A triptorrelina é uma opção eficaz e amplamente usada para o controle hormonal em várias condições médicas. Mas você sabe todas as indicações de uso? E quanto às formulações acetato, pamoato ou embonato, você sabe a diferença?
Como funciona a triptorrelina?
A triptorrelina é um medicamento da classe dos análogos do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), cuja função é inibir a produção de hormônios sexuais no corpo (testosterona / estrogênio).
Seu uso é indicado para várias condições clínicas, desde neoplasias até em técnicas de reprodução assistida. Em geral, é administrada via injeção intramuscular ou subcutânea, mas as posologias variam conforme a condição a ser tratada.
Embonato de Triptorrelina
Princípios ativos na forma de embonato são ésteres de cadeia longa e comumente utilizados em medicamentos de ação prolongada. A formulação triptorrelina embonato possui uma ampla variedade de indicações:
No câncer de próstata hormônio-dependente, a droga reduz os níveis de testosterona, que pode estimular o crescimento tumoral. Também é indicada como adjuvante no tratamento de câncer de mama, em combinação com tamoxifeno ou inibidores de aromatase, e no pré-operatório tratamento de leiomiomas uterinos sintomáticos.
Na endometriose, é utilizada para amenizar os sintomas em mulheres com a condição genital e extragenital (estados I-IV). Ainda, é indicada para retardar a puberdade precoce em crianças, controlando o desenvolvimento prematuro dos caracteres sexuais secundários. Por fim, pode ser utilizada em tratamentos de fertilização in vitro para controlar a produção hormonal durante a indução da ovulação.
A formulação embonato também pode ser encontrada em diferentes concentrações, de uso intramuscular: 3,75 mg (Neo Decapeptyl®), que devem ser utilizado a cada 28 dias, 11,25 mg (Neo Decapeptyl®LP), a cada 3 meses, ou 22,5 mg (Neo Decapeptyl®LP), a cada 24 semanas.
Pamoato de Triptorrelina
A formulação triptorrelina pamoato, assim como a embonato, é de ésteres de cadeia longa, e pode ser encontrada em 3 concentrações diferentes: 3,75 mg, 11,25 mg ou 22,5 mg. Além disso, possui diferentes apresentações comerciais, cada uma com suas indicações específicas.
Trelstar® é encontrado em todas as três concentrações, sendo indicado no tratamento de pacientes com câncer de próstata hormônio dependente avançado. Já o Triptodur® apresenta solução injetável apenas de 22,5 mg, utilizada em pacientes com puberdade precoce central.
Acetato de Triptorrelina
Seu uso é indicado apenas para inibição do aumento repentino de LH em técnicas de reprodução assistida – fertilização in vitro (FIV) ou Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI).
A formulação triptorrelina acetato pode ser encontrada como solução injetável de 0,1 mg/mL (Gonapepyl® Daily). A posologia para essa formulação é de 1 seringa (0,1 mg) via subcutânea, na parte inferior do abdômen, 5-7 dias antes da menstruação. Orienta-se manter até obtenção de pelo menos 3 folículos com pelo menos 17 mm.
Cuidados especiais
Independentemente da escolha da formulação, a triptorrelina deve ser administrada considerando alguns cuidados. Inicialmente, é essencial excluir o risco de gestação antes do tratamento e, na identificação durante o tratamento, interromper o uso. Há risco de malformações congênitas.
Além disso, o uso pode causar redução da densidade mineral óssea e aumento do risco de fraturas, aumento do risco de distúrbios cardiovasculares e alterações metabólicas e alterações de humor e sintomas depressivos.
Também há relatos de convulsão, especialmente em mulheres e crianças, apoplexia hipofisária e aumento dos sintomas de síndrome pré-menstrual em pacientes com endometriose.
Saiba mais com WeMEDS®
Quer saber mais sobre estas e outras bulas de medicamentos, incluindo interações medicamentosas e orientações detalhadas? Acesse o conteúdo completo no nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.
–
Referências:
UpToDate®. Triptorelin: Drug information. 2024.
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Relatório para sociedade. Embonato de triptorrelina 22,5 mg para o tratamento da puberdade precoce central. 2022
NEO DECAPEPTYL® (embonato de triptorrelina) – Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. 2024.
NEO DECAPEPTYL® LP (embonato de triptorrelina) – Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. 2024.
Gonapeptyl® Daily (acetato de triptorrelina) – Laboratórios Ferring Ltda. 2024.
TRIPTODUR® (triptorelin pamoate) – FULL PRESCRIBING INFORMATION. 2024.
TRELSTAR® (triptorelin pamoate for injectable suspension) – FULL PRESCRIBING