Ciclo menstrual: como funciona e qual a importância para as provas de residência médica

como funciona o ciclo menstrual

Algumas questões sobre o ciclo menstrual podem ser cobradas nas provas de residência. Trouxemos aqui alguns exemplos de como isso pode ser questionado, e uma explicação da especialista Dra. Anna Müller de como funciona o ciclo menstrual.

Exemplos de questões cobradas em provas de residência em 2022

 

  1. Questão do Programa de Residência Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2022)

A progesterona é o hormônio sexual que predomina durante a fase lútea do ciclo menstrual. O órgão predominantemente responsável pela sua secreção e o momento no qual ocorre o pico de produção em uma mulher não grávida, respectivamente, são:

  1. hipófise / 14 dias após a ovulação
  2. ovário / 14 dias após a ovulação
  3. hipófise / 7 dias após a ovulação
  4. ovário / 7 dias após a ovulação

 

  1. Questão do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG, 2022)

O ciclo reprodutivo feminino é controlado pelo eixo hipotálamo-hipófise-ovário (HHO). Sobre esse eixo é CORRETO afirmar:

  1. A progesterona é o principal esteroide sexual responsável pelo feedback positivo no eixo gonadal, estimulando o pico do hormônio luteinizante (LH)
  2. Níveis circulantes altos e contínuos de estradiol, que ocorrem no final da fase folicular, são importantes para o controle do eixo HHO e inibem (feedback negativo) a secreção do hormônio luteinizante (LH)
  3. O aumento inicial do estradiol que ocorre no início da fase folicular, exerce feedback negativo no eixo hipotálamo-hipofisário, inibindo a secreção de hormônio folículo estimulante (FSH)
  4. O hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) é produzido, principalmente, por neurônios localizados no hipotálamo mediobasal e secretado no sistema portahipofisário de maneira continua, modulando a liberação de gonadotrofinas

 

  1. Questão do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Misericórdia de Marília (SCMMA, 2022)

O súbito aumento de X promove o pico de Y, o que proporciona a ovulação. Ao longo do ciclo, ocorre recrutamento de novos folículos pelo X, Y e Z são, respectivamente:

  1. Estradiol, FSH e LH.
  2. FSH, LH e estradiol.
  3. LH, estradiol e FSH.
  4. Estradiol, LH e FSH.

Veja se você acertaria essas questões no fim do artigo.

ciclo menstrual

Como funciona o ciclo menstrual

O ciclo menstrual é um processo fisiológico complexo que ocorre nas mulheres em idade fértil, envolvendo mudanças hormonais e preparação do sistema reprodutivo para uma possível gravidez. Esse ciclo infradiano, no entanto, não está apenas envolvido com a função reprodutiva e age na manutenção de diversos outros sistemas como o cardiovascular, ósseo e mental.

O ciclo menstrual compreende todo o período entre uma menstruação e outra e tem duração média de 28 dias, porém, ciclos entre 21 e 36 dias ainda são considerados saudáveis.

Podemos dividir o ciclo menstrual em duas fases, divididas pela ovulação:

ciclo menstrual

Fase folicular

Tudo começa no hipotálamo, que libera o GnRH (hormônio liberador de gonadotropina), que é transportado pelo sangue em direção à hipófise.

Em seguida, a hipófise – glândula endócrina localizada na base do cérebro – em resposta ao GnRH, libera o hormônio folículo-estimulante (FSH) na corrente sanguínea, que viaja até os ovários e lá, atua estimulando o crescimento e o desenvolvimento dos folículos ovarianos, que contém os óvulos imaturos.

Os folículos, por sua vez, ao serem estimulados pelo FSH, passam a secretar estrogênio. À medida que o folículo cresce, a produção de estrogênio aumenta gradualmente. O estrogênio estimula o endométrio a espessar e se preparar para a possível implantação de um óvulo fertilizado.

Vários folículos começam a se desenvolver paralelamente, mas, normalmente, apenas um se torna dominante e continua a se desenvolver. Os demais folículos param de crescer e regridem.

À medida que os níveis de estrogênio aumentam progressivamente, é enviado um sinal de feedback negativo para a hipófise, inibindo a liberação adicional de FSH, e um feedback positivo que leva à liberação do LH (hormônio luteinizante).

O aumento do LH é desencadeado por esse feedback positivo do estrogênio e desencadeia a ovulação – a liberação do óvulo maduro – o que ocorre geralmente cerca de 24 a 36 horas após o pico de LH. Isso ocorre pois o LH desencadeia uma série de eventos, incluindo a liberação de enzimas que ajudam a enfraquecer e romper o folículo, permitindo a liberação do óvulo.

ciclo menstrual

Fase Lútea

Após a ovulação, o folículo vazio se transforma em uma estrutura chamada corpo lúteo ou corpo amarelo. O corpo lúteo passa, então, a secretar progesterona, com pico em 7 dias, que atua na manutenção do endométrio espesso e na preparação para a possível implantação de um óvulo fertilizado.

Caso a fertilização não ocorra, o corpo lúteo regride gradualmente, fazendo com que os níveis de hormonais diminuam novamente e ocorra descamação do endométrio (nova menstruação e o início de um novo ciclo), geralmente cerca de 14 dias após a ovulação.

com funciona o ciclo menstrual

Gabarito das questões

Questão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2022): resposta correta letra D

Questão do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG) em 2022: resposta correta letra C

Questão do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Misericórdia de Marília (SCMMA): resposta correta letra C.

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui