WeMEDS® é eleito um dos melhores apps da área de saúde!

wemeds

Contra fatos não há argumentos: o WeMEDS® está entre os melhores aplicativos da área médica! Um artigo publicado no fim de 2021 elencou os melhores apps de saúde como facilitadores clínicos e estamos no top 3!

Quanto às interações medicamentosas, ficamos em primeiro lugar, superando os renomados Medscape® e Whitebook®.

Dentre os apps, o WeMEDS® se destaca!

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia realizou um estudo com o objetivo de avaliar a qualidade dos aplicativos de saúde oferecidos no Brasil. O artigo foi publicado na na Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management na edição de outubro/dezembro do ano passado.

Utilizando descritores de busca como “medicamentos” ou “farmácia” pela App Store/Google play store, selecionaram onze aplicativos:

Medscape®, YellowBook®, drugs.com®, WebMD®, MedPhone®, WeMEDS®, Epocrates®, Whitebook®, 360 medics®, DrugRX® e Pediatric Oncall®.

Nesse estudo em específico, a utilização dessas ferramentas é focada para o uso por farmacêuticos clínicos, visando a busca de informações mais atualizadas e objetivas.

Como critérios de inclusão principais, os aplicativos deveriam apresentar informações sobre os medicamentos denominadas DoReImdose recomendada, reações adversas e interações medicamentosas. Ainda, foram avaliados aplicativos preferencialmente em língua portuguesa, com atualização recente e versões gratuitas.

Foi atribuída uma pontuação para cada aplicativo, considerando 19 funções. Considerando um ponto para cada critério, a pontuação máxima é 19:

1- Acesso a informações do aplicativo disponível offline;

2- Informações sobre a bula do medicamento;

3- Possibilidade de conferência de interações medicamentosas;

4- Funcionalidade que permite selecionar medicamentos específicos, a fim de identificar possíveis interações medicamentosas entre eles;

5- Classificação do risco de interação medicamentosa – alta ou baixa;

6- Informação quanto ao risco do uso de medicamentos na gravidez;

7- Informação quanto aos efeitos adversos de medicamentos;

8- Dose recomendada e medicamento recomendado para tratamento de determinada doença ou condição;

9- Dados de toxicologia e farmacologia;

10- Imagens do medicamento;

11- Calculadora de doses;

12- Informações quanto ao ajuste de dose;

13- Tarja do medicamento e/ou tipo de receituário;

14- Informações quanto as contraindicações/precauções;

15- Tamanho ocupado na memória do smartphone menor que 100 megabytes;

16- Aplicativo disponível na língua portuguesa;

17- Isenção de cadastro para acesso do aplicativo;

18- Se é possível verificar disponibilidade de medicamento no sus;

19- Sistema operacional no qual o aplicativo pode ser utilizado.

Segundo os autores, nenhum dos aplicativos atingiu a pontuação máxima. Porém, três apps se destacaram e, dentre eles, o WeMEDS®.

 

Qualidade do aplicativo WeMEDS®

O aplicativo WeMEDS® alcançou 15 pontos, sendo destacado entre os melhores avaliados pelo estudo. De acordo com os autores, nosso aplicativo foi destaque ao fornecer informações detalhadas quanto as interações medicamentosas – superando os aplicativos mais renomados.

Ainda, no artigo são citados outras funções relevantes do app WeMEDS®, como os “Procedimentos SUS” e os “Protocolos Emergenciais”.

É importante destacar que o estudo foi realizado no final do ano passado, e ainda não incluía a atualização mais recente do WeMEDS® (v.3.0). Nessa versão mais atual, os exames laboratoriais, semiologia, e o guia de toxicologia foi adicionado. Sem dúvidas, nossa pontuação seria ainda maior com essa atualização!

Falamos com mais detalhes sobre a atualização em um post anterior. Se você ainda não conferiu, pode clicar aqui.

 

Continuamos em crescendo evolução, com o objetivo de trazer o melhor e mais atualizado conteúdo da área médica. Além do aplicativo, mantemos nosso Portal com notícias relevantes e atuais no contexto clínico, que também pode ser acessado diretamente pelo app WeMEDS®.

—–

Referências:

Sandro Nascimento Oliveira Filho, Izabel Almeida Alves, Max Denisson Maurício Viana. APLICATIVOS MÓVEIS DE SAÚDE COMO FACILITADORES À CLÍNICA FARMACÊUTICA. MOBILE HEALTH APPLICATIONS AS FACILITATORS TO CLINICAL PHARMACY. Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management, v. 17, n. 4, out/dez 2021. r evista.uepb.edu.br/index.php/biofarm.

Google search engine

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui