Nesta semana, o Ministério da Saúde da Rússia informou o desenvolvimento de uma vacina contra o câncer, em colaboração com diversos centros de pesquisa. O imunizante utiliza tecnologia de RNA mensageiro de forma específica para cada paciente, e deve ter distribuição gratuita aos candidatos a partir de janeiro de 2025.
Como funciona uma Vacina contra o Câncer?
Quando o foco é imunologia dos tumores, duas abordagens são possíveis: imunoterapia passiva ou ativa. O uso de anticorpos monoclonais (como o Herceptin®, por exemplo) é um modelo de imunoterapia passiva, enquanto as vacinas contra o câncer são de outra categoria.
O objetivo dos imunizantes contra tumores, assim como em qualquer outra vacina, é induzir uma resposta imunológica sustentada do paciente contra um antígeno específico. Dessa forma, é possível induzir regressão tumoral, erradicar doença residual mínima e estabelecer memória antitumoral duradoura, com o benefício da redução de reações adversas e inespecíficas.
Leia mais em: Vacinas contra o câncer, o quão longe estamos?
Vacina contra o câncer na Rússia: foco no RNA mensageiro ou na combinação de vírus não patogênicos
Há duas principais frentes de desenvolvimento de imunizantes contra o câncer pelo Centro Nacional de Pesquisa Médica em Radiologia do Ministério da Saúde da Rússia: a EnteroMix e os imunizantes de mRNA específicos.
A EnteroMix é uma vacina oncolítica – ou seja, que combina quatro vírus não patogênicos capazes de destruir células neoplásicas e ativar a imunidade antitumoral do paciente. Estudos pré-clínicos demonstraram eficácia e segurança dessa vacina contra câncer, com efeitos que variam desde a desaceleração do crescimento tumoral até sua completa destruição.
Segundo os pesquisadores, o recrutamento dos pacientes para os estudos clínicos posteriores com a EnteroMix deve iniciar ainda no fim de 2024, ou no máximo no início do próximo ano.
Além da EnteroMix, o centro de pesquisa desenvolve outros imunizantes de mRNA, que são vacinas são adaptadas às características individuais de cada paciente, visando uma abordagem mais eficaz no combate ao câncer.
Vantagens das vacinas de RNA mensageiro no câncer
Uma vacina de RNA mensageiro (mRNA) bem conhecida é a da COVID-19. A vacina Pfizer/BioNTech fornece o mRNA que codifica a proteína Spike, a proteína que o coronavírus usa para infectar as células – mas não produz o próprio vírus.
Mas e no contexto do câncer?
As vacinas de mRNA utilizam uma abordagem inovadora para estimular o sistema imunológico a reconhecer e combater doenças, incluindo o câncer.
Devemos lembrar que o mRNA é uma molécula de ácido ribonucleico que contém a informação genética necessária para a síntese de proteínas específicas. No contexto oncológico, o mRNA pode codificar proteínas tumorais específicas (antígenos tumorais) ou neoantígenos derivados de mutações exclusivas das células neoplásicas.
Dessa forma, assim como em vacinas virais, na vacina contra o câncer as proteínas geradas a partir do mRNA funcionam como antígenos, desencadeando uma resposta imunológica robusta.
Leia também: Vacina contra câncer de pâncreas é promissora para melhora da sobrevida livre de recorrência.
O uso de vacinas contra o câncer é um progresso significativo na oncologia
A imunoterapia ativa é muito promissora no contexto do câncer, em especial naqueles metastáticos, pois tende a ser mais tolerável, menos tóxica e oferecer resposta mais sustentada.
Porém, devemos frisar que essas vacinas contra câncer ainda estão em fase de pesquisa e desenvolvimento, e não estão disponíveis para uso clínico generalizado. O progresso dessas pesquisas representa um avanço significativo na oncologia, oferecendo esperança para tratamentos mais eficazes no futuro.
—
Referências:
TASS – Russian News Agency. Russian cancer vaccine to be free of charge — top oncologist. https://tass.com/science/1887455
National Medical Research Radiological Centre of the Ministry of Health of the Russian Federation. Vaccinotherapy. https://new.nmicr.ru/en/pacientam/metody-diagnostiki-i-lechenija/vaccinotherapy/
Liu X, Huang P, Yang R, Deng H. mRNA Cancer Vaccines: Construction and Boosting Strategies. ACS Nano. 2023 Oct 24;17(20):19550-19580. doi: 10.1021/acsnano.3c05635. Epub 2023 Oct 11. PMID: 37819640.
Miao L, Zhang Y, Huang L. mRNA vaccine for cancer immunotherapy. Mol Cancer. 2021 Feb 25;20(1):41. doi: 10.1186/s12943-021-01335-5. PMID: 33632261; PMCID: PMC7905014.
Rússia anuncia vacina contra o câncer com tecnologia de mRNA para 2025. Publicado em 17/12/2024.