficiência cardíaca

A medicação tradicional chinesa Qiliqiangxin (QLQX) é um composto de 11 ervas aprovado na China em 2004 para tratamento de Insuficiência Cardíaca (IC).

Estudos anteriores já evidenciaram que o uso da droga pode melhorar sintomas em pacientes com IC e fração de injeção reduzida. Ainda, estudos pré-clínicos já indicaram que QLQX tem efeitos benéficos na atenuação da fibrose miocárdica e na remodelação cardíaca.

De fato, o composto tem se mostrado efetivo para a melhora da função cardíaca, reduzindo a expressão de proteínas inflamatórias – como NF-kB, IL-1 e TNF-alfa. O uso das cápsulas também pode reduzir os níveis de peptídeo natriurético do tipo NT-proB e melhorar os resultados avaliados pelo escore NYHA.

Qiliqiangxin cápsulas

Ensaio clínico QUEST

O ensaio clínico QUEST (Qiliqiangxin in heart failUre: assESsment of reduction in morTality) é um estudo de grande escala, que envolve mais de 100 hospitais na China e mais de 3000 pacientes com insuficiência cardíaca. O objetivo é avaliar os impactos do uso de QLQX na progressão e na resposta terapêutica destes pacientes.

Na avaliação de eficácia e segurança, foram estudados pacientes adultos com insuficiência cardíaca e fração de injeção reduzida (FE menor ou igual a 40) que estavam em tratamento otimizado para a condição clínica.

Os achados obtidos até agora foram apresentados no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia deste ano, e mostraram uma diminuição significativa no desfecho primário (hospitalizações por IC ou morte cardiovascular) no grupo que recebeu QLQX em cápsulas em comparação com o grupo placebo.

No acompanhamento médio de 18 meses, 25% dos tratados atingiram o desfecho primário, comparado a 30% no grupo placebo. Os resultados se mantiveram robustos quando os pacientes foram estratificados por idade, nível de NT-proBNP e uso ou não de inibidores de receptor de angiotensina/neprisilina. Como desfecho secundário, o grupo avaliou redução de NT-proBNP, que também foi maior no grupo tratado.

Além disso, a medicação foi geralmente bem tolerada, sem diferenças significativas em eventos adversos com o grupo placebo.

Qiliqiangxin insuficiencia cardiaca

O pesquisador principal comenta que as descobertas “demonstram benefícios clínicos significativos com qiliqiangxin em pacientes com insuficiência cardíaca e fração de ejeção reduzida, o que apoia o uso [de QLQX] como terapia adjuvante no tratamento da insuficiência cardíaca”.

De fato, esse estudo representa um avanço notável, sendo o primeiro ensaio randomizado, controlado e duplo-cego de uma medicação da medicina tradicional chinesa no tratamento da insuficiência cardíaca crônica.

No entanto, mesmo com resultados animadores ainda há a necessidade de investigar o potencial impacto dessa terapia em outras populações não-asiáticas. Além disso, por ser um composto com 11 ervas, é importante avaliar cada um de seus componentes, a fim de verificar se há sobreposição de efeitos, bem como otimizar a extração e purificação para uma produção em larga escala.

 

Referências:

Yao W, et al. Study protocol for a randomized controlled trial: Qiliqiangxin in heart failUre: assESsment of reduction in morTality (QUEST). BMC Complement Med Ther. 2020 Feb 5;20(1):38. doi: 10.1186/s12906-020-2821-0. PMID: 32024496; PMCID: PMC7076750.

Leung AYL, et al. Study protocol: Traditional Chinese Medicine (TCM) syndrome differentiation for heart failure patients and its implication for long-term therapeutic outcomes of the Qiliqiangxin capsules. Chin Med. 2021 Oct 16;16(1):103. doi: 10.1186/s13020-021-00515-1. PMID: 34656145; PMCID: PMC8520188.

Hao JM, et al. Qiliqiangxin capsule improves cardiac remodeling in rats with DOCA-salt-induced diastolic dysfunction. Eur Rev Med Pharmacol Sci. 2023 Aug;27(15):7264-7275. doi: 10.26355/eurrev_202308_33298. PMID: 37606135.

ESC European Society of Cardiology. First randomised trial of traditional Chinese medicine for heart failure shows benefit. Disponível em: https://www.escardio.org/The-ESC/Press-Office/Press-releases/First-randomised-trial-of-traditional-Chinese-medicine-for-heart-failure-shows-benefit

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui