O que é a Teoria das duas células e duas gonodotrofinas?

teoria das duas células

Para o entendimento da Teoria das duas células e duas gonodotrofinas devemos recordar que as unidades funcionais dos ovários são os folículos – agregações esféricas de células, que em último caso originarão os óvulos. Em cada ciclo ovariano um folículo é selecionado e se torna o folículo dominante, produzindo:

  • Na sua camada externa (teca) testosterona e outros androgênios sob estímulo do LH (a partir do colesterol)
  • Na sua camada interna (granulosa), sob ação do FSH ocorre a aromatização (transformação da testosterona em estradiol), por ação da enzima aromatase

A teoria das “duas células, duas gonadotrofinas” é justamente isso: há uma subdivisão de atividade na síntese de hormônios esteroidais nos compartimentos dos folículos em desenvolvimento.

Ocorre uma interação entre os dois tipos celulares (daí “duas células”) pela produção de androgênio na teca que será convertido em estrogênio na granulosa – cada região é estimulada por uma gonadotrofina distinta (LH ou FSH) – daí “duas gonadrotrofinas”

Com isso, essa subdivisão e compartimentalização da atividade de síntese de hormônios esteroides no folículo em desenvolvimento é conhecida como a Teoria das duas células duas gonodotrofinas ou apenas teoria da dupla célula.

 


Observações

  • Esse artigo é totalmente baseado no aplicativo wemeds disponível nas plataformas web, android e ios (iphone). Para se aprofundar no assunto, baixe o app e veja a revisão completa
  • Confira outros temas do portal dentro de ginecologia

Referências Bibliográficas

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui